Participe do InfraFM Hospitais
 

Como manter alto nível de funcionamento após duas décadas de operação?

Property Manager do CEMHS comemora aniversário do empreendimento e traz insights sobre cultura organizacional, certificações e sustentabilidade.

"Medir nossas conquistas é o que nos mostra que sempre podemos fazer um pouco mais", afirma Alexandre Roxo

Foto: Divulgação

​Como pioneiro na certificação ISO 41001, sendo o primeiro empreendimento da América Latina a recebê-la, o maior desafio do Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen (CEMHS) é "manter a bola no alto". A tarefa de garantir o funcionamento das operações e de gerir os 78,4 mil m² do complexo empresarial envolve muito planejamento, organização e, principalmente, trabalho em equipe. O Property Manager do CEMHS e CEO da RV Gestão,  Alexandre Roxo, esteve presente desde o segundo ano do empreendimento, que completou duas décadas no último mês, e foi onde ele aprendeu sobre a importância da cultura empresarial.


"Costumo dizer que as pessoas sempre estão no centro de tudo de bom e ruim que pode acontecer na estrutura de uma empresa, num condomínio e até na nossa vida pessoal"
- Alexandre Roxo

Além das estratégias operacionais, o desafio em manter o alto nível de funcionamento é superado através do trabalho realizado em equipe e é esse trabalho que, segundo Alexandre, deve ser valorizado em primeiro plano. 

​​O primeiro exemplo citado por Alexandre, o projeto Novos Talentos, foi criado em 2014 com o objetivo de incentivar a aquisição de conhecimento e fomentar a formação dos colaboradores. "Percebemos o interesse e uma real necessidade de aprimoramento dessa mão de obra, até para que essas pessoas pudessem acompanhar as inovações tecnológicas propostas pela gestão. O investimento em um colaborador que deseja estudar ajuda na retenção de talentos e melhora a qualidade do serviço prestado", analisa o Property Manager. Desde a criação, o programa já beneficiou 59 colaboradores com bolsas de estudo.

"O nosso coordenador de segurança patrimonial foi vigilante da obra do condomínio, há mais de 20 anos. Chegou aqui antes da RV Gestão. É fundamental reter talentos, mas é sempre uma via de mão dupla, pois trabalhar em retenção de talentos significa trabalhar também sobre a vontade que o outro tem de estar conosco. Hoje, esse profissional é pós-graduado em segurança privada [através do Novos Talentos] e para nós é importantíssimo incentivar o desenvolvimento profissional de quem realmente deseja crescer", completa Roxo.

"O projeto Novos Talentos e o projeto +Saúde são exemplos de que prestigiar a 'prata da casa' fortalece os laços, engaja a equipe e aumenta a produtividade, por consequência"
- Alexandre Roxo


"Medir nossas conquistas é o que nos mostra que sempre podemos fazer um pouco mais", afirma Alexandre Roxo


Em plena forma após 20 anos de funcionamento

Além da ISO 41001, o CEMHS possui a certificação ISO 9001, norma que atesta a qualidade em gestão, a ISO 45001, sobre a saúde e a segurança no trabalho, e a ISO 14001, que comprova os cuidados com o meio ambiente. Neste sentido, uma das iniciativas relacionadas à sustentabilidade do empreendimento foi a migração para o Mercado Livre de Energia.  De acordo com Alexandre, apenas nos últimos dois anos foi registrado uma economia média mensal de 31,4% na conta de energia elétrica em comparação com o mercado cativo.

"Temos um condomínio que foi trabalhado ao longo dos anos com manutenções preventivas rígidas, adequações no que diz respeito a fontes energéticas, reuso de água e aproveitamento de resíduos. Muitas inciativas trabalhosas, algumas feitas nos bastidores, mas que fizeram toda a diferença para que o condomínio chegasse aos 20 anos em plena forma: funcional, moderno, relevante para o mercado e conectado com as inovações tecnológicas do nosso tempo", diz.

"Medir nossas conquistas é o que nos mostra que sempre podemos fazer um pouco mais", afirma Alexandre Roxo

Foto: Divulgação

Para o Property Manager, "olhar os números e avaliar os gráficos", ou seja, analisar os resultados, é essencial. "Medir nossas conquistas é o que nos mostra que sempre podemos fazer um pouco mais. Estamos sempre de olho no que está por vir e suas adaptações à realidade do CEMHS. Hoje contamos com uma usina fotovoltaica nos terraços dos blocos, fazemos compostagem a partir dos restos de podas dos jardins e com isso conseguimos um adubo incrível que inspirou a criação da nossa horta urbana. Estamos no caminho certo", avalia.


Que tal participar dos fóruns presenciais InfraFM ainda em 2023?


>> Fórum InfraFM Workplace - 4 e 5 de outubro - São Paulo - Capital
Convidamos você a se juntar a nós em um evento exclusivo, projetado sob medida para os profissionais de Facility Management que procuram por updates sobre o universo de workplace e espaços de trabalho. Durante dois dias intensivos, você terá a oportunidade de explorar o futuro do ambiente de trabalho em detalhes, com palestras ministradas por especialistas e visitas técnicas inspiradoras. Este é o evento onde você irá se conectar com os líderes do setor, adquirir conhecimentos valiosos e aprimorar suas habilidades para enfrentar os desafios crescentes do gerenciamento de espaços corporativos. Não perca esta oportunidade única de elevar sua carreira e fazer parte de uma comunidade de profissionais apaixonados pela excelência em FM. 

VISITE O SITE DO EVENTO



>> Congresso InfraFM Rio de Janeiro - 28 e 29 de novembro
Workplace, facilites services, sustentabilidade empresarial, modernização e gestão de espaços coporativos - Operações e Workplace para FM's de todo o Brasil na Cidade Maravilhosa em um só congresso.A 17ª edição Congresso InfraFM Rio de Janeiro promete ser memorável com público grandioso, palestrantes especialistas e visitas técnicas que irão trazer a você experiências práticas e de vida real dentro de prédios que operam em níveis de excelecência mundial: Edifício Lubrax, Eco Sapucaí, sede da TIM e Ventura Corporate Towers. Esteja conosco em novembro e faça networking com profissionais especialistas, conheça instalações inloco e atualize-se com as mais diversas soluções de produtos e serviços que os patrocinadores do evento trarão para expor. 

VISITE O SITE DO EVENTO


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Tendências de ESG em Hospitais

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP