Infraweek Inicio Textos
 

O fim do home office está próximo?

Com o aumento da frequência nos escritórios, saiba quais são as soluções para tornar os ambientes de trabalho mais atraentes.

O fim do home office está próximo?

Foto: Canva.com/ filadendron


Após a pandemia e o processo de flexibilização do isolamento social, o modelo híbrido ganhou um perfil mais estável nas empresas brasileiras. De acordo com a 24ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), divulgada no último mês, 59% das companhias ouvidas estão operando em sistema híbrido, sendo que 76% dos trabalhadores entrevistados consideram este o modelo ideal. Neste sentido, a organização das empresas no híbrido revela que algumas tendências apontadas ainda durante a pandemia - como o fato de que os escritórios se tornariam, cada vez mais, lugares dedicados ao trabalho criativo e colaborativo - se consolidaram.

"Nos meses do final da pandemia e do início da retomada do trabalho presencial, o foco das organizações era manter os colaboradores separados, evitar aglomerações, implantar medidas sanitárias", relembra Mário Verdi, CEO da Deskbee, plataforma de gestão do workplace especializada no trabalho híbrido. "Os dados atuais da nossa plataforma, já em um momento de tração total nos escritórios, revelam um movimento bem diferente no mercado corporativo brasileiro. Hoje, as empresas querem ver seus funcionários de volta ao presencial, interagindo mais e produzindo juntos".

O aumento do número de reservas de salas de reunião, em relação ao crescimento do número de reservas de estações individuais de trabalho, é outro dado identificado através da plataforma Deskebee. Embora ambos os números tenham aumentado, mostrando que os profissionais estão visitando os escritórios com mais frequência, o crescimento de reservas de salas de reunião no primeiro semestre de 2023 foi de 70%, enquanto o aumento no número de reservas de estações de trabalho foi de 49%.

Como tornar os espaços de trabalho mais atrativos?

Nos últimos três anos de popularização do trabalho híbrido, o esforço das companhias em tornar os escritórios lugares mais atrativos, em que os colaboradores de fato queiram estar, tornou-se uma tendência. "Há um alto interesse da nossa base de clientes por novas funcionalidades focadas na experiência dos colaboradores, como reserva de salas combinadas para a realização de eventos maiores, módulos de chamados e entregas, feature de liberação de andares por ocupação, módulo de gestão de visitantes, e assim por diante", afirma Verdi.

Segundo o executivo, a empresa também é procurada por clientes que buscam uma forma de atrair os times de volta ao escritório, com tecnologias e práticas que possam ajudar nesse desafio. "No último semestre, por exemplo, temos desenvolvido, em parceria com a Cielo, um programa de pontos que recompensa quem frequenta pessoalmente o escritório, numa estratégia de gamificação que vem sendo adotada por diversas organizações. Tudo isso corrobora com a visão de que as empresas querem estar preparadas para receber seus colaboradores, e querem que eles se sintam incentivados e motivados a estar no espaço físico das companhias algumas vezes por semana ou por mês", diz.

Além disso, Mário conta sobre uma nova tendência que a Deskbee identificou entre as práticas de clientes: a "sala de trabalho". "Diferente do conceito da sala de reunião, as salas de trabalho são planejadas para oferecer acomodação para times ou squads específicos, que desejam ficar trabalhando juntos em um espaço privativo, durante todo um dia de expediente", ele explica. "Esse modelo favorece a colaboração e as trocas eventuais e espontâneas de ideias e insights, mesmo que cada colaborador esteja trabalhando em um projeto ou uma tarefa individual naquele momento".


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Grade do Congresso

Mais lidas da semana

Operações

Como Hospital das Clínicas planeja ampliar a capacidade de atendimento?

Gestora de Facilities fala sobre o novo Centro de Controle Operacional e a estratégia para a otimização das operações da instituição.

Mercado

Resultado da pesquisa da Euronomoney indicou, pelo quarto ano seguido, a empresa como a melhor do setor no continente. O que a torna tão especial?

Mercado

McDonald´s transformou a visão sobre clientes internos do FM da Diageo

Há mais de uma década na área de FM, Hernani Rocha compartilha desafios da transição de carreira, experiência no McDonald's e uma solução para evitar retrabalhos na solicitação de serviços.

Workplace

Retorno ao presencial com escolha do horário do expediente?

Confira o nível de satisfação com o modelo híbrido ao redor do mundo, segundo pesquisa realizada pela Sodexo On-site.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Gestão de contratos terceirizados

Gestão empresarial com ferramentas adequadas que podem diagnosticar e otimizar operações terceirizadas.

Revista InfraFM

Revolucionando a gestão de capital humano na Era Digital

A Nexti está revolucionando com soluções de Human Capital Management (HCM) na era digital.

Revista InfraFM

9º Prêmio Indicados InfraFM 2023

Mais de 120 Facilities Managers participam da pesquisa.

Revista InfraFM

Nubank: uma década de inovação e crescimento na América Latina

Do cartão de crédito à revolução de espaços de trabalho: Uma análise da jornada de uma das maiores fintechs do mundo e sua estratégia para manter o "mundo roxo" em constante evolução.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP