CARREGANDO O CONTEÚDO
19º Congresso InfraFM América Latina

O maior encontro de profissionais que atuam em Facility, Property & Workplace Management da América Latina.
3, 4 E 5 DE JUNHO DE 2024

Carregando as informações...
Dúvidas sobre o Evento?
Fale com a nossa equipe
Expo - INFRAFM

Maior encontro de profissionais que atuam em 

Facility, Property & Workplace Management

INSCREVA-SE JÁ

Detalhes do Evento:

Local: Pavilhão Azul do Expo Center Norte | São Paulo/SP

Data: 3 de junho de 2024 - Visitas Técnicas

         4 e 5 de junho de 2024 - Palestras e Networking

25 anos, do invisível ao indispensável

Durante um quarto de século, a função do Facility Manager evoluiu de uma posição discreta nos bastidores para se tornar crucial e indispensável nas organizações. A revista InfraFM, com sua trajetória de 25 anos, desempenhou um papel fundamental ao destacar o trabalho árduo destes profissionais incansáveis, tornando o campo de Facilities, Property & Workplace Management (ou FM para os íntimos) o mais visível e essencial do que nunca. No entanto, essa evolução continua, e a InfraFM escolheu o slogan "25 anos, do invisível ao indispensável" como uma homenagem a esses profissionais e à própria revista, preparando-se para o futuro.

Para a 19ª edição do Congresso InfraFM América Latina, as temáticas se concentram em tópicos emergentes, como o uso de tecnologia (PropTech) na gestão imobiliária, inteligência artificial (IA) na administração de instalações, desafios relacionados às mudanças climáticas, economia circular, relatórios ESG e bem-estar dos indivíduos. Esses desafios e oportunidades afetam profissionais de FM em todo o mundo, independentemente do tamanho da organização, cultura corporativa ou localização geográfica. O programa do congresso foi cuidadosamente desenvolvido em torno desses temas emergentes.

Convite Especial:

 

Venha participar do maior encontro de profissionais que atuam em Facility, Property & Workplace Management 

Garanta já sua participação!

INSCREVA-SE JÁ

"Com mais de 25 anos de expertise, a InfraFM® é sinônimo de conhecimento profundo no setor. Ao participar do nosso congresso e feira, você não só se capacitará para enfrentar os desafios atuais e futuros, mas também impulsionará sua carreira, expandirá sua rede de contatos e estará à frente das mudanças no mercado. Esteja conosco e potencialize o valor que você traz para sua organização."

Léa Lobo - Diretora de Conteúdo

Visitas Técnicas - ESGOTADAS

3 de junho de 2024 (segunda-feira)

 JAPAN HOUSE 

JAPAN HOUSE

 A Japan House São Paulo oferece atividades variadas em sua sede  na Avenida Paulista e através de sua presença digital com conteúdo,  exposições, palestras, seminários, eventos culturais e performances  artísticas. O espaço na Avenida Paulista abriga também uma biblioteca,  um restaurante, um café e lojas, e está disponível para o lançamento de  produtos, encontros de negócios, seminários executivos e outros eventos  empresariais. Então, o que podemos aprender com a gestão de Facilities  neste disruptivo Centro Cultural?

  

localiza&CO

Localiza&CO

A Localiza&CO é uma das maiores e mais completas plataformas de mobilidade do mundo. Trazem na sua história resultados extraordinários, fruto da dedicação de mais de 17 mil colaboradores empenhados em encantar pessoas e escrever com elas histórias incríveis. Nesta visita iremos conhecer a nova sede da companhia em São Paulo.

Enel

ENEL

O  espaço na sede da holding Enel Brasil, situado no complexo Parque da  Cidade, representa a vanguarda da engenharia corporativa, sendo  meticulosamente concebido para se adequar a um modelo de trabalho  híbrido. O compromisso inabalável da Enel Brasil com a qualidade de vida  de seus colaboradores foi reconhecido com a conquista da mais  prestigiosa certificação do mercado, que avalia a promoção  do bem-estar nas instalações físicas: o selo WELL, uma certificação  concedida pelo respeitado Green Building Certification Institute (GBCI).

DuPont 

DU PONT

Nesta  visita, você conhecerá uma construção sob medida (built-to-suit), e  acompanhará a notável transformação da empresa que culminou na  realocação da sede corporativa da DuPont para um novo edifício em  Alphaville, na cidade de Barueri/SP. Este projeto consolidou sete locais  distintos, proporcionando uma infraestrutura sob medida para os  laboratórios da empresa. Agora, todas as operações estão  unificadas em um único edifício, que conquistou as certificações LEED Gold e WELL Platinum, atestando seu compromisso com a sustentabilidade e  o bem-estar.

Gimba 

Gimba

Os  centros de distribuição desempenham um papel crucial na cadeia de  suprimentos, facilitando a eficiente separação e distribuição de  produtos  para entrega. Nesta visita, o congressista poderá ver como funciona o  recebimento de mercadorias, armazenamento, processamento de pedidos,  embalagem, verificação do pedido para garantir a precisão das entregas,  roteirização de entrega.

CBRE 

CBRE

A  CBRE, líder global em serviços imobiliários, orgulha-se de seu  escritório central como um modelo de sustentabilidade, proporcionando  ambientes altamente flexíveis e colaborativos que estimulam tanto a  produtividade quanto a inovação. Além disso, o escritório ostenta três  prestigiosas certificações: FitWell, destacando-se nos fatores  relacionados à saúde e ao bem-estar dos ocupantes; LEED  Platinum, reconhecendo seu compromisso com práticas sustentáveis; e Certificação Guiaderodas, garantindo acessibilidade para todos os usuários.

AURI FARIA LIMA 

AURI FARIA LIMA

Empreendimento multiuso com uma torre de escritório AAA, totalizando 14.657 m² de área BOMA, localizado a poucos passos da Avenida Faria Lima. Durante a visita, será possível observar os diferenciais e a beleza do prédio inaugurado no ano passado. Como resultado dos investimentos e atenção aos detalhes durante o planejamento do edifício, o Auri Faria Lima recebeu as certificações LEED Gold e HBC, sendo reconhecido pelo Internacional Properties Award antes mesmo da inauguração.

Patrocinadores

Diamante

Prata

Bronze

Apoio Educacional

Programação de palestras

mouse animado

Programa

(Sujeito a alteração, sem prévio aviso)

4 de junho de 2024 (terça-feira)

Credenciamento: 8h às 8h55

Abertura Oficial: 9h às 9h25

25 anos, do invisível ao indispensável

MÓDULO 1 - ESTRATÉGIA

Presidente de Mesa

REGINA CÉLIA SILVA, Síndica do Condomínio Paulista Home Resort, situado  na Rua Frei Caneca, no bairro Bela Vista - São Paulo. Nessa posição, é  responsável por gerenciar o complexo que abrange quatro imponentes  torres, garantindo a eficiência  e harmonia. Possui formação em Administração, Hotelaria e Sindicância  Profissional. 

9h30 às 10h25 

INTEGRAR ECONOMIA CIRCULAR NOS PRÉDIOS DE TRABALHO É UM DOS TÓPICOS EMERGENTES PARA FACILITY MANAGEMENT 

Abordaremos a crescente importância da Economia Circular e como ela se relaciona diretamente com a gestão de instalações/prédios de trabalho. Inicialmente, lançaremos luz sobre os conjuntos de habilidades emergentes que são essenciais para alavancar os princípios e modelos da Economia Circular dentro das estruturas de conhecimento de FM já existentes. Após entender a importância da aplicabilidade da economia circular, o congressista acompanhará como é a gestão no case da HCor na área de Resíduos com Andréia Azevedo e Eficiência Energética e Operacional, com Paulo Cesar Frade.

ANDRÉIA AZEVEDO, Coordenadora de Meio Ambiente no Hcor, possui expertise na implantação e manutenção da norma ISO 14001 e desempenha um papel fundamental na manutenção dos padrões da Joint Commission International. Graduada em Gestão Ambiental e pós-graduada em Gerenciamento de Resíduos Sólidos pelo Centro Universitário Senac, ela tem experiência em ambientes hospitalares, empresariais e industriais.

PAULO CESAR FRADE, Coordenador de engenharia hospitalar no HCor, é engenheiro mecânico formado pela Universidade Mogi das Cruzes. Tem experiência na gestão de infraestrutura, com foco na segurança das pessoas, eficiência energética, operacional e mitigação dos riscos para o negócio. Possui Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. 

10h30 às 11h25

ESTRATÉGIAS PARA COMUNICAR VALOR E GARANTIR APROVAÇÃO DE PROJETOS JUNTO Á ALTA GESTÃO

A habilidade de um Facility Manager (FM) em interagir com o C-Suite (alta administração) é crucial para assegurar o êxito e a concretização de projetos e iniciativas em FM. A chave para essa interação bem-sucedida reside na comunicação eficiente e na aptidão para enfatizar o valor e o retorno sobre o investimento (ROI) dos projetos propostos. O propósito desta palestra é ressaltar o papel vital do FM dentro da organização e abordar os desafios inerentes à comunicação com a alta administração. É fundamental reconhecer que a linguagem predominante deste grupo gira em torno de ROI, valor sustentado ao longo do tempo e estratégias de negócios. Vale ressaltar que o que o CFO deseja ouvir pode diferir substancialmente das expectativas do CEO ou do COO.

GIULLIANO SANDRINI, Head de Facilities & Real Estate na BRF, é um profissional com vasta experiência nas áreas de Compras/Procurement, Centro de Serviços Compartilhados e Facilities & Real Estate. Ele acumula experiências em empresas multinacionais de grande porte, como Electrolux e BRF (Sadia e Perdigão). Sua formação inclui graduação em Engenharia Elétrica e mestrado em Administração Estratégica.

BRUNO SCHMIDT, Executive Manager de Facilities e Real Estate na TIM Brasil. Profissional com 20 anos de experiência em posições de Gestão de Operações, Facilities, Projetos/Obras e Real Estate, em empresas nacionais e multinacionais (BRMALLS, VIVO, MADERO, TIM) com forte atuação em gestão, eficiência, resultado, atendimento ao cliente e foco em pessoas. 

11h30 às 12h25

A DIVERSIDADE NAVEGANDO NOS AMBIENTES DE TRABALHO E COMUNIDADES

As palestrantes, cada uma na sua experiência, falarão sobre a complexidade da diversidade em ambientes profissionais e comunidades, considerando ideologias contemporâneas como o marxismo cultural e a teoria crítica, que exploram questões de raça, gênero e sexualidade, destacando dinâmicas de poder e opressão. Destacamos a importância de evitar impor moralidades, buscando soluções intermediárias e promovendo a diversidade de pensamento no ambiente de trabalho. Isso inclui uma atenção especial à gestão de colaboradores próprios ou terceiros, sem perder de vista a influência as comunidades locais. Cada uma das palestrantes apresentará seus cases.

CÁSSIA ALMEIDA, Profissional com expertise em Responsabilidade Social, ESG/ASG, Relacionamento com Comunidade, ODS,  Mediação, Gestão Estratégica e Gestão da Marca.  Com experiência em diferentes segmentos e empresas de portes variados, atuou, durante 11 anos, como Executiva da FACOP (Facilities) e a partir de 2023 atua como consultora.  Palestrante, mediadora e professora destaca em sua trajetória ações voluntárias, mentora e conselheira em instituições nacionais e ações humanitárias na India e Africa.

BRISSA HERVAS DO AMARAL, é Facilities Manager para a América Latina na Peróxidos do Brasil, com 17 anos de carreira em empresas globais. Sua experiência inclui Comercial, Comércio Exterior e gestão multicultural de equipes na América Latina. Nos últimos três anos, liderou a reestruturação dos espaços de trabalho para um ambiente mais colaborativo e humanizado como gestora de Facilities. Além disso, atua como guardiã dos temas de diversidade, especialmente relacionados a pessoas com deficiência, e é presidente da ONG Junior Achievement no Paraná.

MÓDULO 2 - GESTÃO TERCEIROS

Presidente de Mesa

FLAVIA KNOPLOCH, Head of Facilities na Zurich Insurance Company. Executiva com mais de 20 anos de experiência em arquitetura e planejamento de projetos corporativos.

9h30 às 10h25

ESTABELECENDO PARCERIAS MUTUAMENTE BENÉFICAS PARA CONTRATOS COM TERCEIROS

Nesta palestra, abordaremos os princípios-chave para garantir um relacionamento contratual de sucesso no contexto do Facilities Services. Destacaremos a importância de investir tempo adequado durante o processo de contratação. Ademais, discutiremos a necessidade de uma transparência robusta e como enfrentar tópicos que podem inicialmente parecer desconfortáveis, mas são essenciais para a saúde da parceria. Por fim, exploraremos a relevância da integração precoce das operações locais e como lidar eficazmente com alterações orçamentárias. O objetivo da temática é que os profissionais saiam equipados com estratégias e insights para construir parcerias ganha/ganha duradouras.

FLÁVIA BARAÚNA, Diretora Services Brasil na Enel Brasil, conta com uma trajetória profissional de 25 anos, se destacando como uma especialista apaixonada pelos setores de Facilities, Real Estate e CSC. Graduada em Ciências Contábeis pela UERJ, Flávia possui um MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Na Enel, atou em diversas áreas da empresa, sendo reconhecida pela estruturação de Suprimentos nas empresas de Geração.

KEILA HANASHIRO, Head de Hospitalidade no TOOLS Digital Services, empresa do Grupo Santander, é uma profissional com mais de 20 anos de atuação na gestão de serviços. Ao longo da jornada, trabalhou em grandes empresas como companhias aéreas, hotéis, serviços de catering e na organização de eventos. Como Green Belt, atuou a frente de grandes projetos em busca da melhoria contínua dos serviços e oportunidades de eficiência. 

10h30 às 11h25

DECIFRANDO KPIS COMO UMA ESTRATÉGIA EFICIENTE PARA GESTÃO DE FACILITIES SERVICES

No mundo do gerenciamento de serviços de Facilities, os Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) são frequentemente citados, mas será que realmente compreendemos seu verdadeiro significado e aplicação? Aqui, abordaremos o mito comum de que todos os KPIs são criados de forma igual, desvendando por que nem sempre um KPI é verdadeiramente um KPI. Iremos exemplificar métodos para estabelecer medidas eficazes, tanto de uma perspectiva top-down quanto bottom-up. Além disso, destacaremos a importância de não apenas monitorar, mas também gerenciar resultados, tomando medidas proativas com base nas informações coletadas, afinal aquilo que não se mede, não gerencia!

MARIA CAROLINA CALEFFI FÁVERO, Senior Facility Manager na gestão nacional de clínicas e laboratórios na Ânima Educação. Como administradora apaixonada por Finanças, Processos, Planejamento e, claro, Pessoas, acumula mais de 10 anos de experiência na área de Facilities, concentrando-se principalmente no segmento educacional em empresas nacionais e multinacionais.

FLAVIO EDSON FARIA DA SILVA, Coordenador Administrativo no Grupo Profarma e responsável pela infraestrutura de Facilities da sede do grupo, ele é graduado em Processos Gerenciais e possui MBA em Logística e Supply Chain Management. Com 24 anos na área de FM, possui experiência na implementação e gestão de projetos de fazendas fotovoltaicas para atender as demandas das nossas farmácias.   

11h30 às 12h25

ELEVANDO A QUALIDADE EM GESTÃO COM ESTRATÉGIAS PARA CONTRATAÇÃO E MONITORAMENTO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

Exploraremos as melhores práticas para aprimorar a contratação e a gestão de serviços terceirizados no campo de FM, incluindo o conceito do IFM – Integrated Facility Management. Os participantes terão insights de como identificar e se beneficiar da expertise dos especialistas no setor, através de processos competitivos bem estruturados; a importância e o método de uso de métricas de desempenho e sistemas de informação para efetivamente gerenciar e monitorar os serviços. Oldemar Bandeira apontará  estratégias para refinar os requisitos de contratação, atraindo assim prestadores de serviços de maior qualidade e Breno Barcellos nos contará sobre os benefícios e aprendizados com a contratação e gestão integrada de Facilities, utilizando a ciência de dados como um direcionador estratégico na tomada de decisões.

OLDEMAR BANDEIRA, Diretor de Real Estate e Facilities, Brasil e Argentina, na TechnipFMC. Sua expertise abrange Gerenciamento de Projetos, Gestão Administrativa e estratégias de reestruturação. Possui habilidade na integração de processos decorrentes de fusões e aquisições, maximização de espaços, eficiência operacional, remodelagem gerencial.

BRENO BARCELLOS, Manager - Real Estate, Facilities e Workplace Management na Basf. Possui mais de 20 anos de experiência em gestão de serviços, foi responsável por liderar o desenvolvimento, implantação e consolidação da estratégia do IFM na BASF com expressivos ganhos em redução de custo e aumento da satisfação interna com relação ao nível de serviço. 

12h30 às 14h25 – Intervalo Almoço e visitação a 11ª Expo InfraFM

MÓDULO 3 - WORKPLACE

Presidente de Mesa

ANA CRISTINA VIDAL, conta com mais de 15 anos de experiência em controle de instalações, soluções de ambiente de trabalho, planejamento e gerenciamento de projetos. Além disso, possui sólida expertise em finanças.

14h30 às 15h25 

ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PARA ANÁLISE E GESTÃO DE PORTFÓLIO IMOBILIÁRIO

No universo da gestão de instalações, a capacidade de avaliar e operacionalizar imóveis torna-se um diferencial estratégico. Ao entender como avaliar propriedades em relação a fatores quantificáveis, o profissional pode tomar decisões mais informadas e otimizar o desempenho do portfólio imobiliário. Como avaliar o valor e a operacionalidade de imóveis?  Como identificar pontos fortes e fracos em um conjunto de propriedades, seja ele atual ou em perspectiva? Como essas avaliações influenciam as decisões de compra, venda, renovação ou manutenção, considerando o ciclo de vida de um imóvel e como a análise correta pode levar a economias significativas ao longo do tempo. 

JULIANA DIAS, Workplace Services Manager no Google. Trabalhou em diferentes aspectos do setor imobiliário, atuando como Prestador de Serviços, Gerente de Serviços e como cliente desses serviços. Com experiência em empresas centenárias e startups, a executiva possui as ferramentas necessárias para oferecer soluções e estratégicas e de alta qualidade.

CRISTINA CASTROVIEJO VILELA, Gerente de Facilities na região Cone Sul da Marsh McLennan, se destaca pela formação em Direito. Com vasta experiência na administração de Facilities, Compras e em funções administrativas diversas, Cristina concentra esforços na otimização de serviços, redução de despesas e manutenção eficiente dos escritórios. Além disso, oferece suporte especializado em Real Estate.

15h30 às 16h25

PROJETOS CONCEITOS EM WORKPLACE COM DESIGN INCLUSIVO

No coração dos Facilities e Workplaces Management moderno está a urgente necessidade de criar espaços que reflitam a diversidade e complexidade da experiência humana, focando na equidade em saúde, neurodiversidade e processamento sensorial. Abordaremos a visão fundamental de projetar para patrimônio, buscando criar espaços que atendam a todas as necessidades humanas de forma justa e sustentável. Para proporcionar uma perspectiva prática, Ana Lígia Costa destacará a importância da padronização de diferentes sites, conferindo uma identidade visual única. 

ANA LÍGIA COSTA, apaixonada por gestão de Facilities na Raízen, com mais de 12 anos de experiência em áreas como Gestão de Facilities, Supply Chain e Gestão Administrativa. Sua expertise inclui gerenciamento e implantação de contratos, liderança de equipes multidisciplinares, gestão de custos, controle de indicadores, demonstração de resultados, melhoria contínua de processos, mitigação de riscos operacionais, negociações, cronogramas, gestão de fornecedores e implementação de soluções.

ANTONIO BRITO, Com mais de 30 anos de experiência liderando as atividades de gestão dos ativos imobiliários, infraestrutura das instalações dos sites produtivos e administrativos da BASF, por meio da governança técnica da operação e gestão dos diversos contratos de prestação de serviços de terceiros. Possui expertise na gestão e definição da estratégia de Real Estate & Facilities, maximização de espaços, eficiência em processos produtivos e pessoas, promovendo diversidade e equidade junto aos times que lidera.

JULIANA RIBEIRO, Head de Projetos e obras CSC Raizen e Fundadora da  área de gestão integrada de projetos com a unificação do VMO, PMO e Engenharia, agrega estratégia, performance e resultado dentro de seu portfólio. Com 14 anos de experiência em grandes obras de Infraestrutura pesada e interiores de alto padrão direcionada aos segmentos de açúcar, etanol, alimentação ,varejo, saneamento, gás e petróleo, possui como focos principais a expansão dos negócios e upgrade de performance.

16h30 às 17h25

ESPAÇO VERSUS PESSOAS: ESTRATÉGIAS ESPACIAIS E ORGANIZACIONAIS PARA O ESPAÇO DO TRABALHO

Em um mundo em constante evolução, qual é o fator determinante para o sucesso de uma organização: o espaço em que operam ou as pessoas que nele trabalham? Nesta palestra exploraremos a dinâmica entre estratégias espaciais/imobiliárias e estratégias pessoais/organizacionais. Analisaremos como ambas as estratégias podem ser integradas para criar ambientes de trabalho otimizados, promovendo produtividade, bem-estar e adaptabilidade no cenário de trabalho moderno. Tahiná Sessa abordará o olhar do Proprietário pensando no espaço para os locatários, enquanto Ana Paula Rocha apresentará estudo de caso sobre a mudança física dos escritórios da PwC.

TAHINÁ DI SESSA RIBEIRO, Especialista em Facility, Property e Workplace Management. Com experiência em gerenciamento de contratos, projetos e obras em Fundo de Investimento Imobiliário, ela realiza interface entre equipes, direção, jurídico e suprimentos. 

ANA PAULA ROCHA, Gerente Sênior de Facilities na PwC, com 20 anos de experiência em Gestão de Instalações. Na PwC, supervisiona infraestrutura, serviços, contratos e aquisições; lidera projetos de realocação em diversas cidades, abrangendo aproximadamente 34.000m². 

MÓDULO 4 - ESG

Presidente de Mesa

CLARICE DEGANI, Diretora Executiva no CBCS - Conselho Brasileiro de  Construção Sustentável. Com doutorado em Engenharia Civil, sua especialização concentra-se na sustentabilidade nas edificações, tendo  como foco principal a certificação  ambiental de novas edificações, renovações e o gerenciamento de facilidades. 

14h30 às 15h25 

COMO CONSTRUIR UM PROGRAMA DE GESTÃO DE ENERGIA CORPORATIVA EFICIENTE?

Nesta palestra, abordaremos a importância das parcerias estratégicas na jornada rumo a operações corporativas mais sustentáveis. Exploraremos os passos essenciais para desenvolver e implementar um programa de gestão de energia eficaz, desde a seleção de tecnologias verdes até a colaboração com stakeholders internos e externos. Além disso, discutiremos como tais programas não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também resultam em economia significativa e valor agregado para as empresas. Prepare-se para uma abordagem holística da sustentabilidade corporativa, onde a cooperação e o desempenho andam de mãos dadas. E acompanhe os benefícios da adesão a modalidade de Geração Distribuída, no case do Grupo Mendes.

THALES CARVALHO RUSSO NEVES, Coordenador de Contas Públicas no Assai, acumula mais de 8 anos de experiência dedicados ao setor de energia. Engenheiro eletricista especializado em sistemas elétricos de energia, seu percurso inclui consultoria estratégica interna de energia, regulação, otimização de custos, implementação de projetos de eficiência energética, geração distribuída e mobilidade elétrica. 

VALDEZ LOPES, Head Energy na INEER, Grupo Mendes, com mais de uma década de experiência na indústria de energia. Seu foco principal está na implementação da Indústria 4.0, liderando iniciativas de digitalização de processos, automação e inteligência de dados. Destaca-se por conquistar com sucesso o parecer de acesso junto à concessionária CPFL Piratininga SP, alinhado à Lei 14.300 e ao Marco Legal da Geração Própria de 2022.

15h30 às 16h25

RETROFIT DE EDIFÍCIOS PARA OPERAÇÕES SAUDÁVEIS E EFICAZES

Atualmente, a gestão de instalações desempenha um papel crucial no cenário de construções e operações sustentáveis. Mais do que apenas manter um espaço funcional, trata-se de pavimentar o caminho para o futuro. É essencial discutir como o retrofit pode contribuir para alcançar o objetivo de Net Zero em emissões de carbono e como influencia na criação de ambientes internos saudáveis. O objetivo das palestras é proporcionar aos participantes uma clara percepção do papel vital que o retrofit desempenha na promoção da sustentabilidade e na manutenção de edifícios mais saudáveis e eficazes. Serão motivados a enxergar a gestão de instalações sob uma perspectiva renovada: como um catalisador de transformações positivas e duradouras. Nos dois casos de retrofit, Dino Soccol compartilhará insights sobre o prédio Sicredi em Porto Alegre/RS, enquanto Sidney Saad Angulo aborda o case do E-business Park, em São Paulo.

Dino Soccol

DINO SOCCOL, Gerente de Patrimônio e Serviços no Sicredi, é responsável pelo gerenciamento das atuais edificações (40.000m2) do centro administrativo. Destaca-se pela implementação de estratégias sustentáveis, como a construção de uma central de resíduos, o que levou o Sicredi a obter a recertificação LEED do prédio no nível Platinum.

SIDNEY SAAD ANGULO, Investidor em fundos imobiliários, dedica-se à administração e locação de imóveis, com ênfase em soluções sustentáveis. O complexo empresarial E-business Park, em São Paulo, destaca-se como o principal ativo do grupo do qual Sidney faz parte. Engenheiro civil, ele adquiriu o primeiro imóvel comercial em 1987, expandindo gradualmente sua carteira imobiliária.  

16h30 às 17h25

POLÍTICA AMBIENTAL COMO ALAVANCA ESTRATÉGICA PARA INSTALAÇÕES PREDIAIS

No atual panorama global, a política ambiental não é apenas uma preocupação, mas uma estratégia vital para as instalações prediais. Esta palestra se propõe a elucidar o impacto direto da política ambiental nas instalações e como os profissionais de Facility e Property Management podem navegar neste cenário. A audiência será guiada sobre como traduzir requisitos políticos complexos em planos estratégicos e tangíveis, garantindo a eficácia e a conformidade em todo o portfólio de instalações. Daniela Galante contará sobre o case sustentabilidade e eficiência na DuPont e as certificações alcançadas. Já Elisabete Afonso aborda o case do Palácio Austregésilo de Athayde, no Rio de Janeiro

DANIELA GALANTE, Líder de Facilities Services & Real Estate Brasil na DuPont. Arquiteta, que possui 15 anos de experiência na área de gerenciamento de Facilities e está na DuPont há 5 anos. A profissional se destaca por liderar projetos sustentáveis, como a certificação Leed Gold e Zero Energy.

ELISABETE AFONSO, Gerente de Operações na Engepred, é arquiteta e pós-graduada em Engenharia de Manutenção, com mais de 25 anos de experiência em Facilities. No gerenciamento do Palácio Austregésilo de Athayde, foi reconhecida pelo Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2023 na categoria Responsabilidade Social e indicada para concorrer ao Global FM Awards.     

17h30 às 20h – Visitação a 11ª Expo InfraFM 

5 de junho de 2024 (quarta-feira)

Credenciamento: 8h às 8h55

Abertura Oficial: 9h às 9h25

25 anos, do invisível ao indispensável

MÓDULO 5 - TECNOLOGIAS

Presidente de Mesa

MARCIA FERRARI, Head of Consultant Business na Neowrk, Presidente Infra  Women Brazil, e Membro do conselho IREE e ABRAFAC. Com mais de 20 anos  de experiência, colaborou com conglomerados como RICS, Hilti e Cushman  & Wakefield. Possui um  mestrado em Finanças Internacionais pela Sorbonne Business School.  

9h30 às 10h25 

BIM NA GESTÃO DE ATIVOS E GÊMEOS DIGITAIS: PENSANDO GRANDE E INICIANDO PEQUENO E RÁPIDO. 

Comece por compreender o conceito de Gêmeos Digitais e sua relevância significativa no cenário tecnológico atual, especialmente em operações prediais. Mas, o que realmente distingue esses modelos? A resposta está na poderosa combinação de IoT, IA e análise de dados, que, juntos, amplificam a eficácia dos Gêmeos Digitais. Todas essas tecnologias, aliadas ao BIM (Modelagem da Informação da Construção), possibilitam a gestão centralizada de dados em um modelo digital tridimensional que contém informações detalhadas sobre todos os aspectos do ativo. Isso facilita a localização rápida e precisa de informações relevantes durante a operação e manutenção dos ativos. Proprietários e gestores de ativos imobiliários e de infraestrutura estão perdendo uma grande oportunidade de reduzir custos e otimizar o uso de seus ativos. Nesta palestra, apresentaremos abordagens e estratégias para iniciar essa busca por meio de estudos de caso e exemplos práticos. 

NATÁLIA NAKAMURA BARROS, Consultora BIM, Professora e Coordenadora de pós-graduação em BIM, possui experiência em implementação, gestão, ensino, pesquisa e inovação em BIM. Doutoranda e Mestra em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Unicamp. Desenvolve trabalhos em Modelagem da Informação da Construção (BIM), Gêmeos Digitais, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Indústria 4.0.

ROGERIO SUZUKI, Arquiteto e Urbanista, Mestre em Inovação na Construção pela USP, professor de pós-graduação na Mauá e PUC-RS, com mais de 30 anos de experiência em implantação de soluções CAD/BIM/GIS/EPPM/FM. Coordenador técnico da Academia BIM do Sinduscon-SP e Consultor BIM da CBIC. Coautor do Guia BIM MDIC-ABDI e Especialista do Comitê Estratégico BIM do Governo Federal.

10h30 às 11h25 

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS E DE FROTAS

No painel, discutiremos a importância e as lições aprendidas ao enfrentar desafios específicos na gestão de viagens e frotas. Nosso objetivo é proporcionar uma visão abrangente das melhores práticas, desafios atuais e oportunidades futuras na interseção entre a gestão de viagens corporativas e as tecnologias na gestão de frotas. Pretendemos oferecer insights valiosos para profissionais que buscam aprimorar suas estratégias nesses campos em constante evolução, sem perder de vista a segurança dos colaboradores. O tema sobre frotas ficará por conta de Nelson Gomes e o de viagens com Fernanda Carvalho.

FERNANDA CARVALHO, Gerente de Facilities e Administrativo da holding Elopar, Arquiteta e Urbanista pela FAAP, especializada em Design de Interiores e Design Sustentável pelo Instituto Europeu de Design, MBA em Facilities Management pela Poli/USP e MBA em ESG pelo IBMEC. Fernanda soma 14 anos de experiência em Arquitetura Corporativa e Facilities Management.

NELSON GOMES, Gerente Geral de Serviços Corporativos nos Serviços Compartilhados da Petrobras. Com uma sólida trajetória na área de gestão, possui experiência em Mobilidade Terrestre de Pessoas, Viagens Corporativas, Gestão de Operação de Plano de Saúde, Patrimônio Imobiliário, Transporte de Materiais, Armazenagem, Movimentação de documentos e encomendas e Alimentação

11h30 às 12h25 

NAVEGANDO PELA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA INFRAESTRUTURA DO FUTURO 

No cenário atual, a tecnologia avança a passos largos, colocando os FMers em uma constante adaptação. Esta palestra oferecerá um olhar detalhado sobre as inovações que moldam o futuro da infraestrutura. Vamos discutir o impacto do 5G, WiFi 6 e AV sobre IP na otimização da largura de banda, acesso e eficiência; explorar como as fibras estão transformando a conectividade dentro dos edifícios; e entender como tornar os espaços construídos mais inteligentes e adaptáveis. Além disso, enfatizaremos a importância de garantir uma experiência do usuário (UX) coesa e intuitiva em todas as interfaces.

ROBERTO VILARONGA, Gerente Sênior de Infra Predial, Manutenção, Obras e Facilities na Vivo (Telefônica Brasil). Com uma sólida trajetória na gestão de áreas Administrativo/Financeira e Facilities em empresas nacionais e multinacionais, possui experiência na implementação de cultura de gestão orçamentária, controle de despesas/custos, e conhecimento em ERPs como SAP, Protheus e Datasul.

ROSELI VITOR, Gerente corporativo de Real Estate, Facilities, Frota e Viagens Grupo Energisa. Com uma sólida trajetória profissional de 25 anos, lidera os processos de Facilities, frota, obra civil e viagens corporativas do grupo. Além disso, é responsável pelo planejamento e controle de todas as despesas e investimentos relacionados a esses processos, totalizando um valor de R$200 milhões por ano.  

MÓDULO 6 - OPERAÇÃO

Presidente de Mesa

PAULA MARTINS, Gerente Departamental de Operações e Serviços no Grupo Bradesco Seguros. Arquiteta e Urbanista pelo Mackenzie, com MBA em Administração de Negócios pelo Ibmec e Pós-graduação em Gestão de Projetos pela FIA. Experiência em Gestão de Patrimônio, Gestão de Projetos e Obras, Gerenciamento de Facilities, Missão Crítica de Manutenção e Operação, Contratos e Área Administrativa. Paula possui habilidades sólidas em Gestão de Propriedades e Ativos, sendo orientada para resultados e relacionamento com clientes. 

9h30 às 10h25 

DOMÍNIO DOS CUSTOS OPERACIONAIS COM ESTRATÉGIAS EFICAZES PARA A MANUTENÇÃO DE ATIVOS

Nesta apresentação, mergulharemos profundamente na complexidade e nos desafios da gestão de manutenção em ativos construídos. Abordaremos os múltiplos aspectos envolvidos na propriedade de instalações e como eles influenciam diretamente a manutenção e operação. Além disso, apresentaremos uma análise detalhada das categorias de custos operacionais associadas a diferentes unidades de negócios e instalações.    

MARCOS MARAN, Diretor na MARAN - Gestão de Ativos Físicos. Engenheiro Eletricista, com Mestrado em Sistemas Prediais – Ar Condicionado (MSc. Building Systems-Air Conditioning), MBA em Gerenciamento de Facilidades e Pós-Graduação em Gerenciamento de Manutenção. Mais de 30 anos de experiência em Facility e Property Management, com realizações no âmbito de organização, processos, gestão e execução de planos diretores de operação, manutenção e obras de modernização/requalificação de edifícios. 

ALEXANDRE LARA, Diretor na A&F Partners Consulting e Engenharia. Engenheiro, Mecânico, HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) e Produção (Gestão). Há 30 anos planejando, implantando, modernizando e gerindo áreas de manutenção em diversos equipamentos prediais de diversos segmentos. Atua em sistemas e edificações em busca de seu melhor desempenho funcional e energético, através do planejamento e condução / gestão em processos de comissionamento em operações existentes. Promove a capacitação de profissionais, através de diversas instituições brasileiras.

10h30 às 11h25 

MÉTRICAS ESSENCIAIS EM FACILITIES SERVICES: DIFERENCIANDO AMBIENTES COMUNS E CRÍTICOS 

Na era dos dados, saber como e quais métricas utilizar é crucial para o sucesso da gestão de Facilities Services. Esta palestra abordará o valor de transformar dados das instalações em informações acionáveis, especialmente ao diferenciar ambientes "comuns" de ambientes "críticos". Começaremos definindo o que caracteriza um ambiente como crítico e por que essa distinção é importante. Além disso, enfatizaremos a necessidade de rastreamento, auditoria e aprovações rigorosas em tais ambientes.

FERNANDO VALADÃO BUNIOTTI, Gerente de Facilities e Infraestrutura no Hospital Albert Einstein, ele é administrador de Empresas, pós-graduado em Gestão de Negócios pelo Mackenzie e detém um MBA em Gestão de Serviços de Saúde pelo Ensino Einstein. Sua experiência abrange áreas como Supply Chain, Projetos e Facilities, com atuação em empresas renomadas, como Petz, Banco Bradesco e Vivara/Etna.

PEDRO GALLETTA, Administrador de Empresas, pós-graduado em Engenharia e Manutenção Hospitalar pelo Ensino Einstein. Possui experiência nas áreas de Facility Management, Manutenção Predial e Supply Chain atuando em empresas como Grupo Fleury, Etna/Vivara e Grupo Laureate. Atualmente ocupa a posição de Coordenador de Facilities do Hospital Israelita Albert Einstein, sendo o responsável pela operação de mais de 20 unidades externas.

11h30 às 12h25 

RESPOSTA RÁPIDA NA GESTÃO PARA EMERGÊNCIAS PARA VAZAMENTOS EM TELHADO E ANDARES 

Os danos ao telhado podem causar sérios transtornos e prejuízos, muitas vezes agravados por circunstâncias imprevistas, como eventos climáticos extremos ou até mesmo um incidente com caixas d'água. Esta palestra oferecerá uma abordagem prática para responder a tais emergências, garantindo a integridade do edifício, a segurança dos ocupantes e a operabilidade dos ativos. Compreender os vários meios pelos quais a água pode comprometer a estrutura de um edifício; conhecer os requisitos impostos pelas companhias de seguros; identificar sinais visuais de danos, tanto internos quanto externos, bem como discernir entre os diferentes tipos de danos - seja por desgaste, deterioração ou envelhecimento - e avaliar o risco iminente associado a cada um.

KATIA DE ASSIS, Facilities & Operations Management na MOVER, do grupo DIAGEO. Com 14 anos de expertise, ela implementa programas de melhoria contínua, eficiência operacional e redução de custos. Internamente, foi reconhecida com 11 prêmios em projetos de qualidade, otimização de processos e recursos humanos.

RAFAEL DENARDIN SZABO, Gerente de Infraestrutura na Sthil, lidera Novos Projetos e ampliações industriais no Brasil e LATAM, Gerenciamento de Facilities, Manutenção predial, Utilidades, Segurança Patrimonial, e Gestão da frota e transporte Fretado. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFRGS com ênfase em energia e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.  

12h30 às 14h25 – Intervalo Almoço e visitação a 11ª Expo InfraFM

MÓDULO 7 - RISCOS, PESSOAS E EHS

Presidente de Mesa

ELLEN POMPEU, Diretora Executiva na ICTS Security. Desde 2005, concentra  sua carreira na Gestão e Inteligência em análise de dados relacionados à  Segurança Empresarial, Segurança Pessoal e Condominial, Prevenção de  Riscos e Perdas, Tecnologia  e Compliance. Ao longo da carreira, Ellen atuou em diversos setores.

14h30 às 15h25 

PREPARO E RESPOSTA PARA EMERGÊNCIA E O PAPEL VITAL DO FACILITY MANAGEMENT 

No ambiente corporativo moderno, a segurança e o bem-estar dos colaboradores são de extrema importância. As áreas de Facility Management têm a responsabilidade não só de garantir que as instalações funcionem de maneira otimizada, mas também de estar preparadas para situações emergenciais, como um colaborador que sofre uma parada cardíaca súbita. A importância de estar ciente dos riscos e das possíveis emergências no ambiente de trabalho. Programas de treinamento e implementação de protocolos podem preparar a equipe de FM e outros funcionários para responder rapidamente em emergências.

CELIA BAPTISTA, Facility Manager na Gerdau com 22 anos de experiência tendo atuado em multinacionais na América Latina, destacando-se na gestão de equipes e serviços como recepção, limpeza, manutenção predial, eventos, TI e segurança. Especialista em estratégias para áreas comuns, controle de SLA e KPI, ela gerencia orçamento, documentação legal, ESG, Health&Safety e Security. 

SABRINA MARTINHO ESPINÓS, Manager of Real Estate - Projetos, Obras e Facilities no Mercado Livre.

15h30 às 16h25 

ALINHANDO PESSOAS, POTENCIALIZANDO EQUIPES E DESMISTIFICANDO EGOS NA GESTÃO 

A palestra tem como objetivo explorar os desafios e estratégias relacionados à gestão de pessoas e equipes, com um enfoque especial na dinâmica dos egos no ambiente profissional. Será uma oportunidade para os participantes obterem insights práticos sobre como otimizar a gestão de recursos humanos, promover a eficácia da equipe e gerenciar egos de maneira construtiva.

MARILIA BARBOSA, Coordenadora de Facilities na Eurofarma. Com mais de 15 anos de experiência na área de FM, é especialista em serviços de propriedades, gestão de edifícios, imóveis, e projetos, ela busca proporcionar ambientes seguros, criativos e funcionais, otimizando o uso dos recursos da empresa. É membro ativo do Grupo GAS Facilities, e presidente no GRUPAS - Gestores de Facilities.  

RONALDO RODRIGUES, possui 30 anos de experiencia em Facilities e Procurement. Formado em Economia e pós graduado em Gestão Empresarial pela FGV e Corporate Real Estate pela FDTE - Corenet. Há 22 anos é sócio diretor da KPMG no Brasil, liderando as áreas de Facilities, Compras, Viagens Corporativas e Gestão de Contratos. Sua atuação é sempre direcionada em estabelecer metas alinhadas à estratégia da empresa x aplicando as tendências do mundo de Facilities e compras.

16h30 às 17h25 

O PAPEL ESTRATÉGICO DO FACILITY MANAGER NA GESTÃO INTEGRADA DE EHS 

Nesta palestra exploraremos a interseção vital entre o Facility Management e a gestão de Ambiente, Saúde e Segurança (EHS). Abordaremos a importância de uma abordagem integrada para otimizar o desempenho organizacional, destacando o papel estratégico do Facility Manager nesse cenário. Vamos mergulhar nas responsabilidades tradicionais do Facility Manager e mostrar como elas se alinham de maneira crucial aos objetivos e metas de EHS.

DOUGLAS NARDI CHIGANÇAS, Gerente Administrativo na TIVIT, com uma trajetória consolidada desde 2004 na área de FM. Possui expertise na introdução de indicadores-chave de desempenho (KPI) e acordos de nível de serviço (SLA) em contratos. Participou de iniciativas estratégicas, como a construção de novos sites, retrofit com certificação LEED e implantação de Data Centers.

ANSELMO GALO, Coordenador de Facilities na Mars, possui mais de 20 anos de experiência na gestão de Hard e Soft Facilities. É qualificado como auditor interno e externo, com conhecimento nas normas ISO 45001, 14000, 9001 e TS 16949, além de ser Green Belt - Six Sigma. É responsável pela gestão de budget, liderando projetos técnicos HSE e implementando melhorias contínuas em processos operacionais.   

MÓDULO 8 - MODERNIDADE PREDIAL

Presidente de Mesa

FERNANDA RISTORI, Sales e Marketing Manager na CH3 Construtora e  Incorporadora. Possui mais de 15 anos de atuação no mercado B2B de  arquitetura corporativa e residencial, engenharia, construção civil e  fornecedores do setor. Possui uma  visão abrangente do ecossistema de projetos, obras e construções. (em confirmação)

14h30 às 15h25 

PREPARANDO-SE PARA A NOVA ERA DOS EDIFÍCIOS 

Neste encontro, mergulharemos no emergente mundo dos Padrões de Desempenho de Construção. Iniciaremos com uma compreensão básica do que esses padrões realmente significam e porque eles estão rapidamente se tornando um foco central no mundo das construções e edificações. Analisaremos políticas e exemplos práticos de diversos países, com ênfase no cenário brasileiro. Ao avançarmos, questionaremos o público sobre sua familiaridade e engajamento com tais leis e padrões, criando uma interatividade e conexão direta com a realidade de cada participante. O objetivo é fornecer insights e ações claras que os gestores de instalações devem considerar imediatamente para alinhar suas propriedades aos futuros padrões de desempenho. Concluiremos destacando a importância desses padrões no cumprimento dos objetivos de ação climática global, enfatizando a necessidade urgente de melhorar e adaptar os edifícios existentes.

THIAGO GARCIA SCHIAVONI, No departamento do Patrimônio do Bradesco, lidera projetos de infraestrutura de alta complexidade e planeja os padrões da operação IFM, garantindo eficiência e excelência em cada empreendimento. Arquiteto e pós-graduado em Negócios do Mercado Imobiliário, possui 18 anos de experiência e acumulou uma trajetória em empresas como Hines, Bradesco, Wildlife Studios, Huawei e Firmenich. 

MARICI SOMMERHAUZER HORTA, Gerente de Expansão no Grupo Fleury, ela acumula uma sólida trajetória profissional ao longo de 14 anos, concentrada em renomadas Incorporadoras/Construtoras, tais como Gafisa e Fibra Experts, onde destacou-se pelo gerenciamento abrangente do processo de lançamento de empreendimentos.

15h30 às 16h25 

GERENCIAMENTO DE PROJETOS E OBRAS EM FACILITY MANAGEMENT 

Nesta palestra, os profissionais destacarão as últimas tendências e avanços na gestão de FM, integrando conceitos modernos de gerenciamento de projetos e obras. Desde o uso de novas tecnologias até estratégias para tornar as instalações mais sustentáveis, com a integração de práticas de eficiência energética no ciclo de vida do projeto. Eles também ressaltarão os benefícios da flexibilidade e da colaboração contínua no ciclo de vida do projeto, bem como as tendências regulatórias e normativas, além dos desafios específicos de diferentes setores e regiões.

EDMAR CIOLETTISr. Head de Premisses & Facilities na TOOLS Digital Services, uma empresa do grupo Santander Brasil. Bacharel em Contabilidade pela PUC/MG, com especializações em TI, Gestão de RH, Gestão da Qualidade, Empreendedorismo e Novos Negócios, além de MBA em Gestão Empresarial pela FGV; especialização em Fronteiras do Management (Fundação Dom Cabral), MBA em Business (Rockford University/EUA), MBA em Gerenciamento de Facilidades (Poli/USP) e MBA em Business Innovation (FIAP).

MARCIO FERREIRA DA SILVA, Administrador de Empresas, especialização em gestão empresarial (FGV) e Master in Business Management (Insper), apaixonado por PESSOAS e por grandes Desafios. Atuou na rede Comercial do Bradesco e Santander por 25 anos, atualmente é o Head responsável pela Engenharia & Infraestrutura de Rede no Banco Santander.

16h30 às 17h25 

GOVERNANÇA, AUTOMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO: A TRÍADE DA SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO PREDIAL 

A gestão predial moderna não é apenas sobre edifícios, mas também sobre como esses edifícios interagem com o mundo ao seu redor. Esta palestra irá enfatizar a crucial relação entre a governança de dados, sua automação e o papel das certificações na realização de metas sustentáveis. Os gerentes prediais serão equipados com ferramentas para monitorar e medir o progresso em direção a objetivos ambientais específicos. Além disso, serão discutidos os benefícios tangíveis dessas certificações e exemplos concretos de sua aplicação na prática. Concluindo, a palestra irá sublinhar a necessidade de colaboração contínua para garantir transparência e inovação, permitindo uma gestão predial que não apenas respeite, mas também melhore o ambiente em que está inserido.

ALEX MARTINSProperty Manager na Brookfield Properties, desempenha um papel crucial na gestão de ativos na indústria imobiliária. Sua experiência destaca-se em áreas como negociação, planejamento de negócios, gestão de instalações, administração e gerenciamento de contratos. Com base sólida em finanças, Alex possui Mestrado em Administração de Empresas (MBA) com especialização em Estratégia Empresarial.

ADRIANO ALMEIDA, Diretor Executivo de Infraestrutura, é um profissional altamente qualificado com formação em Engenharia Civil e MBA em Gerenciamento de Projetos e Finanças. Adriano se destaca por liderar o desenvolvimento de projetos de expansão, empreendimentos imobiliários, infraestrutura, Facilities, obras greenfield e retrofit's. O executivo também contribui para o campo acadêmico.    

17h30 às 20h – Visitação a 11ª Expo InfraFM 

Plano de investimento

LOTE 1 (Finalizado)

1 DIA: R$ 1.410,00

2 DIAS: R$ 2.480,00

VENCIMENTO: ATÉ 31 DEZEMBRO/23

LOTE 2

1 DIA: R$ 1.510,00

2 DIAS: R$ 2.850,00

VENCIMENTO: até 29 Fevereiro/24

LOTE 3

1 DIA: R$ 1.640,00

2 DIAS: R$ 3.020,00

VENCIMENTO: até 29 Março/24

LOTE 4

1 DIA: R$ 1.745,00

2 DIAS: R$ 3.210,00

VENCIMENTO: até 30 Abril/24

LOTE 5

1 DIA: R$ 1.835,00

2 DIAS: R$ 3.400,00

VENCIMENTO: até 15 Maio/24

LOTE 6

1 DIA: R$ 2.010,00

2 DIAS: R$ 3.720,00 

VENCIMENTO: até 31 Maio/24

BENEFÍCIOS

• Certificado digital;

• Palestras autorizadas em PDF;

• Interação com os palestrantes;

• Interação com os participantes para networking;

• Acesso livre à 11ª Expo Infra FM, área de exposição com mais de 90 fornecedores;

• Participação em uma visita técnica guiada (sujeito a disponibilidade de vagas)*; 

IMPORTANTE: Para negociações ainda não iniciadas, os valores ofertados nos LOTES podem sofrer alterações ao longo do período e sem prévio aviso. Conforme a demanda pelo evento e a disponibilidade de vagas nas visitas técnicas, a InfraFM reserva-se o direito de corrigir e ajustar as condições comerciais. 

* Somente na compra do plano de dois dias do Congresso InfraFM.

Talen Editora Ltda. 

CNPJ 02.965.355/0001-40

Rua Machado Bittencourt, 361 – 7º andar 

04044-001 – São Paulo – SP

[email protected]

11 5582.3044

Sobre a InfraFM®

Fundada em 1999, somos a única empresa de comunicação para os mercados de Facility, Property & Workplace Management da América Latina que fomenta a relação entre contratantes e fornecedores do setor. Temos como propósito conectar os profissionais que atuam no setor, o tempo todo, levando conteúdo e networking de qualidade através de nossas mídias: revista impressa, portal de conteúdo e eventos presenciais.

Sobre este conteúdo

Conteúdo destinado exclusivamente aos profissionais, empresas, convidados e visitantes do Congresso Infra FM e leitores cadastrados no portal Infra FM. 

Publicado em agosto de 2023.

Onde nos encontrar 

Nosso portal de conteúdo

https://www.infrafm.com.br

Redes Sociais

InstagramLinkedIn Youtube

Built with