Andrade Gutierrez expande atuação no mercado de mineração na Bahia

Um exemplo de como FM pode contribuir em projetos remotos.

Por Redação

Foto: Divulgação


A Andrade Gutierrez (AG) amplia seu portfólio no mercado de mineração com o novo projeto na Mina de Pilar, localizada no Vale do Curaçá, aproximadamente, a 120 km de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Com previsão de conclusão para o final de abril de 2025, a obra deve empregar uma média de 120 trabalhadores diretos e 40 indiretos, com pico de 200 pessoas.

Anteriormente, a companhia foi responsável pelas obras civis de construção das fundações e montagem de estruturas metálicas para a implantação do shaft, túnel vertical que reduz o tempo de entrada e saída da mina. A nova obra, atualmente em estágio de mobilização, estará localizada a cerca de 1500 metros de profundidade na mina subterrânea, um trajeto de cerca de uma hora e meia para acessar o local. 

“A Mina de Pilar é um grande empreendimento, que já está em operação há cerca de 34 anos, e o projeto de deepening, como chamamos esse aprofundamento, deve somar, potencialmente, mais 20 anos para a mina, trazendo a continuidade da geração de empregos para a região que depende abundantemente da atividade mineradora”, destaca o diretor de contrato da obra, Mateus Nunes. 

O escopo principal do projeto consiste nos trabalhos nos silos, como o alargamento do diâmetro do silo de minério britado. “Iremos executar, simultaneamente, o desmonte descendente e o tratamento com tirantes de resina, cable bolt, tela e concreto projetado. Para os outros silos, além dos tratamentos citados, faremos a instalação de tela eletrosoldada e a projeção de concreto especial com alta resistência à abrasão, produto que está sendo importado da África do Sul”, continua Nunes. 

E a atividade de Facility Management (FM) em projetos remotos?

Segundo Léa Lobo, diretora de conteúdo da InfraFM, inserindo a contribuição vital da área de Facility Management neste cenário, podemos ressaltar a importância dessa especialidade na otimização e sustentabilidade de grandes projetos de mineração, a exemplo do empreendimento na Mina de Pilar.

Dada a complexidade e a profundidade do projeto, situado aproximadamente a 1500 metros abaixo da superfície, onde o acesso demora cerca de uma hora e meia, o papel do FM torna-se crucial. Esta especialidade pode contribuir significativamente, implementando práticas de gerenciamento eficientes que abordam desde a logística de transporte e a gestão de resíduos, até a manutenção de um ambiente de trabalho seguro e sustentável para todos os envolvidos. A experiência prévia da Andrade Gutierrez na execução de obras civis para a instalação de estruturas essenciais, como o shaft, já demonstra a integração de tais práticas ao projeto.

Além disso, a incorporação de técnicas e materiais inovadores, como o uso de concreto especial com alta resistência à abrasão importado da África do Sul para os trabalhos nos silos, sublinha a necessidade de uma gestão de instalações que não só apoie a eficiência operacional, mas também promova a adoção de soluções sustentáveis e de baixo impacto ambiental. O Facility Management, portanto, atua como um pilar essencial para garantir que o prolongamento da vida útil dos projetos de mineradoras, que não apenas beneficie economicamente a região, mas também preserve seus recursos naturais e o bem-estar da comunidade local.

Quer saber mais sobre a transformação de ambientes remotos? Para falar sobre o tema, o 3º Fórum InfraFM Indústrias & Sites Remotos convidou Valdireni de Oliveira Crippa, Gerente de Facilities da Suzano. No evento, você conhecerá o projeto Módulo Conecta, que transformou o ambiente remoto das operações florestais em um novo espaço para integrar as pessoas. Saiba mais sobre outras palestras e confira a programação de visitas técnicas aqui


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

UrbanFM

"São Paulo é uma máquina de geração de tempo perdido", afirma professora da USP

Entenda quais são os desafios para implementação de novos caminhos na capital paulista.

Mercado

Brasil ultrapassa os 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em casas

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste

Carreira

David Douek fala sobre pioneirismo na construção sustentável brasileira

Empresário percebeu mudança no setor imobiliário ao final dos anos 2000. Confira entrevista exclusiva sobre construção de carreira, especializações em Green Buildings e práticas sustentáveis.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP