Sorteios 11ª Expo
 

Varejo em loja física pode se beneficiar com alta dos combustíveis

E-commerce tem dificuldade para sustentar frete grátis

Com a disparada no preço da gasolina e do diesel, o frete grátis e as entregas rápidas oferecidas pelo e-commerce se veem ameaçadas. É o que prevê a diretora-executiva da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol), Marcella Cunha. "O operador logístico não consegue absorver esse custo e precisa repassar para os clientes", disse à imprensa. Segundo ela, 40% a 60% dos custos de um operador logístico atualmente são dedicados ao combustível.

O cenário, apesar de negativo para o setor varejista como um todo, pode impactar no comportamento do consumidor, fazendo com que este recorra às lojas físicas. De acordo com pesquisa realizada pela MindMiners, entre julho e agosto de 2021 com mais de 2 mil pessoas, os consumidores ainda preferem comprar em lojas físicas produtos como remédios, acessórios para pets e itens para casa. As melhores características das lojas físicas citadas pelos entrevistados foram a possibilidade de ver o produto ao vivo (75%), de levar o produto para casa após a compra (63%), poder tirar dúvidas com o vendedor (48%), aproveitar o momento da compra para passear (43%), promoções (43%) e ir acompanhado de amigos e familiares ( 26%).

Por outro lado, o pagamento do frete foi apontado como a pior característica das compras online por 68% dos entrevistados, aparecendo antes mesmo da impossibilidade de se ver o produto ao vivo mencionada por 63% deles. Outros pontos negativos do e-commerce citados pelos respondentes foram a dificuldade de devolução em caso de problema (51%) , o prazo de entrega (50%), a insegurança dos dados pessoais (38%) e a ausência de vendedores (12%).

No estudo, 87% das pessoas ainda afirmaram que já desistiram de um carrinho de compra online após terem visto o valor do frete. Na tentativa de contornar essa desistência, algumas empresas passaram a mostrar o cálculo da taxa na página de compra do próprio produto, ou então oferecer a entrega grátis para clientes com assinaturas de fidelização ou que fazem compras com valores mais altos.

Entretanto, no contexto atual, até mesmo os marketplaces das marcas referência no Brasil quando se trata de e-commerce estão revendo suas estratégias. No Mercado Livre, as compras de supermercado que ganhavam frete gratuito a partir de R$ 79 passam a ter o benefício apenas quando o cliente gasta a partir de R$ 199. Já a Amazon, que tem frete gratuito para quem é assinante do serviço Prime, reajustou o seu plano mensal de R$ 9,90 para R$ 14,90, enquanto a anuidade foi de R$ 89 para R$ 119.

Para Maurício Romiti, diretor administrativo da Nassau Empreendimentos - empresa que administra vários shopping centers pelo Brasil, como o Center3, na Avenida Paulista -, a queda no preço do combustível com a recente redução da alíquota do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] diminuiu a pressão sobre o frete, mas o preço histórico continua alto, o que reflete nos valores do varejo físico e digital. Além disso, o gestor aponta que a alta do câmbio também pressiona os itens importados do varejo.

Para ele, o cenário não deve mudar o comportamento do consumidor de comprar pela internet adquirido, sobretudo, na pandemia. "O online veio para ficar e pode conviver bem com a experiência de ir ao shopping ver o produto ao vivo, passear com a família. O que as empresas têm adotado atualmente é a chamada estratégia omnichannel, que oferece múltiplos canais de atendimento de forma integrada. Comprar online e retirar o produto na loja física, por exemplo", analisa Romiti.

Mauricio Romiti, Diretor financeiro e administrativo da Nassau Empreendimentos.

Fotos: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Siemens adquire a Brightly Software

A transação tem como objetivo acelerar o crescimento no negócio das ofertas digitais da Siemens para edifícios inteligentes

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP