Sorteios 11ª Expo
 

Fachadas verdes crescem e demandam por novas soluções em todo o mundo

Floreira de Fachada Predial da VG chega para atender às demandas de projetos

​No dia 13 de julho, o Grupo VG - holding responsável por gerir e acelerar as greentechs, como Vertical Garden, ONE, G-BRANDS, Watanabe e Verdetec - , e com maior equipe multidisciplinar de sustentabilidade e ESG da América Latina, apresentou na Sala Filomena Cucina do Hotel Rosewood, uma grande inovação para o mercado imobiliário: Floreira de Fachada Predial.

Trata-se de uma solução inovadora desenvolvida a partir da necessidade urbana onde as construções passam a se verticalizar, optando também pelo modelo de verticalização da paisagem nas fachadas.

O evento trouxe uma roda de conversa sobre mercado de arquitetura, incorporação, tecnologia e sustentabilidade

com: Harry Lorenzi, Engenheiro Agrônomo e Fundador do Instituto Plantarum; ; Benedito Abbud Me da Arquitetura e Urbanismo Paisagista; Bruno Watanabe, CEO da Vertical Garden; Grazielle Gomes Rocha, Diretora na Aflalo e Gasperini Arquitetos e Felipe Faria, CEO da GBC Brazil.

Na conversa os temas pontuados pelos especialistas permearam da importância da formação profissional, considerando que o paisagismo integra vários modelos e dimensões de projetos, bem como a inteligência artificial que veio contribuir para identificar e apresentar os nomes de uma infinidade de plantas disponível no ecossistema. Também foi comentado que o aumento pelo consumo de plantas durante a pandemia, quase que dobrou a produção na cidade Holambra/SP.

Nos lares, os 3 "P" continuam muito presentes, principalmente com a vivência da pandemia:  As Pessoas (é claro), os Pets e as Plantas. E os especialistas deixam claro que é importante perceber que hoje a natureza é premissa nos projetos de arquitetura, que precisam ter uma visão ecossistêmica do edifício, pois estamos no meio de uma revolução verde, em todo o mundo.

Watanabe, comenta que foram desenvolvidos dois projetos de Floreira, a estrutural e a embutida. "O intuito é simplificar a vida das incorporadoras, trazendo a tecnologia e praticidade na hora de projetar e executar, sendo modular e totalmente ajustável às necessidades dos edifícios."

As floreiras de fachada predial desenvolvidas pela Vertical Garden funcionam com a tecnologia autoirrigável, baseada no princípio da capilaridade da água, além de evitar a proliferação de mosquitos, minimiza a periodicidade de manutenções e fornecedores num único espaço, entre eles jardineiro, revestimento, drenagem, serralheria e outros.

Danilo Vilela, Diretor de Negócios I Especialista em Marketing & Design Biofílico, informa que a Vertical Garden oferecerá ao seu cliente a Biblioteca BIM (Building Information Modelling) ou Modelagem da Informação da Construção, no qual estão disponíveis os desenhos 3D das Floreiras de Fachada, tanto a embutida quanto a estrutural, contendo os parâmetros para a modulação do produto no projeto e a configuração para o levantamento de quantitativos dos materiais envolvidos.

Um ponto que se destaca da Floreira estrutural é a tecnologia "Air Pruning" que controla naturalmente a temperatura das plantas, evita o mofo e apodrecimento das raízes, promovendo a rapidez no desenvolvimento das espécies de plantas e possui uma melhor absorção de nutrientes, não sendo necessário oferecer muita água, além de proporcionar economia aos cultivadores.

Além da necessidade de uma solução estética, funcional e sustentável, este tipo de floreira também permite conforto nos apartamentos, equilíbrio de temperatura, redução da poluição de ar e redução de barulho externo. " Trata-se de uma evolução deste conceito para novos empreendimentos. Uma vez que os atuais não são tão funcionais", explica Bruno Watanabe CEO da Vertical Garden.

Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP