Cinco dicas para tornar os escritórios sustentáveis

Saiba como aumentar a eficiência dos espaços corporativos e melhorar o bem-estar dos colaboradores

O compromisso das empresas com a sustentabilidade e com a meta de zerar as emissões de carbono está fazendo surgir escritórios cada vez mais sustentáveis por todo o mundo. Muitos edifícios inteligentes, por exemplo, já reutilizam água e automatizam sistemas de iluminação e refrigeração, entre outras ações. Essas práticas ajudam a otimizar o consumo de recursos, a aumentar a eficiência da operação e se consolidam como um fator importante para a atração de talentos.

Uma pesquisa internacional da JLL (conteúdo em inglês) sobre a perspectiva dos funcionários em relação à sustentabilidade no espaço de trabalho retrata esse cenário. A questão ambiental é relevante, principalmente quando se trata de colaboradores mais jovens. Até 81% dos trabalhadores de 21 a 30 anos de idade esperam que sua empresa siga práticas de negócios sustentáveis, e 70% deles preferem que seu futuro empregador seja um líder em sustentabilidade.

"À medida que os debates sobre a preservação do planeta avançam na sociedade, vemos que os colaboradores passam a cobrar esse tipo de ação, inclusive das empresas. A responsabilidade socioambiental passa por proporcionar uma melhor qualidade de vida, por isso é cada vez mais valorizada pelos colaboradores e pelos candidatos em busca de uma nova colocação", diz Luciana Arouca, diretora de Sustentabilidade da JLL.

Confira cinco mudanças adotadas por empresas para tornar seus escritórios sustentáveis:

1. Levar a natureza para o local de trabalho

A incorporação de elementos naturais - como iluminação e ventilação naturais ou paredes verdes - ajuda a reduzir o estresse, aumentar a atenção, melhorar o bem-estar geral e reduzir os custos de energia.

A integração da luz natural em espaços internos reduz a necessidade de iluminação artificial e pode diminuir os custos de energia em até 80%.

Ainda de acordo com o levantamento da JLL, sete em cada dez trabalhadores querem que os empregadores incorporem a vegetação no local de trabalho, com plantas no interior, telhados verdes e jardins verticais.

2. Utilizar água de reúso nos edifícios

Seis em cada dez trabalhadores querem a adoção universal de água de reúso em escritórios, de acordo com o levantamento da JLL. Além de atender ao anseio dos funcionários, a água de reúso poupa os recursos do planeta e reduz custos, podendo ser usada para irrigação de jardins e descargas, por exemplo.

3. Instalar janelas inteligentes

Com as novas tecnologias, os edifícios ficam cada vez mais inteligentes. Nos Estados Unidos, uma empresa tem se consolidado com a fabricação de vidros com transparência ajustável automaticamente para controlar a quantidade de luz e calor que penetram em ambientes internos. Essas janelas reduzem a carga no sistema de aquecimento, ventilação e ar-condicionado do edifício, diminuindo o consumo de energia e, consequentemente, gerando economia.

De acordo com um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, as janelas inteligentes também oferecem vantagens significativas à saúde, podendo reduzir em até 51% a fadiga ocular e em 63% as dores de cabeça.

4. Usar IA e IoT para economia de energia

O uso de inteligência artificial (IA) e da Internet das Coisas (IoT) também pode ajudar a aumentar a eficiência no consumo de energia. A automação, com uso de sensores de presença para otimizar o consumo de luz e ar-condicionado, por exemplo, é prática comum. Além disso, já existem softwares capazes de prever as necessidades térmicas dos edifícios, usando IA e dados sobre a ocupação e as condições climáticas para ajustar a temperatura dos espaços internos.

5. Personalizar o espaço de trabalho

Em um escritório experimental localizado em um prédio de "energia zero" em Cingapura, um duto de fornecimento de ar fresco personalizado com volume de ar ajustável é instalado em cada mesa. Isso permite um menor fornecimento de ar sem comprometer o conforto de cada funcionário.

O mesmo acontece em um escritório ecológico da Mitsubishi, na Otemon Tower, no Japão. O espaço conta com ar-condicionado personalizado de última geração, que permite que os funcionários controlem a temperatura para suas mesas individuais.

Apesar de inovações como essas ainda não serem populares por aqui, estão sendo testadas mundo afora e podem ganhar força no futuro.


​Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
O retorno que todos estavam esperando!

Muito conteúdo e networking de peso com mais de 4.000 profissionais marcaram a retomada do 17º Congresso Infra FM América Latina e da 9ª Expo Infra FM

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP