Infraweek Inicio Textos
 

Grupo Marista oferece descontos vitalícios em energia para colaboradores

Movimentos de conscientização que envolvem energia elétrica renovável, descontos para os colaboradores e minimização do desperdício de alimentos têm se mostrado constantes na empresa.

Foto: Divulgação


​A nova iniciativa de sustentabilidade do Grupo Marista permitiu aos colaboradores descontos de 10% a 20% na fatura de energia de suas residências, sendo uma possibilidade encontrada pelo departamento de Facilities da instituição na Matrix Energia. A alternativa existia com a parceira anterior, porém com contas acima de mil reais, o que dificultava a participação dos funcionários.

Desde o final de junho deste ano, com contas a partir de R$200 reais, o colaborador já pode obter essa facilidade de forma vitalícia, independente da ligação com o Grupo Marista. Em vigor desde junho deste ano, ela atende aproximadamente duzentas pessoas. "Estamos sempre em busca de alternativas para melhorar a eficiência energética do grupo e, com isso, aumentar o nosso porcentual de energia renovável", afirma Carlos Vitor Silva, especialista em engenharia, que celebra o impacto positivo da ação entre os colegas.

Segundo Fábio Pace Adamo, Senior Infrastructure and Facilities Manager, a instituição tem a eficiência energética como prioridade há pelo menos uma década. "Há 10 anos já tínhamos substituído todas as nossas lâmpadas por LED e, com ações de médio e de longo prazo, que a gente já tem trabalhado, hoje estamos com 90% de energia renovável". Nos últimos oito meses, a empresa aumentou em 5% o consumo de energia sustentável, sendo 81% proveniente do Mercado Livre de Energia e 8% de Biomassa.   

Esses são apenas alguns dos exemplos de movimentos de sustentabilidade na Marista. Só na unidade do Paraná da PUC, diversas ações estão em andamento, desde grandes áreas verdes que reutilizam alimentos descartados para compostagem, reduzindo assim a questão do desperdício, até um projeto de implementação de uma usina solar dentro do campus.

De acordo com Fábio, ter esse tipo de pensamento hoje em dia é necessário não só por uma questão ambiental, mas também comercial: "Atualmente os clientes, os nossos clientes... às vezes, no momento de fechar um contrato, eles até questionam se a gente tem ações ligadas à sustentabilidade", comenta. Sobre como a empresa chegou nesse ponto, ele lembra: "há cerca de três anos atrás um dos nossos valores. passou a ser  a sustentabilidade, que até então não era. Então com isso a gente gera muitas iniciativas ligadas à questão sustentabilidade e muitas ações de conscientização também com colaboradores, e isso ligado a todas as esferas".

Essa mentalidade funciona em um sistema de benefício mútuo pois, além de ajudar a propagar conscientização ambiental para colaboradores e pessoas de todas as idades, a economia financeira também chega a ser expressiva: "Nosso formato de lixeiras, agora, não precisa mais de saco plástico e com isso a gente economiza  tanto a questão financeira. Então, a gente economizou  R$100 mil por ano, só em saco plástico de lixeira", celebra o FM.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Grade do Congresso

Mais lidas da semana

Operações

Como Hospital das Clínicas planeja ampliar a capacidade de atendimento?

Gestora de Facilities fala sobre o novo Centro de Controle Operacional e a estratégia para a otimização das operações da instituição.

Mercado

Resultado da pesquisa da Euronomoney indicou, pelo quarto ano seguido, a empresa como a melhor do setor no continente. O que a torna tão especial?

Mercado

McDonald´s transformou a visão sobre clientes internos do FM da Diageo

Há mais de uma década na área de FM, Hernani Rocha compartilha desafios da transição de carreira, experiência no McDonald's e uma solução para evitar retrabalhos na solicitação de serviços.

Workplace

Retorno ao presencial com escolha do horário do expediente?

Confira o nível de satisfação com o modelo híbrido ao redor do mundo, segundo pesquisa realizada pela Sodexo On-site.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Gestão de contratos terceirizados

Gestão empresarial com ferramentas adequadas que podem diagnosticar e otimizar operações terceirizadas.

Revista InfraFM

Revolucionando a gestão de capital humano na Era Digital

A Nexti está revolucionando com soluções de Human Capital Management (HCM) na era digital.

Revista InfraFM

9º Prêmio Indicados InfraFM 2023

Mais de 120 Facilities Managers participam da pesquisa.

Revista InfraFM

Nubank: uma década de inovação e crescimento na América Latina

Do cartão de crédito à revolução de espaços de trabalho: Uma análise da jornada de uma das maiores fintechs do mundo e sua estratégia para manter o "mundo roxo" em constante evolução.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP