Gestão de Portfólio Imobiliário
 

Como automações otimizaram a rotina de Facilities da EloPar

Janaina Medeiros, analista de Viagens e Mobilidade em Facilities Management, compartilha resultados obtidos através da implantação de novas tecnologias na empresa.

Por Natalia Gonçalves

Como automações otimizaram a rotina de Facilities da EloPar

Da esquerda para a direita a equipe de Facilities Management da Elopar: Davi Oliveira, analista Administrativo, Giovanna dos Santos, assistente Administrativo, Janaina Medeiros, analista Facilities, Fernanda Carvalho, gerente Administrativo e Facilities, Mônica Carvalho, analista Administrativo, Rebeca Sousa, analista Facilities, e Mateus Santos, analista Administrativo. Foto: Arquivo pessoal

No início da implantação de novas tecnologias na Elopar, holding do Banco do Brasil e do Bradesco, Janaina Medeiros foi resistente. Como analista de Viagens e Mobilidade em Facilities Management (FM) da empresa, ela confessa que já chegou a enxergar as novas tecnologias como ameaças. “Contudo, no decorrer da implantação das automações, eu fui me interessando cada vez mais por esse mundo e entendi que, na verdade, a tecnologia veio para agregar”, comenta.

Atualmente, a equipe de FM da Elopar conta com automações em três atividades: gestão de viagens e mobilidade, manutenção predial e gestão de cartões corporativos. Em Viagens e Mobilidade, Janaina explica que houve a implantação de automação robótica de processos (RPA) para realizar cadastro, exclusão e atualização de dados dos colaboradores nas plataformas. De acordo com a analista, a otimização de tempo nas tarefas rotineiras foi o principal benefício.

“Hoje consigo ser muito mais estratégica e focar em demandas que agregam valor a minha atividade e a empresa. Na área de viagens, tivemos um saving no primeiro trimestre de 2024, comparado com o mesmo período de 2023, de quase 83%, apenas negociando acordos comerciais”, destaca Janaina.

Leia também: Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?


​Além disso, em Viagens e Mobilidade ocorreu a melhoria da experiência do usuário. Antes da implantação da RPA, o SLA (Service Level Agreement ou, em tradução para o português, acordo de nível de serviço) era de sete dias úteis para atualizações cadastrais nas plataformas. Com a automação, essa demanda é atendida em um dia útil.

Na área de manutenção predial, neste sentido, também houve melhorias através da implementação da automação nos sistemas de ar-condicionado. Além de maior eficiência operacional, a automação resultou na diminuição do consumo de gases dos aparelhos, economia de custos e melhor utilização de recursos.

Em gestão de cartões corporativos, o time de Facilities observou uma maior segurança e conformidade nos processos. “A interação com a ferramenta de prestação de contas, para atualização cadastral dos dados do colaborador, é feita 100% pela automação”, explica Janaina.

Durante o planejamento de implantação das automações, segundo a analista de Facilities, foi realizado o levantamento das principais atividades da área, considerando dois requisitos: otimização de tempo e complexidade das atividades. Desta forma, o principal objetivo da equipe era escolher automações que facilitassem a rotina dos analistas, para mais foco em atividades estratégicas e menos operacionais.

Como automações otimizaram a rotina de Facilities da EloPar

Foto: Arquivo pessoal 


​Assim, para representar as automações na área de Facilities Management, a equipe acolheu uma nova integrante. Em fevereiro deste ano, Fernanda Carvalho, gerente Administrativo e Facilities da empresa, ganhou uma réplica da faxineira robô da série animada Os Jetsons, que foi apelidada pela equipe como Fafá. Na série dos anos 1960, a robô representava o futuro, por isso o time de FM tinha certeza que ela era a figura certa para representar as automações da área.  

​Quer saber mais sobre os desafios e as oportunidades da implantação de novas tecnologias? Durante o Congresso InfraFM, Fernanda Carvalho compartilhará mais detalhes sobre a gestão de viagens corporativas da Elopar. Para conferir a programação do evento, clique aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Rafael Denardin

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP