Palestra Arquitetura
 

Como automações otimizaram a rotina de Facilities da EloPar

Janaina Medeiros, analista de Viagens e Mobilidade em Facilities Management, compartilha resultados obtidos através da implantação de novas tecnologias na empresa.

Por Natalia Gonçalves

Como automações otimizaram a rotina de Facilities da EloPar

Da esquerda para a direita a equipe de Facilities Management da Elopar: Davi Oliveira, analista Administrativo, Giovanna dos Santos, assistente Administrativo, Janaina Medeiros, analista Facilities, Fernanda Carvalho, gerente Administrativo e Facilities, Mônica Carvalho, analista Administrativo, Rebeca Sousa, analista Facilities, e Mateus Santos, analista Administrativo. Foto: Arquivo pessoal

No início da implantação de novas tecnologias na Elopar, holding do Banco do Brasil e do Bradesco, Janaina Medeiros foi resistente. Como analista de Viagens e Mobilidade em Facilities Management (FM) da empresa, ela confessa que já chegou a enxergar as novas tecnologias como ameaças. “Contudo, no decorrer da implantação das automações, eu fui me interessando cada vez mais por esse mundo e entendi que, na verdade, a tecnologia veio para agregar”, comenta.

Atualmente, a equipe de FM da Elopar conta com automações em três atividades: gestão de viagens e mobilidade, manutenção predial e gestão de cartões corporativos. Em Viagens e Mobilidade, Janaina explica que houve a implantação de automação robótica de processos (RPA) para realizar cadastro, exclusão e atualização de dados dos colaboradores nas plataformas. De acordo com a analista, a otimização de tempo nas tarefas rotineiras foi o principal benefício.

“Hoje consigo ser muito mais estratégica e focar em demandas que agregam valor a minha atividade e a empresa. Na área de viagens, tivemos um saving no primeiro trimestre de 2024, comparado com o mesmo período de 2023, de quase 83%, apenas negociando acordos comerciais”, destaca Janaina.

Leia também: Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?


​Além disso, em Viagens e Mobilidade ocorreu a melhoria da experiência do usuário. Antes da implantação da RPA, o SLA (Service Level Agreement ou, em tradução para o português, acordo de nível de serviço) era de sete dias úteis para atualizações cadastrais nas plataformas. Com a automação, essa demanda é atendida em um dia útil.

Na área de manutenção predial, neste sentido, também houve melhorias através da implementação da automação nos sistemas de ar-condicionado. Além de maior eficiência operacional, a automação resultou na diminuição do consumo de gases dos aparelhos, economia de custos e melhor utilização de recursos.

Em gestão de cartões corporativos, o time de Facilities observou uma maior segurança e conformidade nos processos. “A interação com a ferramenta de prestação de contas, para atualização cadastral dos dados do colaborador, é feita 100% pela automação”, explica Janaina.

Durante o planejamento de implantação das automações, segundo a analista de Facilities, foi realizado o levantamento das principais atividades da área, considerando dois requisitos: otimização de tempo e complexidade das atividades. Desta forma, o principal objetivo da equipe era escolher automações que facilitassem a rotina dos analistas, para mais foco em atividades estratégicas e menos operacionais.

Como automações otimizaram a rotina de Facilities da EloPar

Foto: Arquivo pessoal 


​Assim, para representar as automações na área de Facilities Management, a equipe acolheu uma nova integrante. Em fevereiro deste ano, Fernanda Carvalho, gerente Administrativo e Facilities da empresa, ganhou uma réplica da faxineira robô da série animada Os Jetsons, que foi apelidada pela equipe como Fafá. Na série dos anos 1960, a robô representava o futuro, por isso o time de FM tinha certeza que ela era a figura certa para representar as automações da área.  

​Quer saber mais sobre os desafios e as oportunidades da implantação de novas tecnologias? Durante o Congresso InfraFM, Fernanda Carvalho compartilhará mais detalhes sobre a gestão de viagens corporativas da Elopar. Para conferir a programação do evento, clique aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cidade Center Norte

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP