Banner Expo 3 razões
 

Quando o assunto é bem-estar, onde entra o FM?

Pesquisa revela a relação entre faltas de alunos e a climatização de ambientes escolares.

Quando o assunto é bem-estar, onde entra o FM?

Foto: Canva.com/ Maroke

Desde a escolha da climatização até o sentimento de segurança, tudo passa pelo Facility Manager. A tarefa de escolher as empresas responsáveis pela limpeza e manutenção das diversas áreas de uma infraestrutura não é fácil. Não é fácil em hospitais e tão pouco em escolas, pois cada segmento envolve um universo de conhecimentos técnicos.   

A escolha da climatização errada pode influenciar na saúde e até mesmo no desenvolvimento dos alunos em ambientes educacionais e, por consequência, elevar o número de faltas. Mais vulneráveis às condições ambientais internas, as crianças têm taxas de respiração mais altas do que os adultos, sendo o espaço escolar um fator de risco para o desenvolvimento de doenças respiratórias.   

Segundo estudo publicado na Environment International, as taxas de ventilação das salas de aula, assim como, os níveis internos de PM2,5, material particulado fino, são algumas das principais causas de ausências relacionadas a doenças. 

Através da coleta de dados demográficos no nível da sala de aula, foi possível constatar que a média geral da taxa de ventilação, usando ar externo, foi de 5,5 L/s por pessoa (as concentrações médias correspondentes de dióxido de carbono foram < 2.000 ppm), e a média interna de PM2,5 foi de 3,6 μg/m 3.  

Desta forma, através da análise de faltas e dos parâmetros ambientais internos, foi possível compreender que cada aumento de 1 L/s por pessoa na taxa de ventilação foi associado a uma diminuição de 5,59 dias de ausências por ano. Isto é, um aumento de 0,15% na taxa de frequência diária anual. Além disso, cada 1 μg/m 3 adicional de PM2,5  interno foi associado a um aumento de 7,37 dias de faltas por ano, ou seja, uma redução de 0,19% na taxa anual de frequência diária. 

O Facility Manager, como responsável pela infraestrutura e manutenção predial, deve atentar-se à manutenção de um dos principais aliados no tratamento do ar interno, o sistema de ar-condicionado. Afinal, como o FM pode reduzir o número de faltas por doenças?  

Para falar sobre ventilação e climatização eficientes e sustentáveis no InfraFM Educacional, que acontece nos dias 28 e 29 de junho, o evento trará Leonardo Cozac. Engenheiro civil, consultor certificado em qualidade do ar interno e especialista em indoor, ele abordará os aspectos necessários para garantir um ambiente educacional saudável, confortável e propício ao aprendizado e desempenho dos alunos e professores

VISITAR O SITE DO EVENTO

Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Aterro zero - Projeto UP Luxo

Projeto UP Luxo: Brasil recebe a categoria Platinum do Global FM Awards of Excellence 2023, com projeto da equipe de Hotelaria e Facilities do Hospital Einstein.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Grade do Congresso

Mais lidas da semana

Operações

Nove ações do Hcor para manter ISO 14001 e reduzir impactos ambientais

Coordenadora de Meio Ambiente do hospital, Andréia Azevedo, fala sobre ações tomadas para manutenção da norma e resultados obtidos na operação.

Workplace

Precisamos rever o conceito de "escritório"?

Mesa Redonda da MIllerKnoll discutiu o impacto do ambiente de trabalho no psicológico dos colaboradores.

Mercado

Auri Faria Lima: desde compra dos terrenos até construção de quase 14 mil m² de área locável

Renato Auriemo compartilha jornada de 10 anos entre planejamento e finalização da obra, assim como a conquista das certificações LEED Gold e HBC do empreendimento inteligente.

Mercado

Novo diretor de operações da Cushman&Wakefield fala sobre atuação generalista

Rodrigo Costev compartilha perspectivas sobre o mercado de FM e lembra início da carreira.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Ajinomoto: inovação e sustentabilidade na gestão de FM

Leonardo Kazuo Sato, da Ajinomoto, revela algumas estratégias e compromissos de sua área que promovem inovação e sustentabilidade.

Revista InfraFM

Perspectivas de mercado para 2024

Resultados de 2023 e síntese das perspectivas do empresariado e economia, com ênfase na conscientização crescente sobre tecnologia e agenda ESG.

Revista InfraFM

Uma noite de celebração e reconhecimento

O impacto transformador do 9º Prêmio Indicados InfraFM 2023, que reconhece, molda os padrões e inspira a excelência em toda a comunidade de FM.

Revista InfraFM

Transformação Sustentável na DuPont

Daniela Galante nos mostra como as certificações LEED Gold e Well Platinum, na nova sede da companhia, refletem os valores da DuPont e impactam positivamente nos negócios.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP