Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

Por Natalia Gonçalves

Quatro iniciativas da Telhanorte para reduzir impacto ambiental das operações


O setor de construção é responsável por cerca de 21% das emissões globais de gases de efeito estufa, de acordo com o relatório de Status Global para Edificações e Construção, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Aliança Global para Edificações e Construção (GlobalABC). Conforme o estudo, ao longo de 2024 os líderes políticos e da indústria devem priorizar urgentemente ações que reduzam as emissões do setor. “Para alcançar os objetivos do Pacto Global, a descarbonização dos edifícios deve acelerar significativamente. Depender apenas de práticas comuns de construção e renovação não será suficiente”, afirma o relatório.

Com o intuito de contribuir para a redução do impacto ambiental do setor, a Telhanorte Tumelero, varejista de materiais de construção, consolidou a agenda ESG. Desde o ano passado, a empresa amplia a presença de Ecopontos para auxiliar no descarte correto dos resíduos das obras, pois, apesar da contração de caçambas para grandes obras ser responsabilidade do gerador, pequenas reformas ainda descartam de forma incorreta. "Muitas vezes, o cliente, o nosso consumidor, por falta de informação ou até mesmo de um local adequado, descarta isso no lixo comum", destaca Jordana Barros, diretora de operações gerais da Telhanorte Tumelero.

​"Nós temos o foco em ajudar o cliente na jornada de obra e se responsabilizar pelo material também faz parte dessa jornada. Então, a ação parte de profissionais da área de construção para pensar nesses resíduos de pequenas reformas", completa Rafael Paulino, diretor de marketing e e-commerce da varejista.

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Foto: Divulgação


​Para Jordana, o varejo possui o papel de envolver a indústria em iniciativas sustentáveis: "o nosso maior desafio, além da perenidade dos programas de sustentabilidade, é trazer a indústria conosco". Neste sentido, ela cita a dificuldade em ampliar a frota elétrica da operação. Segundo a profissional, além da disponibilidade de veículos ser baixa, o custo e a dificuldade para eficiência da operação ainda são altos.

Segundo a executiva, a meta da empresa é diminuir as emissões de CO2 em 16% até 2030, mas alcançar a neutralização até 2050. Confira iniciativas da varejista:

- Criação de Comitê 360:  o programa Sustenta+ já existia antes da gestão de Jordana, porém houve a criação de um comitê 360, que engloba representantes de quase todas as áreas da empresa e que descentralizou os pilares de ESG entre todos os colaboradores. Em um dos pilares, foi expandida a implementação de Centrais de Resíduos Sólidos para diversas lojas, tornando a cadeia de suprimentos e operações mais sustentável;

- Logística reversa: em conjunto com parceiros, já foram coletados e destinados corretamente mais de 190 mil lâmpadas e mais de uma tonelada de eletroeletrônicos. A meta é que a presença de Ecopontos nos estacionamentos seja ampliada neste ano;

- Conscientização dos colaboradores: desde palestras, intervenções até peças de teatro, a Telhanorte Tumelero utiliza de diferentes métodos para abordar temas de sustentabilidade com os colaboradores. Além disso, em lives mensais existe a apresentação de resultados das ações do programa Sustenta+. Na Semana da Sustentabilidade, realizada em junho, a empresa promove diversas ações alusivas ao tema, contemplando os três mil colaboradores da rede;

- Eficiência energética: outra ação foi a implantação de placas fotovoltaicas. Só em 2023, essa iniciativa gerou economia estimada de 50.000kWh, que representa mais de 500 árvores poupadas.

Outro desafio, segundo Jordana, é de levar a mensagem correta e manter os funcionários engajados com as causas. “Por isso, é importante constantemente reportarmos os resultados e conquistas para que a mentalidade de todos esteja voltada para o mesmo objetivo. Ainda há muito o que ser feito, mas o caminho está traçado à medida que a agenda ESG se torna um compromisso que guia todas as ações da companhia”, observa.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

UrbanFM

"São Paulo é uma máquina de geração de tempo perdido", afirma professora da USP

Entenda quais são os desafios para implementação de novos caminhos na capital paulista.

Mercado

Brasil ultrapassa os 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em casas

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste

Carreira

David Douek fala sobre pioneirismo na construção sustentável brasileira

Empresário percebeu mudança no setor imobiliário ao final dos anos 2000. Confira entrevista exclusiva sobre construção de carreira, especializações em Green Buildings e práticas sustentáveis.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP