Condor
 

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

Por Natalia Gonçalves

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Após pouco mais de três anos como coordenadora de Facility Management da Raízen, Aline Cardoso Amá foi convidada a ocupar o cargo de especialista da área. Durante a pandemia de Covid-19, em agosto de 2020, ela começou na empresa com o desafio de liderar um time de 20 pessoas. “Precisei me desafiar em vários sentidos: aprender a delegar, conduzir reuniões de feedback, desenvolver a empatia e, acima de tudo, ser um exemplo para os meus liderados”, comenta.

Como especialista, ela viu a oportunidade em agregar valor para a área: “trazendo inputs e provocações atualizadas sobre o mercado para os nossos escritórios de diversas localidades do Brasil”. Para Aline, o maior desafio em Facility Management é construir diariamente uma visão que agregue valor e experiência no ambiente de trabalho, com discussões estratégicas espaciais e culturais.

Antes de trabalhar na Raízen, Amá foi contratada pelo time de Facility Management da Odebrecht Engenharia e Construção (OEC) como nutricionista.  Na oportunidade, ela foi responsável por gerir e trazer soluções para o restaurante recém-inaugurado do Edifício Odebrecht São Paulo. “Entrei em Facilities Management através da área de Alimentação, em 2014, e me orgulho muito disto”, destaca.

Desta forma, ela buscou as melhores soluções nas operações relacionadas à área de alimentação. Isto é, garantir a melhor relação entre custo e qualidade dos serviços prestados.  “Por mais que estava em um escopo nicho, meu líder e pares estavam inseridos em Facility Management e pude, ao decorrer dos anos, conhecer e me apaixonar pela área. Quando percebi, estava descrevendo meu cargo como Facility Manager!”, se lembra.

Na OEC, ela percebeu como a formação em nutrição poderia contribuir com outras áreas. Aos poucos, conheceu mais de perto os serviços de hospitalidade, limpeza, mensageria, recepção, comunicação e eventos, enquanto gerenciava o orçamento dessas áreas e realizava a melhoria contínua dos processos. Ainda no restaurante, ela gerenciava a infraestrutura que contava com uma cozinha de 561m² e uma cafeteria de 138m².

"Minha formação elevou o nível do serviço de copa, no âmbito de segurança alimentar e composição nutricional dos itens. Era uma operação das 7h às 20h, com uma média de 40 mil atendimentos por mês, com coffee breaks simultâneos espalhados pelos 18 andares e almoço para alta liderança. Aliás, incluindo cardápios específicos para autoridades de diversas nacionalidades!", conta Aline.

Durante a transição de carreira, ela teve medo de deixar a faculdade e a profissão que escolheu para trás. No entanto, segundo Aline, é certo que mudanças acontecem ao longo de qualquer trajetória profissional. “Diante delas, é comum que nossa primeira reação seja o questionamento, o medo ou até a resistência para aceitar o novo. Mas percebi que a nutrição e o cuidado com as pessoas fazem parte de mim e servem de base em tudo que faço”, observa.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP