Black Friday - Congresso 2025
 

Questões de mobilidade na vindoura Linha 6 – Laranja

Os equipamentos escolhidos para lidar com o desafio de um fluxo diário de 630 mil pessoas.

Por Mateus Murozaki

Mobilidade na vindoura Linha 6 - Laranja

Foto: Divulgação Linha Uni

Responsável por 60% dos equipamentos de escadas rolantes e elevadores no transporte público de São Paulo, a TK Elevator agora adiciona ainda mais a essa porcentagem, sendo a empresa escolhida para cuidar do transporte vertical das 15 estações da vindoura linha 6-Laranja do metrô.

O projeto conta com o maior número de equipamentos para o metrô da empresa até agora. Contando todos os trabalhos já realizados, são mais de 1.000 equipamentos instalados: 800 escadas rolantes e 220 elevadores.

“Para o projeto da Linha 6-Laranja, vamos atuar em conjunto com a nossa fábrica de escadas rolantes da Espanha para entregarmos equipamentos com tecnologia mundial e presente nas principais obras de infraestrutura do mundo, como o Metrô de Quito, no Equador. Nosso compromisso é proporcionar conforto e segurança aos usuários, mantendo os padrões de qualidade da marca. Para tanto, contamos com equipes preparadas para proporcionar o melhor atendimento, com o objetivo de atingir a excelência no que se refere ao transporte vertical de alto fluxo”, afirma Renato Medrado, Gerente de Projetos Especiais da TK Elevator para a América Latina.

Edificações de transporte público são particularmente dependentes de boa infraestrutura e mobilidade devido ao seu elevado número de usuários diários. Estima-se um fluxo de 630 mil passageiros diários na Linha 6. De acordo com a TK, os elevadores sendo implementados vão comportar 20 usuários por viagem, enquanto as escadas rolantes vão transportar 8.200 pessoas por hora.

Tais elementos são absolutamente necessários para o cumprimento das diversas normas e artigos previstos na lei para a inclusão de pessoas com deficiência ou necessidades especiais em tais espaços. De acordo com dados do Observatório dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o estado de São Paulo conta com aproximadamente 18,9 milhões de pessoas com deficiência, que ainda não recebem o cuidado que merecem por diversos fatores. Nesse sentido, pequenos passos como tecnologias que lhes permitem facilitar os trajetos da bilheteria até a plataforma já representam avanços.

A Linha Laranja está com sua entrega prevista para abril de 2027, de acordo com o governador Tarcísio Freitas. Como já mencionado, terá 15 estações e 15,3 km de extensão, ligando a região da Brasilândia com o centro da cidade. O governador também afirma que o projeto conta com a intenção de ampliar para adicionar mais 6 estações e fazer o trajeto atingir São Carlos.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP