3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Por Mateus Murozaki

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos.

Foto: Divulgação

A inteligência artificial está se mostrando cada vez mais uma força aliada dentro do mercado de Facility, Property e Workplace Management, com diversas soluções voltadas para tornar operações mais efetivas e potentes. Tais tecnologias, como todas as grandes invenções, vêm através da simples pergunta: “O que o mercado precisa neste momento?”.

Quais são as dores dos FMs que podem ser facilmente resolvidas com a ajuda de IA? Um caso interessante que exemplifica isso é o da Axia, produto desenvolvido pela empresa de tecnologia Ativvus em 2022. Inicialmente criada a pedido de um cliente no segmento alimentício, a solução foi então retirada do mercado para que os desenvolvedores pudessem trabalhar em uma nova versão mais completa e focada nas dores percebidas no mercado de Facilities.

De acordo com Adriano Balista, Head de Inovação da empresa, a maior dificuldade que eles observaram foi a de ter uma visão instantânea da operação sem precisar mandar uma equipe técnica ou um técnico para observar o problema. É importante apontar o tamanho desse cliente: trata-se de uma multinacional com 50 mil colaboradores no Brasil.

O produto foi inicialmente desenvolvido, mas não havia um sistema para integrar a solução. Por conta disso, foi necessário desenvolvê-la do zero, o que foi feito ao longo de um ano e meio em que a ferramenta ficou fora do mercado.

O profissional afirma que a plataforma foi criada com base nas normas de GNR que são utilizadas como base para a elaboração dos processos. A tecnologia desenvolvida para serviços de limpeza é dividida em três dispositivos que capturam métricas como fluxo de pessoas e índices de satisfação, que são transformadas em dados e relatórios enviados para uma plataforma online.

Esses hardwares também são essenciais para eliminar uma lacuna que, como descrita por Balista, era inaceitável: a estrutura de checklist. Com os dispositivos localizados nos ambientes e nos colaboradores, eles não precisam mais registrar presença e tarefas manualmente, o que potencializa a eficiência da operação.

As particularidades do mercado de Facilities

Para desenvolver a tecnologia Axia, a empresa fez um mergulho em cada um dos grupos organizacionais da área de Facilities (hospitais, indústrias, shoppings, aeroportos e escolas) para compreender as dificuldades particulares de cada um. A necessidade disso, de acordo com o Head de Inovação, é porque o mercado de FM é extremamente ramificado.

Ele menciona uma pesquisa feita pela GPS apontando que as maiores empresas da área retêm apenas 5%. Por conta disso e da grande variedade de tamanhos das empresas, é difícil apontar problemas generalizados. Um desses problemas que já está sendo tratado por eles é o do alto índice de turnover.

O próximo passo da empresa é o de usar a tecnologia para obter dados dos colaboradores, cruzá-los com a literatura de saúde ocupacional e então prever o afastamento de um colaborador antes que aconteça. “Pegue hoje um colaborador que passa a maior parte do tempo movimentando-se, mexendo-se, levantando, abaixando, esfregando vasos, passando por temperaturas e níveis de ruídos estressantes.

Isso a gente consegue colocar dentro da base literária que é aberta ao público, mas dá para a gente cruzar esses dados, sendo eles capturados e prever esse afastamento. É nisso que a gente vem trabalhando agora, capturar todas essas informações de campo, jogar dentro de uma estrutura de treinamento e ela começar a informar isso para a gente e a gente começar a trabalhar isso junto com a RH também das companhias”, aponta Balista.

O caso aponta como os próximos passos para a evolução do mercado de FM estão ancorados na tecnologia e, portanto, não há nada mais essencial hoje do que estar atualizado. Se você quiser estar à frente da média do mercado e se atualizar com práticas de vanguarda, não deixe de participar do 19º Congresso InfraFM América Latina, o maior encontro de profissionais de Facility, Property e Workplace Management do continente.

Clique aqui e saiba mais.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP