Sorteios 11ª Expo
 

Dia mundial da segurança no trabalho

Veja como a tecnologia pode prevenir acidentes em frotas

Dedicada ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a data é sinônimo de farol amarelo, um alerta para os recursos humanos das empresas.

Na área de logística não poderia ser diferente. Temos muitos motoristas que arriscam a vida nas vias brasileiras todos os dias e é necessário que as empresas invistam em tecnologias que atuem na prevenção dos acidentes. De acordo com dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (Onsv), a cada 15 minutos uma pessoa perde a vida em acidentes de trânsito, além de ferimentos e sequelas em um indivíduo a cada 2 minutos.

Mas como a tecnologia pode ajudar? Segundo Nilson Brizoti, diretor de tecnologia e produtos da Pointer by PowerFleet Brasil - multinacional especializada em mitigar acidentes envolvendo frotistas, a Internet das Coisas (IoT) abre um novo mundo para instituições que trabalham com pessoas atrás do volante.

Como exemplo, ao aplicar uma solução como a Safety, o gestor de frotas conta com uma série de benefícios que chegam a reduzir em 35% a possibilidades de acidentes e avarias durante a rota da logística e em até 65% na gravidade casos.

- Direção responsável: curvas perigosas, freadas bruscas, velocidade acima do permitido. Todos esses comportamentos são um prato cheio para uma colisão. Isso pode ser revelado ao gestor, ou seja, o motorista tem cada passo seu registrado e corrigido, inclusive, com instruções em tempo real. Assim, o RH de uma empresa, por exemplo, pode até beneficiar os melhores motoristas, indicar cursos e reciclagens para aqueles que estão fora do compliance, ou seja, encontrar a melhor forma de incentivo aos motoristas.

- Gestão de fadiga: como monitorar sono ou cansaço de quem está atrás do volante? Existe uma câmera que, além de tirar uma foto, emite um alerta para os responsáveis. Desta forma, os gestores poderão analisar há quanto tempo aquele condutor está ao volante, se precisa descansar ou se há alternativas para prevenir um acidente.

- Manutenção: a tecnologia leva isso ao seu máximo potencial, já que permite uma visão completa sobre o estado físico do veículo: se a caixa de câmbio está comprometida, se a pressão do ar nos pneus está adequada ou até mesmo qual é a rotação do motor. Com esse tipo de informação, um gestor de frotas consegue, assertivamente, programar manutenções, evitar a troca constante de peças, prevenir panes e, com isso, reduzir os acidentes.

A IoT salva vidas, portanto, uma empresa não pode viver alheia às tecnologias que podem mudar todo um rumo de uma história que poderia ser fatal. Segurança e responsabilidade devem ser provenientes das mãos dos empresários, afinal, o exemplo começa de cima.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Redes Neutras

O futuro do acesso à internet no Brasil?

Redes Neutras

O futuro do acesso à internet no Brasil?

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP