Gestão de Portfólio Imobiliário
 

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

Por Natalia Gonçalves

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Após pouco mais de três anos como coordenadora de Facility Management da Raízen, Aline Cardoso Amá foi convidada a ocupar o cargo de especialista da área. Durante a pandemia de Covid-19, em agosto de 2020, ela começou na empresa com o desafio de liderar um time de 20 pessoas. “Precisei me desafiar em vários sentidos: aprender a delegar, conduzir reuniões de feedback, desenvolver a empatia e, acima de tudo, ser um exemplo para os meus liderados”, comenta.

Como especialista, ela viu a oportunidade em agregar valor para a área: “trazendo inputs e provocações atualizadas sobre o mercado para os nossos escritórios de diversas localidades do Brasil”. Para Aline, o maior desafio em Facility Management é construir diariamente uma visão que agregue valor e experiência no ambiente de trabalho, com discussões estratégicas espaciais e culturais.

Antes de trabalhar na Raízen, Amá foi contratada pelo time de Facility Management da Odebrecht Engenharia e Construção (OEC) como nutricionista.  Na oportunidade, ela foi responsável por gerir e trazer soluções para o restaurante recém-inaugurado do Edifício Odebrecht São Paulo. “Entrei em Facilities Management através da área de Alimentação, em 2014, e me orgulho muito disto”, destaca.

Desta forma, ela buscou as melhores soluções nas operações relacionadas à área de alimentação. Isto é, garantir a melhor relação entre custo e qualidade dos serviços prestados.  “Por mais que estava em um escopo nicho, meu líder e pares estavam inseridos em Facility Management e pude, ao decorrer dos anos, conhecer e me apaixonar pela área. Quando percebi, estava descrevendo meu cargo como Facility Manager!”, se lembra.

Na OEC, ela percebeu como a formação em nutrição poderia contribuir com outras áreas. Aos poucos, conheceu mais de perto os serviços de hospitalidade, limpeza, mensageria, recepção, comunicação e eventos, enquanto gerenciava o orçamento dessas áreas e realizava a melhoria contínua dos processos. Ainda no restaurante, ela gerenciava a infraestrutura que contava com uma cozinha de 561m² e uma cafeteria de 138m².

"Minha formação elevou o nível do serviço de copa, no âmbito de segurança alimentar e composição nutricional dos itens. Era uma operação das 7h às 20h, com uma média de 40 mil atendimentos por mês, com coffee breaks simultâneos espalhados pelos 18 andares e almoço para alta liderança. Aliás, incluindo cardápios específicos para autoridades de diversas nacionalidades!", conta Aline.

Durante a transição de carreira, ela teve medo de deixar a faculdade e a profissão que escolheu para trás. No entanto, segundo Aline, é certo que mudanças acontecem ao longo de qualquer trajetória profissional. “Diante delas, é comum que nossa primeira reação seja o questionamento, o medo ou até a resistência para aceitar o novo. Mas percebi que a nutrição e o cuidado com as pessoas fazem parte de mim e servem de base em tudo que faço”, observa.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Rafael Denardin

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP