Head de FM da Zurich fala sobre futuro Net-Zero

Confira iniciativas de sustentabilidade da multinacional, com insights sobre frota 100% elétrica e projeto em fazenda.

Por Natalia Gonçalves

Head de FM da Zurich fala sobre futuro Net-Zero - Flavia Knoploch

Desde o final de 2020 como Head de Facilities na Zurich Seguros, Flavia Knoploch realizou a reforma do escritório em São Paulo e implantação de ações de economia circular. Com o objetivo de alcançar um futuro “Net-Zero” positivo para o meio ambiente, como explica a executiva, a empresa acelerou a redução de emissões de dióxido de carbono (CO²) em toda a cadeia de valor.

“A sustentabilidade é uma jornada e, por isso, o primeiro pilar em nosso compromisso é inspirar os clientes que atendemos a se juntar a nós rumo ao net-zero, o que significa reduzir as emissões de todos os gases do efeito estufa a zero”, explica Knoploch. No Brasil, até o final de 2025, a Zurich pretende ter uma frota 100% híbrida ou elétrica.

Leia também: Qual o custo da maior frota elétrica da América Latina?


​Segundo Flávia, a sustentabilidade da empresa já alcançou progressos significativos, mas o objetivo é aumentar ainda mais a utilização de eletricidade renovável e de veículos elétricos. Ainda em defesa de uma realidade mais sustentável, a executiva destaca a adoção do modelo híbrido de trabalho pela multinacional e de viagens de uma forma mais inteligente.

Em 2019, a multinacional foi pioneira e lançou, no Brasil, um seguro para carros elétricos e híbridos com cobertura em todo território nacional. Dois anos depois, desenvolveu, juntamente com o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), um Selo Verde para oficinas mecânicas parceiras com a necessidade de diminuir o impacto ambiental das atividades. Atualmente, já são mais de 300 oficinas certificadas. 

Na Zurich Forest, os colaboradores podem plantar o futuro

Desde 2020, a Zurich tem parceria com o Instituto Terra para recuperação da Mata Atlântica.  Com o objetivo de recriar florestas nativas e restaurar a biodiversidade na antiga fazenda Bulcão, no vale do Rio Doce, em Minas Gerais, a empresa pretende realizar o plantio de um milhão de mudas de árvores até 2028. Em 20 anos, a ação representará o sequestro de 163 toneladas de CO² da atmosfera.

Na Zurich Forest, os colaboradores podem plantar o futuro

Em 2023, houve o plantio de 110 mil mudas em 70 hectares. Foto: Divulgação


Desde analistas até diretores, cerca de 30 colaboradores já visitaram a Zurich Forest após participarem de desafios de sustentabilidade da empresa. No ano passado, o desafio foi realizado com os departamentos de operações e de tecnologia, com o intuito de estimular novas ideias sobre:

- Deslocamento de funcionários; 
- Viagens;
- Instalações prediais;
- Cadeia de fornecimentos.

Assim, as ideias vencedoras já estão em processo de implementação para 2024. “Como gratificação, as pessoas que tiveram as ideias contempladas, ganharam uma viagem para conhecer nosso projeto no Instituto Terra”, conta Knoploch.

Prática dos 4R’s na reforma do escritório de São Paulo

Durante a pandemia de Covid-19, o escritório de São Paulo iniciou uma reforma para contemplar o modelo híbrido de trabalho. “No que se diz respeito à Sustentabilidade, buscamos fornecedores parceiros para fazermos doações de itens que poderiam ser reaproveitados, como mesas, cadeiras e carpetes”, lembra a Head de Facilities.


Leia também: Durante a mudança, o que é feito com o mobiliário? Confira soluções de economia circular


Os demais itens, que não seriam reutilizados pelo escritório, foram recolhidos por fornecedores para destinação correta e para reciclagem de materiais como gesso, placas de forro modular, revestimentos e luminárias.


Prática dos 4R’s na reforma do escritório de São Paulo

Projeto considerou critérios da certificação LEED Gold. Foto: Divulgação


​De acordo com Knoploch, desde o início da obra, todas as ações foram pautadas e pensadas levando em consideração o tema de sustentabilidade: “utilizamos a prática dos 4R’s, ou seja, de reciclar, reduzir, reutilizar e repensar”.

Gostaria de conversar com a especialista? No Congresso InfraFM, Flavia Knoploch será mediadora das palestras sobre gestão de terceiros. O evento, que acontece nos dias 3, 4 e 5 de junho, será uma oportunidade de networking com grandes nomes do mercado e de garantir insights valiosos. Para conferir a programação, clique aqui


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

UrbanFM

"São Paulo é uma máquina de geração de tempo perdido", afirma professora da USP

Entenda quais são os desafios para implementação de novos caminhos na capital paulista.

Mercado

Brasil ultrapassa os 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em casas

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste

Carreira

David Douek fala sobre pioneirismo na construção sustentável brasileira

Empresário percebeu mudança no setor imobiliário ao final dos anos 2000. Confira entrevista exclusiva sobre construção de carreira, especializações em Green Buildings e práticas sustentáveis.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP