Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Por Mateus Murozaki

Zona Sul de SP entra no mercado de carros elétricos

Foto: Divulgação

O estacionamento do Shopping SP Market ganhou uma adição significante: um hub de recarga de carros elétricos, a maior dentro de um shopping center no Brasil. O eletroposto é de propriedade da Enel X, divisão do Grupo Enel focada em soluções energéticas avançadas.

A estação fica situada em um espaço de 230m² e conta com opções de carregamento rápido, permitindo uma carga completa em apenas 30 minutos, oferecendo à região da Zona Sul um serviço do qual era carente.

“Incorporando tecnologias inovadoras, o SP Market se posiciona como um centro comercial pioneiro, atendendo proativamente às demandas dos consumidores e se alinhando às tendências de mobilidade sustentável. Essa ação eleva a experiência de compras, reforçando o compromisso do shopping com a sustentabilidade ambiental”, comenta Maíra Santos, gerente de marketing do SP Market.

De acordo com Francisco Scroffa, diretor geral da Enel X, o impacto do hub é essencial para o desenvolvimento e a evolução da eletrificação no Brasil, reforçando a confiança do consumidor na aquisição de veículos elétricos.

Em 2023, a empresa instalou mais de 500 carregadores públicos e semipúblicos, além de fornecer mais de seis mil para uso privado.

“Esses carregadores estão disponíveis em locais variados, como estradas, postos de combustíveis, áreas comerciais, industriais e residenciais, em parceria com montadoras, concessionárias e redes de estacionamentos. O portfólio da Enel X abrange desde carregadores de 7 kW AC até modelos de 350 kW DC, que possibilitam recargas completas em menos de 15 minutos, demonstrando o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade no setor de mobilidade elétrica”, conclui Scroffa.

Carros elétricos no Brasil: nova tendência?

De acordo com dados da ABVE, 2023 registrou um aumento de 91% em aquisições de veículos elétricos em 2023: 93.927 comparados aos 49.245 de 2022. Os carros do tipo plug-in (com recarga externa de baterias) foram os preferidos, com 56% das vendas de eletrificados no ano, ultrapassando híbridos convencionais.

Apesar disso, ainda há uma concentração regional na viabilidade de dirigir um carro elétrico. Dados da associação também apontam que 1/3 dos eletropostos se localizam em São Paulo, com o Sul e o Sudeste representando mais da metade de todos os pontos do país.

O mercado certamente está se moldando para aceitar a presença dos carros elétricos, mas, por ora, é necessário um trabalho de remodelação urbana para acomodar as necessidades que estes trazem.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking