Palestra 99
 

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

Por Natalia Gonçalves

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Após pouco mais de três anos como coordenadora de Facility Management da Raízen, Aline Cardoso Amá foi convidada a ocupar o cargo de especialista da área. Durante a pandemia de Covid-19, em agosto de 2020, ela começou na empresa com o desafio de liderar um time de 20 pessoas. “Precisei me desafiar em vários sentidos: aprender a delegar, conduzir reuniões de feedback, desenvolver a empatia e, acima de tudo, ser um exemplo para os meus liderados”, comenta.

Como especialista, ela viu a oportunidade em agregar valor para a área: “trazendo inputs e provocações atualizadas sobre o mercado para os nossos escritórios de diversas localidades do Brasil”. Para Aline, o maior desafio em Facility Management é construir diariamente uma visão que agregue valor e experiência no ambiente de trabalho, com discussões estratégicas espaciais e culturais.

Antes de trabalhar na Raízen, Amá foi contratada pelo time de Facility Management da Odebrecht Engenharia e Construção (OEC) como nutricionista.  Na oportunidade, ela foi responsável por gerir e trazer soluções para o restaurante recém-inaugurado do Edifício Odebrecht São Paulo. “Entrei em Facilities Management através da área de Alimentação, em 2014, e me orgulho muito disto”, destaca.

Desta forma, ela buscou as melhores soluções nas operações relacionadas à área de alimentação. Isto é, garantir a melhor relação entre custo e qualidade dos serviços prestados.  “Por mais que estava em um escopo nicho, meu líder e pares estavam inseridos em Facility Management e pude, ao decorrer dos anos, conhecer e me apaixonar pela área. Quando percebi, estava descrevendo meu cargo como Facility Manager!”, se lembra.

Na OEC, ela percebeu como a formação em nutrição poderia contribuir com outras áreas. Aos poucos, conheceu mais de perto os serviços de hospitalidade, limpeza, mensageria, recepção, comunicação e eventos, enquanto gerenciava o orçamento dessas áreas e realizava a melhoria contínua dos processos. Ainda no restaurante, ela gerenciava a infraestrutura que contava com uma cozinha de 561m² e uma cafeteria de 138m².

"Minha formação elevou o nível do serviço de copa, no âmbito de segurança alimentar e composição nutricional dos itens. Era uma operação das 7h às 20h, com uma média de 40 mil atendimentos por mês, com coffee breaks simultâneos espalhados pelos 18 andares e almoço para alta liderança. Aliás, incluindo cardápios específicos para autoridades de diversas nacionalidades!", conta Aline.

Durante a transição de carreira, ela teve medo de deixar a faculdade e a profissão que escolheu para trás. No entanto, segundo Aline, é certo que mudanças acontecem ao longo de qualquer trajetória profissional. “Diante delas, é comum que nossa primeira reação seja o questionamento, o medo ou até a resistência para aceitar o novo. Mas percebi que a nutrição e o cuidado com as pessoas fazem parte de mim e servem de base em tudo que faço”, observa.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SMACNA

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP