Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Por Natalia Gonçalves

Japan House: de visita da princesa do Japão à LEED

No início da Avenida Paulista, uma das principais avenidas e cartão postal de São Paulo, é possível se teletransportar para outro universo. Na Japan House, não se ouve a poluição sonora da rua, assim como, a temperatura e a iluminação foram pensadas para trazer mais relaxamento aos visitantes. Para Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição, nenhum dia é igual ao outro na execução dos serviços para garantir a melhor experiência possível.

“O que existe é planejamento de curto, médio e longo prazo, treinamento das equipes, organização e claro, preparo para administrar imprevistos. E para lidar com isso, é preciso improvisar, ter jogo de cintura”, observa Mattedi. Há sete anos na operação da Japan House, o profissional começou a carreira na área de eventos. Quando assumiu a coordenação de operações em 2017, enfrentou os desafios de liderar diferentes equipes pela primeira vez.

“De certa forma, foi natural [liderar], mas não quer dizer que tenha sido fácil. No início, senti que faltava certo amadurecimento em relação a formação do meu estilo de liderança, que hoje tenho mais clareza. Eu tinha 27 anos e, de certa forma, liderava pessoas com muito mais idade do que eu. Hoje me sinto mais seguro e confiante na minha posição”, comenta.

Em 2020, a Japan House conquistou a certificação LEED Platinum, um dos projetos mais complexos da carreira de Bruno: “o processo foi bem longo. Foram 12 meses de monitoramento da operação da casa, avaliando o consumo de água, energia, gestão de resíduos, inúmeros documentos e processos que foram criados do zero”. Apesar de um processo trabalhoso, segundo ele, foi uma experiencia enriquecedora, pois permitiu o desenvolvimento de análise crítica da operação e do espaço.

“Na época do monitoramento da primeira certificação, nós conseguimos identificar um vazamento no sistema de irrigação com bastante antecedência, o que nos permitiu economizar e solucionar o problema rapidamente. Ter contribuído para a conquista do LEED Platinum para a Japan House, sendo a única instituição cultural com esse certificado, é motivo de muito orgulho”, destaca. No ano passado, a Japan House conquistou a recertificação.

Desde a inauguração em 2017, a Japan House já recebeu mais de três milhões e meio de visitantes. “A mais icônica, até o momento, foi a visita da princesa Mako do Japão [atualmente, ex-membro da família imperial japonesa], em 2018. Foi muito legal poder participar do planejamento e organização da visita da princesa”, compartilha Mattedi. Além da unidade em São Paulo, a Japan House também é presente em Londres e Los Angeles, sendo um projeto do governo japonês para difundir elementos da cultura japonesa para a comunidade internacional. 

Gostaria de conhecer a operação da Japan House de perto? Garanta a sua participação no Congresso InfraFM e tenha a chance de realizar uma visita técnica à instituição. Para saber mais sobre a programação do evento, clique aqui


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

UrbanFM

"São Paulo é uma máquina de geração de tempo perdido", afirma professora da USP

Entenda quais são os desafios para implementação de novos caminhos na capital paulista.

Mercado

Brasil ultrapassa os 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em casas

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste

Carreira

David Douek fala sobre pioneirismo na construção sustentável brasileira

Empresário percebeu mudança no setor imobiliário ao final dos anos 2000. Confira entrevista exclusiva sobre construção de carreira, especializações em Green Buildings e práticas sustentáveis.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP