Palestra 99
 

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Por Natalia Gonçalves

Japan House: de visita da princesa do Japão à LEED

No início da Avenida Paulista, uma das principais avenidas e cartão postal de São Paulo, é possível se teletransportar para outro universo. Na Japan House, não se ouve a poluição sonora da rua, assim como, a temperatura e a iluminação foram pensadas para trazer mais relaxamento aos visitantes. Para Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição, nenhum dia é igual ao outro na execução dos serviços para garantir a melhor experiência possível.

“O que existe é planejamento de curto, médio e longo prazo, treinamento das equipes, organização e claro, preparo para administrar imprevistos. E para lidar com isso, é preciso improvisar, ter jogo de cintura”, observa Mattedi. Há sete anos na operação da Japan House, o profissional começou a carreira na área de eventos. Quando assumiu a coordenação de operações em 2017, enfrentou os desafios de liderar diferentes equipes pela primeira vez.

“De certa forma, foi natural [liderar], mas não quer dizer que tenha sido fácil. No início, senti que faltava certo amadurecimento em relação a formação do meu estilo de liderança, que hoje tenho mais clareza. Eu tinha 27 anos e, de certa forma, liderava pessoas com muito mais idade do que eu. Hoje me sinto mais seguro e confiante na minha posição”, comenta.

Em 2020, a Japan House conquistou a certificação LEED Platinum, um dos projetos mais complexos da carreira de Bruno: “o processo foi bem longo. Foram 12 meses de monitoramento da operação da casa, avaliando o consumo de água, energia, gestão de resíduos, inúmeros documentos e processos que foram criados do zero”. Apesar de um processo trabalhoso, segundo ele, foi uma experiencia enriquecedora, pois permitiu o desenvolvimento de análise crítica da operação e do espaço.

“Na época do monitoramento da primeira certificação, nós conseguimos identificar um vazamento no sistema de irrigação com bastante antecedência, o que nos permitiu economizar e solucionar o problema rapidamente. Ter contribuído para a conquista do LEED Platinum para a Japan House, sendo a única instituição cultural com esse certificado, é motivo de muito orgulho”, destaca. No ano passado, a Japan House conquistou a recertificação.

Desde a inauguração em 2017, a Japan House já recebeu mais de três milhões e meio de visitantes. “A mais icônica, até o momento, foi a visita da princesa Mako do Japão [atualmente, ex-membro da família imperial japonesa], em 2018. Foi muito legal poder participar do planejamento e organização da visita da princesa”, compartilha Mattedi. Além da unidade em São Paulo, a Japan House também é presente em Londres e Los Angeles, sendo um projeto do governo japonês para difundir elementos da cultura japonesa para a comunidade internacional. 

Gostaria de conhecer a operação da Japan House de perto? Garanta a sua participação no Congresso InfraFM e tenha a chance de realizar uma visita técnica à instituição. Para saber mais sobre a programação do evento, clique aqui


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SMACNA

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP