19º Congresso InfraFM
 

Quais são os benefícios da IA integrada a segurança?

Antes utilizada apenas por grupos específicos, hoje a IA é parte essencial da revolução dos sistemas de segurança.

Inteligência artificial: uma revolução em sistemas de segurança

Foto:Canva.com/ woraput

Em setembro do ano passado, uma pesquisa encomendada pela IBM revelou que 41% das empresas brasileiras já utilizavam IA em seus negócios, apontando um aumento no interesse pela tecnologia em um cenário de transformação digital pós-pandemia.

O setor de segurança é um que vem abraçando a revolução que a tecnologia traz. Em João Pessoa, por exemplo, 110 prédios públicos estão utilizando câmeras com um sistema de inteligência artificial, incluindo escolas.

Com a tecnologia sendo difundida, não é de se admirar que grandes empresas já estejam a implementando em diversos setores para automatizar certos processos. Cada vez mais, porém, empresas de pequeno e médio porte estão ganhando acesso não só às ferramentas de inteligência artificial, mas a profissionais qualificados e treinamento.

Um exemplo recente disso vem das empresas de segurança digital Avantia e ICTS Security que, em conjunto, lançaram a plataforma SafeCompany, solução voltada para segurança geral da empresa, assim como automatização de processos, com um público de empresas de médio porte.

Quais são os benefícios da IA integrada a segurança?

Foto: Divulgação

Carlos Guimar, CPO da SafeCompany, exemplifica em um exemplo prático em que a tecnologia é usada: "A inteligência artificial que era colocada para verificar o acesso indevido a uma área, hoje a gente consegue transformar para reconhecer e avisar quando tem pessoas demais em um determinado local, ou uma área da produção que está abandonada".

Na SafeCompany, porém, a IA se encaixa como suporte na grande rede da plataforma, que integra todo o sistema de segurança em um lugar só, automatizando e unificando assim diversos processos que geralmente ocorrem isoladamente. Nesse processo, a visão computacional integrada nas câmeras detecta anomalias nas filmagens e a IA trata o alerta, gera um relatório e o entrega aos responsáveis que, a partir daí, tomam decisões envolvendo outras funcionalidades e sistemas da plataforma. "O que você vai fazer com o dado que você tem da inteligência artificial? É onde a gente da SafeCompany junta a inteligência artificial com uma gama de recursos aqui para que você possa tomar decisões rápidas ali", comenta Guimar sobre o papel da tecnologia dentro do sistema.

A plataforma é voltada para empresas de médio porte, trazendo um conjunto de recursos que era, até então, restrito às grandes corporações. De acordo com o CPO, ainda existe um estigma em relação à acessibilidade da tecnologia em geral: "Tudo que é muito novo e que a gente acaba trazendo de fora acaba sendo muito caro. Hoje a gente tem empresas que desenvolvem isso aqui dentro do país. Então eu não posso te dizer hoje que está se tornando uma coisa comum, mas o que a gente quer dentro da SafeCompany é justamente mostrar que é possível ser comum e acessível a todos".


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
O fim do home office está próximo?

Com o aumento da frequência nos escritórios, saiba quais são as soluções para tornar os ambientes de trabalho mais atraentes.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP