Palestra Arquitetura
 

A importância do FM em catástrofe climática

Facility Manager como um pilar na gestão da crise.

Por Léa Lobo

A importância do FM em catástrofe climática

Imagem criada através de Inteligência Artifical 


​À medida que o Rio Grande do Sul está enfrentando uma das piores catástrofes climáticas de sua história, com um total de mais de 70 mortes confirmadas e devastação generalizada, a atuação de Facility Managers torna-se crucial para a gestão de crises e a minimização de danos. As tempestades intensas e incessantes provocaram deslizamentos e inundações, impactando diretamente mais de 71 mil pessoas e obrigando cerca de 14,8 mil a deixarem suas casas. Além disso muitos prédios de trabalho foram danificados, incluindo hospitais e escolas.

O governador Eduardo Leite expressou sua preocupação, indicando que os números podem aumentar à medida que o acesso a certas localidades se torne possível. Diante deste cenário, o governo federal reconheceu estado de calamidade pública, uma situação que exige uma resposta coordenada e eficiente.

Durante eventos como este, Facility Managers têm responsabilidades vitais, que incluem desde a inspeção imediata das instalações para identificar danos e áreas de risco potencial; implementação de medidas urgentes como evacuações e isolamento das zonas mais afetadas; articulação com Defesa Civil, bombeiros e polícia para otimizar as operações de resgate; organização de abrigos temporários, distribuição de alimentos, água, roupas e suporte médico; utilização eficaz dos recursos disponíveis, assegurando a sustentação das operações de emergência a exemplo de combustível para transporte de alimentos e pacientes; manutenção de uma comunicação clara com todos os envolvidos, oferecendo informações e orientações atualizadas; reparação para diversos cenários, assegurando que a equipe esteja pronta para qualquer desenvolvimento.

Passado o momento mais desafiado, é necessário esforços para a recuperação pós-tragédia, que incluem a coordenação dos esforços de reconstrução e implementação de medidas preventivas para futuros incidentes. Com um planejamento adequado, a eficácia das ações coordenadas pelo Facility Manager não só pode salvar vidas como também estabilizar a situação até que a ajuda adicional possa chegar.

Por fim, à medida que o Rio Grande do Sul avança na sua luta contra o tempo e contra os efeitos adversos do clima, a figura do Facility Manager prova ser um pilar na gestão da crise, demonstrando a importância de uma liderança informada e proativa em tempos de necessidade urgente.

Confira a cartilha elaborada pela Secretaria de Vigilância em Saúde sobre como agir em caso de enchentes aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cidade Center Norte

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP