Sorteios 11ª Expo
 

Nada de casa ou escritório:

Com a popularização do trabalho remoto, o motorhome office ganha adeptos no Brasil

A pandemia de covid-19 foi a grande responsável pela popularização do home office e do teletrabalho. Trabalhar em casa pode ter sido desafiador em alguns momentos, mas em muitos casos a novidade deu tão certo que uma série de empresas adotou o home office definitivo, pensando na economia e na qualidade de vida que ele proporciona.

Mas uma nova modalidade de trabalho em casa, bastante comum no exterior, tem crescido no Brasil ultimamente: o motorhome office vem se tornando uma alternativa para aqueles que buscam viver viajando em tempos nos quais o trabalho muitas vezes é 100% remoto.

A sensação de liberdade de sair pelo mundo viajando dentro de casa, sem a necessidade de fazer e desfazer malas a cada destino, é um estilo de vida muito atrativo para os que decidem encarar essa rotina desbravadora. Entenda abaixo o que é necessário em um motorhome, como funcionam os seus principais diferenciais e por que as pessoas têm adotado cada vez mais essa modalidade de viagem.

O que não pode faltar em um motorhome

Estamos falando de uma casa móvel, portanto há coisas que são estritamente necessárias para se obter conforto ao viver em um motorhome. Banheiro com chuveiro quente, pia e vaso sanitário; além de uma cama confortável e com espaço suficiente, mesa para refeições, armários, ar-condicionado para os dias e noites quentes e gerador de energia, são itens indispensáveis. É importante, porém, estar atento aos modelos, que podem variar em relação aos itens e recursos inclusos. Por exemplo, há no mercado veículos autônomos (com placas solares ou gerador de combustível), com Wi-Fi ou com sanitário compostável.

Como funciona um motorhome

Todo motorhome possui no mínimo duas baterias: uma fica responsável por dar a partida no motor e a outra pela eletricidade externa. Essas baterias têm duração em média de duas horas apenas e, caso o veículo não seja autônomo, será necessário usar uma tomada. A energia gerada pelos motorhomes é de 12v, mas há conversores para 110v ou 220v.

Os automóveis adaptados já vêm com sistema hidráulico, caixas que ficam embaixo do assoalho, presas no chassi, e ainda podem ser conectados a uma torneira externa. Essa água é bombeada, chegando às torneiras e ao chuveiro.

Quanto ao esgoto, os veículos normalmente possuem dois tanques, um para os dejetos do banheiro e outro para os restos da cozinha. Usa-se um produto que dilui a sujeira para descartá-la mais facilmente na rede de esgoto. Esses tanques são limpos geralmente com cloro.

Vida sobre rodas

Viver em uma casa móvel tem se tornado cada vez menos raro no Brasil, e essa tendência tem se refletido no mercado. Segundo dados disponibilizados pela fabricante Estrella Mobil ao portal Yahoo!, as vendas de motorhomes no país aumentaram 60% quando comparados os primeiros sete meses dos anos de 2020 e 2021.

A possibilidade de flexibilizar o roteiro de qualquer passeio, a qualquer momento, é uma das principais vantagens do motorhome, bem como o fato de não precisar se hospedar em nenhum hotel ou pousada, ou organizar as malas, e ainda passar por tudo isso com muito conforto e diversão.

Trocar a rotina comum pela experiência de viver desbravando novos destinos com o pé na estrada é a realização de um sonho para muitos que amam viajar. Com a popularização do home office, trabalhar sobre rodas é uma realidade para vários brasileiros, tanto que as empresas do ramo já estão se movendo para oferecer opções de veículos desenvolvidos especificamente para cada perfil de consumidor.

Entretanto, antes de se aventurar por aí, é preciso planejar por quanto tempo o motorhome será a sua casa, se ele será comprado ou alugado, como será a viagem, quem irá com você etc. Realizar uma revisão completa no veículo também é essencial para evitar imprevistos e surpresas.

Foto: Divulgação / Julian Ackroyd on Unsplash.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP