Banner Expo 3 razões
 

NTO do Grupo Fleury conquista LEED e Fitwel: quais foram as estratégias pensadas?

Com investimento milionário, prédio foi planejado para garantir otimização tecnológica e qualidade de vida das pessoas. Saiba quais foram as soluções implementadas.

Por Natalia Gonçalves

NTO do Grupo Fleury conquista LEED e Fitwel: quais foram as estratégias pensadas?

Foto: Divulgação


Cerca de 800 colaboradores e visitantes passam pelo Núcleo Técnico Operacional (NTO) do Grupo Fleury diariamente. Inaugurado no ano passado, em São Paulo, o local foi projetado para promover o bem-estar. O investimento em tecnologias para aumentar a qualidade de vida dos ocupantes foi reconhecido, recentemente, pelas certificações Fitwel e Leadership in Energy and Environmental Design (LEED).

Para Clóvis Porto, diretor de Expansão, Engenharia Clínica e Facilities do Grupo Fleury, as conquistas evidenciam “o comprometimento da companhia com saúde, bem-estar e sustentabilidade de seu ecossistema”. Segundo o executivo, a ocupação no novo endereço foi planejada para expansão de todas as diferentes seções diagnósticas, com soluções para otimização tecnológica e qualidade de vida das pessoas.

Com um investimento de R$100 milhões, o NTO possui uma grande linha de automação. Eficiente energeticamente, o prédio conta com vidro semi-refletivo e brises, que fazem uma proteção da incidência direta do sol. Além disso, realiza o reuso de água e o aquecimento com placas solares na cobertura do prédio. Ainda, outras práticas e implementações foram planejadas para garantir a otimização de recursos, como:

- Iluminação LED;
- Sensores de presença; 
- Biofilia;
- Tratamento de esgoto;
- Captação de água de chuva; 
- Reuso de água; 
- Gerenciamento de resíduos;
- Infraestrutura para carros elétricos; 
- Tratamento de resíduos bioinfectantes.

Enquanto o certificado Fitwel reconhece aspectos de localização, acessibilidade, espaço ao ar livre, ambientes internos, espaços de trabalho e alimentação, salas compartilhadas, abastecimento de água e planos de emergência; o LEED analisa a localização e transporte, espaço sustentável, eficiência do uso da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, inovação, processos e créditos de prioridade regional. Neste sentido, o NTO recebeu a Certificação Gold ID+C, destinada a novas construções e grandes reformas.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Grade do Congresso

Mais lidas da semana

Operações

Nove ações do Hcor para manter ISO 14001 e reduzir impactos ambientais

Coordenadora de Meio Ambiente do hospital, Andréia Azevedo, fala sobre ações tomadas para manutenção da norma e resultados obtidos na operação.

Workplace

Precisamos rever o conceito de "escritório"?

Mesa Redonda da MIllerKnoll discutiu o impacto do ambiente de trabalho no psicológico dos colaboradores.

Mercado

Auri Faria Lima: desde compra dos terrenos até construção de quase 14 mil m² de área locável

Renato Auriemo compartilha jornada de 10 anos entre planejamento e finalização da obra, assim como a conquista das certificações LEED Gold e HBC do empreendimento inteligente.

Mercado

Novo diretor de operações da Cushman&Wakefield fala sobre atuação generalista

Rodrigo Costev compartilha perspectivas sobre o mercado de FM e lembra início da carreira.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Ajinomoto: inovação e sustentabilidade na gestão de FM

Leonardo Kazuo Sato, da Ajinomoto, revela algumas estratégias e compromissos de sua área que promovem inovação e sustentabilidade.

Revista InfraFM

Perspectivas de mercado para 2024

Resultados de 2023 e síntese das perspectivas do empresariado e economia, com ênfase na conscientização crescente sobre tecnologia e agenda ESG.

Revista InfraFM

Uma noite de celebração e reconhecimento

O impacto transformador do 9º Prêmio Indicados InfraFM 2023, que reconhece, molda os padrões e inspira a excelência em toda a comunidade de FM.

Revista InfraFM

Transformação Sustentável na DuPont

Daniela Galante nos mostra como as certificações LEED Gold e Well Platinum, na nova sede da companhia, refletem os valores da DuPont e impactam positivamente nos negócios.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP