Sorteios 11ª Expo
 

Sumitomo Chemical deixa de utilizar 321 toneladas de plástico

Empresa utiliza matérias-primas recicláveis e biodegradáveis para embalar linha de produtos

Alinhada à redução do impacto ambiental e às práticas de sustentabilidade no meio corporativo, a Sumitomo Chemical fomenta a substituição de plástico virgem na fabricação de embalagens por opções de plásticos reciclados e biodegradáveis. Em dois anos, diversos projetos de pesquisa realizados pelo laboratório interno da companhia resultaram em iniciativas que diminuíram o consumo em 321 toneladas de plástico.

Quanto à redução de CO2 emitido na atmosfera, o montante é equivalente a 1,1 milhões de km percorridos de carro, o que totaliza aproximadamente 200 viagens do Oiapoque ao Chuí.

A busca pelo uso de matérias-primas sustentáveis nas embalagens dos produtos agropecuários integra os princípios do plano de negócio da Sumitomo Chemical. De acordo com Luiz Rahmeier, Diretor de Registro, Stewardship e Formulação para a América Latina, as metas abrangem a utilização eficiente de energia, recursos e tecnologia para mitigar mudanças climáticas e contribuir para reciclagem e redução de plástico na natureza.

"Um dos principais pilares da política de sustentabilidade da Sumitomo Chemical é gerar benefícios para a sociedade, por isso, estamos continuamente aprimorando nossas estratégias e atividades internas a fim de promover soluções para o desenvolvimento econômico e social", pontua Pedro Tagliari, Diretor de Operações e Supply Chain da América Latina e sponsor do pilar Planeta do Comitê de Sustentabilidade da companhia.

Redução da pegada de carbono sem perda de qualidade

Para alcançar o estágio atual, no decorrer dos últimos anos, foram elaborados quatro projetos encabeçados pelo laboratório da Sumitomo Chemical para garantia que as embalagens não perdessem a eficiência com a redução de massa durante a fabricação. E assim, após diversos experimentos, obteve-se a diminuição considerável do uso do polietileno de alta densidade (PEAD), resina proveniente de fontes não-renováveis comum na customização de embalagens de defensivos agrícolas.

Os produtos da Nutrição Animal também passaram por alterações. Atualmente, a Sumitomo Chemical é o segundo maior produtor mundial do aminoácido essencial para a nutrição chamado metionina, e suas embalagens foram recentemente substituídas por matérias-primas biodegradáveis, que são 100% recicláveis e de fácil degradação quando descartadas, podendo ser utilizadas até como adubo quando misturadas com itens orgânicos.

"Todas essas medidas foram submetidas a experimentações e atingimos o nosso objetivo de reduzir tanto o consumo de plástico quanto a pegada de carbono sem perder na qualidade dos produtos da nossa marca", diz Andreas Gathmann, Head da Divisão de Nutrição Animal para América Latina.

Planos futuros

Atualmente, encontra-se em fase final um projeto de aprovação de uso de resina reciclada na unidade sopradora de embalagens in-house, que prevê o consumo anual de 1,4 milhões de bombonas e 770 mil quilos de resina reciclada por ano. A Sumitomo Chemical utiliza resina reciclada na produção de suas embalagens desde 2014, o que significa aproximadamente 1,5 milhões de kg de polietileno reciclado utilizados.

"Para o futuro, continuamos projetando uma redução de consumo de plástico aliada a projetos de desenvolvimento de produtos mais concentrados, com o foco de sempre diminuir os impactos no meio ambiente e entregar valor ao cliente final", finaliza Rahmeier.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP