19º Congresso InfraFM
 

Mudança de rota após 27 anos de carreira

Marcus Braga, novo diretor executivo de vendas da W-Energy, comenta sobre a experiência de mergulhar na área de sustentabilidade.

Por Mateus Murozaki

Mudança de caminho após 27 anos de carreira

Com uma carreira extensa em diversos cargos, áreas e empresas, um profissional tende a ter duas opções: se acomodar ou buscar evoluir ainda mais. Este é o caso de Marcus Braga que, recentemente, foi integrado à equipe da W-Energy Economia de Água e Energia como diretor executivo de vendas.

O profissional foi introduzido ao CEO Wagner Carvalho por meio de um amigo, Marcelo Boeger. Logo na primeira conversa, já se sentiu inspirado ao ponto de trocar a rota em que estava há 27 anos por um novo desafio, a fim de crescer pessoal e profissionalmente.

“A sustentabilidade é um campo em crescimento, que abrange uma variedade de setores, desde energia renovável até práticas de negócios sustentáveis. Desenvolver habilidades relevantes e procurar oportunidades de networking e aprendizado dentro desse campo está sendo inspirador e, além disso, inúmeras habilidades e experiências adquiridas anteriormente estão me ajudando a aplicá-las de maneira positiva para contribuir com soluções sustentáveis e o crescimento da empresa”, comenta Braga.

O diretor comenta que os desafios apresentados na nova função são complexos e interessantes, como encontrar soluções para reduzir o consumo, minimizar resíduos e promover práticas sustentáveis, tudo isso em um contexto que está constantemente evoluindo. Expandir para outros mercados geográficos também é um passo estratégico no planejamento da empresa, utilizando-se de parcerias estratégicas, desenvolvimento de canais de distribuição ou lançamento de novos produtos e serviços.

Um desses lançamentos é a WE LOVE WATER, que ele explica ser “um produto de telemetria para controle de consumo hídrico acessível a condomínios residenciais e comerciais em larga escala”.

O fato de o mercado de Facilities concentrar tantas áreas diferentes em si quer dizer que a evolução vem de todos os lados e pode facilmente sobrecarregar profissionais. Aqueles que conseguem se manter atualizados são os que realmente se destacam, e Braga está ciente disso, comentando que os maiores desafios de sua trajetória envolvem estar em sintonia com os novos dados, informações e tendências.

Explica que este é um momento particularmente único no mercado de Facilities, com a pandemia acelerando a adoção de serviços remotos, além do impacto na área de workplaces e todas as tecnologias que esta precisou buscar em decorrência disso (monitoramento de salas, por exemplo). Não apenas isso, mas os clientes estão mais exigentes, o que inclui a parte de ESG. Valores nunca foram tão importantes na hora de fechar um contrato como são agora.

Além de seu novo cargo na W Energy, Braga também assumiu como membro do conselho de administração da ABRAFAC em janeiro deste ano. Sua prioridade nessa frente é a de impulsionar o crescimento e reconhecimento da organização Brasil afora, conectando profissionais de Facilities e oferecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal.

Também pretende investir em capacitação, treinamento e educação para membros da organização, tudo em prol de fortalecer a expertise e a competitividade dos profissionais de Facilities.

Apesar dos desafios e diversas missões, o novo diretor da W-Energy não se mostra receoso. Muito pelo contrário: “Esta entrada me fez refletir sobre minhas motivações, avaliar meus objetivos e habilidades, buscar orientação e apoio e está sendo um momento emocionante para explorar novos caminhos, expandir horizontes e buscar satisfação em uma nova área de tanta relevância para o planeta”, comenta.

19º Congresso InfraFM

Quer se manter atualizado em assuntos e temas inovadores, com discussões sendo feitas apenas no exterior e cases que vão abrir sua cabeça para impulsionar a eficiência de suas operações? Então se inscreva já para o 19º Congresso InfraFM América Latina, o maior evento voltado para o mercado na América Latina.

Clique aqui, confira a grade e impulsione sua carreira!


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP