19º Congresso InfraFM
 

Otimização em estruturas antigas: retrofits e a prática do processo

Para garantir a viabilidade técnica e econômica das obras, os FM's estão na linha de frente.

Foto: Canva.com/ AntoYdur


Apenas na cidade de São Paulo, quase metade dos prédios foram construídos antes de 1974, segundo dados do IPTU. Estas edificações, com quase meio século de vida, foram construídas, muitas vezes, com materiais que já não estão mais presentes no mercado e técnicas não praticadas atualmente. Diante deste cenário, que não é uma particularidade paulistana, quais devem ser os cuidados nas definições de projeto de reformas e de retrofits em estruturas antigas?

Segundo Denise Moraes, arquiteta, técnica em construção civil e diretora de criação na AKMX, edificações antigas podem estar em condições delicadas de estabilidade, que devem ser cuidadosamente averiguadas através de testes e de exames, a fim de determinar um diagnóstico seguro em laudo técnico e para garantir total segurança nas tomadas de decisões. "A não consideração dessas atividades prévias podem comprometer parcial ou totalmente o projeto. Temos hoje vários tipos de recursos para avaliação prévia, desde os mais invasivos (como a extração de corpos de prova) como as novas tecnologias de ultrassom, laser, raio x, entre outros", explica.

Neste sentido, durante o processo de planejamento, assim como no acompanhamento do processo de obras, os gestores de Facilities e o escritório de projetos são peças-chave. "Eles devem reunir um conjunto de informações técnicas altamente confiáveis, que garantam a evolução do projeto sem riscos de que se tornem inviáveis no decorrer do processo. Garantir que a viabilidade técnica e econômica esteja assegurada dentro das expectativas definidas pela organização é o mais importante no início desse processo. Após definida a viabilidade, é papel desses gestores acompanhar o desenvolvimento dos projetos técnicos e do planejamento das ações e atividades, para que o processo se mantenha dentro da curva programada", observa a arquiteta.

Denise Moraes, AKMX

Retrofit e eficiência energética

Devido a importância da economia verde, cada vez mais evidente na sociedade e na economia mundial, Moraes analisa o impulsionamento de energias renováveis e tecnologias limpas dentro das organizações "As empresas estão cada vez mais comprometidas em implementar estratégias sustentáveis em todo o processo de suas atividades e, neste contexto, as rotinas de manutenção, conservação, operação e implantação dos ambientes operacionais, comerciais ou administrativos também são sujeitos a essas demandas".

A eficiência energética, como enfatiza a arquiteta, além de contribuir na economia de energia e nos custos operacionais de um edifício, tem impacto na conservação do meio ambiente. Desta forma, Denise cita algumas implementações para a otimização de recursos: 

- Substituição de sistemas e equipamentos antigos por versões mais eficientes; 
- Uso de sistemas de iluminação e climatização mais sustentáveis;
- Instalação de sistemas de automação que racionalize os recursos - reuso de água (pluvial, residuais do sistema de climatização e de águas servidas).


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP