Participe do InfraFM Hospitais
 

"Facilities não é só o cara do cafezinho, representamos milhões em uma empresa", exalta Ricardo Teixeira

Executivo do banco BNP Paribas fala sobre abordagem estratégica, liderança e novo livro.

Ricardo Teixeira

​​​O lugar do Facility Manager não deve ser atrás do palco. O futuro deste profissional, segundo Ricardo Teixeira, é estar na parte estratégica das operações, considerando o ESG. Como CPO, diretor de Supplier Risk, Facilities e Real Estate, no banco BNP Paribas, ele destaca que o critério de sustentabilidade ganhou peso na matriz de decisão de uma RFP (Request for Proposal), ou em português, Pedido de Proposta, o que pode contribuir para o maior reconhecimento do FM dentro das organizações. 

"A sustentabilidade está em foco. Então, tudo o que envolve ESG dentro das organizações, no meu ponto de vista, é responsabilidade total do time de Facilites. A sustentabilidade organizacional, por exemplo, conta quando a empresa vai participar de alguma concorrência, para virar o cliente de alguém", afirma Teixeira. Para o executivo, o ESG tornou-se prioridade quanto a redução de custos e, para a área de Facilities ganhar força estratégica, é preciso falar sobre redução de custos e melhorias de desempenho.

O primeiro contato de Ricardo com o universo de Facilities foi aos 16 anos na Credicard, quando atuou na parte de compras, no departamento de procurement. A primeira experiência como gestor de Facilities, contudo, foi aos 25 anos, na Cetelem, empresa do grupo BNP Paribas. Neste início, ao buscar por mais informações sobre a área com um olhar estratégico, não encontrou bibliografia nacional a respeito, o que gerou um incomodo, que, com o passar dos anos, transformou-se no desejo de publicar um livro sobre os desafios e oportunidades em uma abordagem estratégia de Facility Management.

"Facilities não é só o cara do cafezinho, representamos milhões em uma empresa, então a intenção é explicar, cada vez mais, o que é a função estratégica de um FM. O mercado só tende a crescer quando as pessoas ajudam a divulgar boas práticas de Facilities", exalta Teixeira ao esclarecer o objetivo de ajudar profissionais que, assim como ele no início da carreira, buscam por mais informações sobre a área no contexto brasileiro. Ao final de julho deste ano, ele divulgou o lançamento da obra, disponível no Mercado Livre, na Amazon, na Americanas, no Submarino e no Shoptime. "Não é sobre começar uma carreira como autor, esta não é a minha primeira função. Com o livro, eu quero mais ser um incentivador do FM no Brasil", completa. 

No passado, gestão pelo medo já não funcionava

Atualmente, Ricardo é responsável por 18 colaboradores, sem considerar a equipe terceirizada de Facilities, e lidar com pessoas, servir como liderança, sempre foi um desejo do executivo. Na primeira experiência como gestor, de uma equipe de quatro pessoas, ele aprendeu que o respeito não é conquistado através do medo, mas, sim, pela semelhança. A gestão que gera medo e insegurança, segundo Teixeira, já não funcionava no passado, sendo hoje algo incogitável: "a pessoa trabalha com você porque ela te respeita, ela te vê como um espelho. Se você não passar esse exemplo como líder, ela vai embora".

"Hoje, eu sou gestor de gestor. Quando você está no primeiro nível de coordenação, existe uma atuação direta com o funcionário, um contato direto com o seu analista ou com o seu assistente, sendo a característica estratégica um pouco diferente. Um grupo de gestores e de gerentes questiona bastante, pois são profissionais especializados que, em alguns assuntos, podem saber mais do que você - o que eu acho saudável", comenta. No livro "Facility Management", o autor reforça a importância dos gestores desenvolverem a habilidade de inspirar.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
O fim do home office está próximo?

Com o aumento da frequência nos escritórios, saiba quais são as soluções para tornar os ambientes de trabalho mais atraentes.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Tendências de ESG em Hospitais

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP