Mudança de rota após 27 anos de carreira

Marcus Braga, novo diretor executivo de vendas da W-Energy, comenta sobre a experiência de mergulhar na área de sustentabilidade.

Por Mateus Murozaki

Mudança de caminho após 27 anos de carreira

Com uma carreira extensa em diversos cargos, áreas e empresas, um profissional tende a ter duas opções: se acomodar ou buscar evoluir ainda mais. Este é o caso de Marcus Braga que, recentemente, foi integrado à equipe da W-Energy Economia de Água e Energia como diretor executivo de vendas.

O profissional foi introduzido ao CEO Wagner Carvalho por meio de um amigo, Marcelo Boeger. Logo na primeira conversa, já se sentiu inspirado ao ponto de trocar a rota em que estava há 27 anos por um novo desafio, a fim de crescer pessoal e profissionalmente.

“A sustentabilidade é um campo em crescimento, que abrange uma variedade de setores, desde energia renovável até práticas de negócios sustentáveis. Desenvolver habilidades relevantes e procurar oportunidades de networking e aprendizado dentro desse campo está sendo inspirador e, além disso, inúmeras habilidades e experiências adquiridas anteriormente estão me ajudando a aplicá-las de maneira positiva para contribuir com soluções sustentáveis e o crescimento da empresa”, comenta Braga.

O diretor comenta que os desafios apresentados na nova função são complexos e interessantes, como encontrar soluções para reduzir o consumo, minimizar resíduos e promover práticas sustentáveis, tudo isso em um contexto que está constantemente evoluindo. Expandir para outros mercados geográficos também é um passo estratégico no planejamento da empresa, utilizando-se de parcerias estratégicas, desenvolvimento de canais de distribuição ou lançamento de novos produtos e serviços.

Um desses lançamentos é a WE LOVE WATER, que ele explica ser “um produto de telemetria para controle de consumo hídrico acessível a condomínios residenciais e comerciais em larga escala”.

O fato de o mercado de Facilities concentrar tantas áreas diferentes em si quer dizer que a evolução vem de todos os lados e pode facilmente sobrecarregar profissionais. Aqueles que conseguem se manter atualizados são os que realmente se destacam, e Braga está ciente disso, comentando que os maiores desafios de sua trajetória envolvem estar em sintonia com os novos dados, informações e tendências.

Explica que este é um momento particularmente único no mercado de Facilities, com a pandemia acelerando a adoção de serviços remotos, além do impacto na área de workplaces e todas as tecnologias que esta precisou buscar em decorrência disso (monitoramento de salas, por exemplo). Não apenas isso, mas os clientes estão mais exigentes, o que inclui a parte de ESG. Valores nunca foram tão importantes na hora de fechar um contrato como são agora.

Além de seu novo cargo na W Energy, Braga também assumiu como membro do conselho de administração da ABRAFAC em janeiro deste ano. Sua prioridade nessa frente é a de impulsionar o crescimento e reconhecimento da organização Brasil afora, conectando profissionais de Facilities e oferecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal.

Também pretende investir em capacitação, treinamento e educação para membros da organização, tudo em prol de fortalecer a expertise e a competitividade dos profissionais de Facilities.

Apesar dos desafios e diversas missões, o novo diretor da W-Energy não se mostra receoso. Muito pelo contrário: “Esta entrada me fez refletir sobre minhas motivações, avaliar meus objetivos e habilidades, buscar orientação e apoio e está sendo um momento emocionante para explorar novos caminhos, expandir horizontes e buscar satisfação em uma nova área de tanta relevância para o planeta”, comenta.

19º Congresso InfraFM

Quer se manter atualizado em assuntos e temas inovadores, com discussões sendo feitas apenas no exterior e cases que vão abrir sua cabeça para impulsionar a eficiência de suas operações? Então se inscreva já para o 19º Congresso InfraFM América Latina, o maior evento voltado para o mercado na América Latina.

Clique aqui, confira a grade e impulsione sua carreira!


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

UrbanFM

"São Paulo é uma máquina de geração de tempo perdido", afirma professora da USP

Entenda quais são os desafios para implementação de novos caminhos na capital paulista.

Mercado

Brasil ultrapassa os 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em casas

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste

Carreira

David Douek fala sobre pioneirismo na construção sustentável brasileira

Empresário percebeu mudança no setor imobiliário ao final dos anos 2000. Confira entrevista exclusiva sobre construção de carreira, especializações em Green Buildings e práticas sustentáveis.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP