Expo 2025 - Credenciamento
 

Head de FM da Zurich fala sobre futuro Net-Zero

Confira iniciativas de sustentabilidade da multinacional, com insights sobre frota 100% elétrica e projeto em fazenda.

Por Natalia Gonçalves

Head de FM da Zurich fala sobre futuro Net-Zero - Flavia Knoploch

Desde o final de 2020 como Head de Facilities na Zurich Seguros, Flavia Knoploch realizou a reforma do escritório em São Paulo e implantação de ações de economia circular. Com o objetivo de alcançar um futuro “Net-Zero” positivo para o meio ambiente, como explica a executiva, a empresa acelerou a redução de emissões de dióxido de carbono (CO²) em toda a cadeia de valor.

“A sustentabilidade é uma jornada e, por isso, o primeiro pilar em nosso compromisso é inspirar os clientes que atendemos a se juntar a nós rumo ao net-zero, o que significa reduzir as emissões de todos os gases do efeito estufa a zero”, explica Knoploch. No Brasil, até o final de 2025, a Zurich pretende ter uma frota 100% híbrida ou elétrica.

Leia também: Qual o custo da maior frota elétrica da América Latina?


​Segundo Flávia, a sustentabilidade da empresa já alcançou progressos significativos, mas o objetivo é aumentar ainda mais a utilização de eletricidade renovável e de veículos elétricos. Ainda em defesa de uma realidade mais sustentável, a executiva destaca a adoção do modelo híbrido de trabalho pela multinacional e de viagens de uma forma mais inteligente.

Em 2019, a multinacional foi pioneira e lançou, no Brasil, um seguro para carros elétricos e híbridos com cobertura em todo território nacional. Dois anos depois, desenvolveu, juntamente com o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), um Selo Verde para oficinas mecânicas parceiras com a necessidade de diminuir o impacto ambiental das atividades. Atualmente, já são mais de 300 oficinas certificadas. 

Na Zurich Forest, os colaboradores podem plantar o futuro

Desde 2020, a Zurich tem parceria com o Instituto Terra para recuperação da Mata Atlântica.  Com o objetivo de recriar florestas nativas e restaurar a biodiversidade na antiga fazenda Bulcão, no vale do Rio Doce, em Minas Gerais, a empresa pretende realizar o plantio de um milhão de mudas de árvores até 2028. Em 20 anos, a ação representará o sequestro de 163 toneladas de CO² da atmosfera.

Na Zurich Forest, os colaboradores podem plantar o futuro

Em 2023, houve o plantio de 110 mil mudas em 70 hectares. Foto: Divulgação


Desde analistas até diretores, cerca de 30 colaboradores já visitaram a Zurich Forest após participarem de desafios de sustentabilidade da empresa. No ano passado, o desafio foi realizado com os departamentos de operações e de tecnologia, com o intuito de estimular novas ideias sobre:

- Deslocamento de funcionários; 
- Viagens;
- Instalações prediais;
- Cadeia de fornecimentos.

Assim, as ideias vencedoras já estão em processo de implementação para 2024. “Como gratificação, as pessoas que tiveram as ideias contempladas, ganharam uma viagem para conhecer nosso projeto no Instituto Terra”, conta Knoploch.

Prática dos 4R’s na reforma do escritório de São Paulo

Durante a pandemia de Covid-19, o escritório de São Paulo iniciou uma reforma para contemplar o modelo híbrido de trabalho. “No que se diz respeito à Sustentabilidade, buscamos fornecedores parceiros para fazermos doações de itens que poderiam ser reaproveitados, como mesas, cadeiras e carpetes”, lembra a Head de Facilities.


Leia também: Durante a mudança, o que é feito com o mobiliário? Confira soluções de economia circular


Os demais itens, que não seriam reutilizados pelo escritório, foram recolhidos por fornecedores para destinação correta e para reciclagem de materiais como gesso, placas de forro modular, revestimentos e luminárias.


Prática dos 4R’s na reforma do escritório de São Paulo

Projeto considerou critérios da certificação LEED Gold. Foto: Divulgação


​De acordo com Knoploch, desde o início da obra, todas as ações foram pautadas e pensadas levando em consideração o tema de sustentabilidade: “utilizamos a prática dos 4R’s, ou seja, de reciclar, reduzir, reutilizar e repensar”.

Gostaria de conversar com a especialista? No Congresso InfraFM, Flavia Knoploch será mediadora das palestras sobre gestão de terceiros. O evento, que acontece nos dias 3, 4 e 5 de junho, será uma oportunidade de networking com grandes nomes do mercado e de garantir insights valiosos. Para conferir a programação, clique aqui


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025 - Políticas de Aquisição

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP