Gestão de Portfólio Imobiliário
 

A importância do FM em catástrofe climática

Facility Manager como um pilar na gestão da crise.

Por Léa Lobo

A importância do FM em catástrofe climática

Imagem criada através de Inteligência Artifical 


​À medida que o Rio Grande do Sul está enfrentando uma das piores catástrofes climáticas de sua história, com um total de mais de 70 mortes confirmadas e devastação generalizada, a atuação de Facility Managers torna-se crucial para a gestão de crises e a minimização de danos. As tempestades intensas e incessantes provocaram deslizamentos e inundações, impactando diretamente mais de 71 mil pessoas e obrigando cerca de 14,8 mil a deixarem suas casas. Além disso muitos prédios de trabalho foram danificados, incluindo hospitais e escolas.

O governador Eduardo Leite expressou sua preocupação, indicando que os números podem aumentar à medida que o acesso a certas localidades se torne possível. Diante deste cenário, o governo federal reconheceu estado de calamidade pública, uma situação que exige uma resposta coordenada e eficiente.

Durante eventos como este, Facility Managers têm responsabilidades vitais, que incluem desde a inspeção imediata das instalações para identificar danos e áreas de risco potencial; implementação de medidas urgentes como evacuações e isolamento das zonas mais afetadas; articulação com Defesa Civil, bombeiros e polícia para otimizar as operações de resgate; organização de abrigos temporários, distribuição de alimentos, água, roupas e suporte médico; utilização eficaz dos recursos disponíveis, assegurando a sustentação das operações de emergência a exemplo de combustível para transporte de alimentos e pacientes; manutenção de uma comunicação clara com todos os envolvidos, oferecendo informações e orientações atualizadas; reparação para diversos cenários, assegurando que a equipe esteja pronta para qualquer desenvolvimento.

Passado o momento mais desafiado, é necessário esforços para a recuperação pós-tragédia, que incluem a coordenação dos esforços de reconstrução e implementação de medidas preventivas para futuros incidentes. Com um planejamento adequado, a eficácia das ações coordenadas pelo Facility Manager não só pode salvar vidas como também estabilizar a situação até que a ajuda adicional possa chegar.

Por fim, à medida que o Rio Grande do Sul avança na sua luta contra o tempo e contra os efeitos adversos do clima, a figura do Facility Manager prova ser um pilar na gestão da crise, demonstrando a importância de uma liderança informada e proativa em tempos de necessidade urgente.

Confira a cartilha elaborada pela Secretaria de Vigilância em Saúde sobre como agir em caso de enchentes aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Rafael Denardin

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP