Participe do InfraFM Hospitais
 

O fim do home office está próximo?

Com o aumento da frequência nos escritórios, saiba quais são as soluções para tornar os ambientes de trabalho mais atraentes.

O fim do home office está próximo?

Foto: Canva.com/ filadendron


Após a pandemia e o processo de flexibilização do isolamento social, o modelo híbrido ganhou um perfil mais estável nas empresas brasileiras. De acordo com a 24ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), divulgada no último mês, 59% das companhias ouvidas estão operando em sistema híbrido, sendo que 76% dos trabalhadores entrevistados consideram este o modelo ideal. Neste sentido, a organização das empresas no híbrido revela que algumas tendências apontadas ainda durante a pandemia - como o fato de que os escritórios se tornariam, cada vez mais, lugares dedicados ao trabalho criativo e colaborativo - se consolidaram.

"Nos meses do final da pandemia e do início da retomada do trabalho presencial, o foco das organizações era manter os colaboradores separados, evitar aglomerações, implantar medidas sanitárias", relembra Mário Verdi, CEO da Deskbee, plataforma de gestão do workplace especializada no trabalho híbrido. "Os dados atuais da nossa plataforma, já em um momento de tração total nos escritórios, revelam um movimento bem diferente no mercado corporativo brasileiro. Hoje, as empresas querem ver seus funcionários de volta ao presencial, interagindo mais e produzindo juntos".

O aumento do número de reservas de salas de reunião, em relação ao crescimento do número de reservas de estações individuais de trabalho, é outro dado identificado através da plataforma Deskebee. Embora ambos os números tenham aumentado, mostrando que os profissionais estão visitando os escritórios com mais frequência, o crescimento de reservas de salas de reunião no primeiro semestre de 2023 foi de 70%, enquanto o aumento no número de reservas de estações de trabalho foi de 49%.

Como tornar os espaços de trabalho mais atrativos?

Nos últimos três anos de popularização do trabalho híbrido, o esforço das companhias em tornar os escritórios lugares mais atrativos, em que os colaboradores de fato queiram estar, tornou-se uma tendência. "Há um alto interesse da nossa base de clientes por novas funcionalidades focadas na experiência dos colaboradores, como reserva de salas combinadas para a realização de eventos maiores, módulos de chamados e entregas, feature de liberação de andares por ocupação, módulo de gestão de visitantes, e assim por diante", afirma Verdi.

Segundo o executivo, a empresa também é procurada por clientes que buscam uma forma de atrair os times de volta ao escritório, com tecnologias e práticas que possam ajudar nesse desafio. "No último semestre, por exemplo, temos desenvolvido, em parceria com a Cielo, um programa de pontos que recompensa quem frequenta pessoalmente o escritório, numa estratégia de gamificação que vem sendo adotada por diversas organizações. Tudo isso corrobora com a visão de que as empresas querem estar preparadas para receber seus colaboradores, e querem que eles se sintam incentivados e motivados a estar no espaço físico das companhias algumas vezes por semana ou por mês", diz.

Além disso, Mário conta sobre uma nova tendência que a Deskbee identificou entre as práticas de clientes: a "sala de trabalho". "Diferente do conceito da sala de reunião, as salas de trabalho são planejadas para oferecer acomodação para times ou squads específicos, que desejam ficar trabalhando juntos em um espaço privativo, durante todo um dia de expediente", ele explica. "Esse modelo favorece a colaboração e as trocas eventuais e espontâneas de ideias e insights, mesmo que cada colaborador esteja trabalhando em um projeto ou uma tarefa individual naquele momento".


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Tendências de ESG em Hospitais

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP