Condor
 

A importância do FM em catástrofe climática

Facility Manager como um pilar na gestão da crise.

Por Léa Lobo

A importância do FM em catástrofe climática

Imagem criada através de Inteligência Artifical 


​À medida que o Rio Grande do Sul está enfrentando uma das piores catástrofes climáticas de sua história, com um total de mais de 70 mortes confirmadas e devastação generalizada, a atuação de Facility Managers torna-se crucial para a gestão de crises e a minimização de danos. As tempestades intensas e incessantes provocaram deslizamentos e inundações, impactando diretamente mais de 71 mil pessoas e obrigando cerca de 14,8 mil a deixarem suas casas. Além disso muitos prédios de trabalho foram danificados, incluindo hospitais e escolas.

O governador Eduardo Leite expressou sua preocupação, indicando que os números podem aumentar à medida que o acesso a certas localidades se torne possível. Diante deste cenário, o governo federal reconheceu estado de calamidade pública, uma situação que exige uma resposta coordenada e eficiente.

Durante eventos como este, Facility Managers têm responsabilidades vitais, que incluem desde a inspeção imediata das instalações para identificar danos e áreas de risco potencial; implementação de medidas urgentes como evacuações e isolamento das zonas mais afetadas; articulação com Defesa Civil, bombeiros e polícia para otimizar as operações de resgate; organização de abrigos temporários, distribuição de alimentos, água, roupas e suporte médico; utilização eficaz dos recursos disponíveis, assegurando a sustentação das operações de emergência a exemplo de combustível para transporte de alimentos e pacientes; manutenção de uma comunicação clara com todos os envolvidos, oferecendo informações e orientações atualizadas; reparação para diversos cenários, assegurando que a equipe esteja pronta para qualquer desenvolvimento.

Passado o momento mais desafiado, é necessário esforços para a recuperação pós-tragédia, que incluem a coordenação dos esforços de reconstrução e implementação de medidas preventivas para futuros incidentes. Com um planejamento adequado, a eficácia das ações coordenadas pelo Facility Manager não só pode salvar vidas como também estabilizar a situação até que a ajuda adicional possa chegar.

Por fim, à medida que o Rio Grande do Sul avança na sua luta contra o tempo e contra os efeitos adversos do clima, a figura do Facility Manager prova ser um pilar na gestão da crise, demonstrando a importância de uma liderança informada e proativa em tempos de necessidade urgente.

Confira a cartilha elaborada pela Secretaria de Vigilância em Saúde sobre como agir em caso de enchentes aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP