11ª Expo InfraFM
 

Reinvenção e ambição com 30 anos de carreira

Paulo Ricardo Franco se desligou de empresa em que estava há 15 anos e buscou novos desafios.

Por Mateus Murozaki

Reinvenção e ambição com 30 anos de carreira

Uma constante na carreira de profissionais realmente dedicados é a busca por novos desafios. Essa busca pode se manifestar de diversas maneiras e, para Paulo Ricardo Franco, foi através de seu desligamento do Grupo GR, no qual estava há 15 anos, para seguir sua ambição de prestar consultoria em tempo integral.

Franco entrou no time da empresa em 2008 como gerente comercial corporativo e, ao fim de seu ciclo, estava na cadeira de CTO, tendo contribuído de maneira expressiva para o crescimento da empresa. “Quando entrei tinha 2.500, 3.000 funcionários, saí com quase 13.000”, aponta o profissional.

Sua saída se deu por uma conjunção de fatores. Além da vontade de iniciar seu próprio negócio de consultoria, também comenta sobre a diferença de visão futura. Após 15 anos e inúmeros cargos, a sensação era a de dever cumprido e, em abril de 2023, sua ligação com o grupo foi encerrada.

Meses depois, Franco abriu a FRANCO’s Assessoria Empresarial com a própria filha, Giovanna Franco, consultoria focada no lado estratégico de Facilities e segurança. No início, chegou a atender diversas empresas, mas, após uma proposta da RS Serviços, o co-fundador analisou a situação e percebeu que não seria possível manter o atendimento em outras companhias e, assim, encerraram os demais contratos e passaram a realizar um atendimento exclusivo.

“Eu conheço o Renato Alves há uma longa data, e a decisão de prestar serviço exclusivamente veio dessa confiança na empresa que está em um momento muito interessante e muito desafiador”, afirma o profissional. Outra coisa que o atraiu foi o foco em atendimento que, como ele descreve, é o que define a cultura e não se vê com tanta frequência no mercado.

O tal “momento muito interessante” é de expansão: a empresa acabou de abrir uma unidade no Rio de Janeiro e há planos para se posicionar em Minas Gerais também. De acordo com Franco, o maior desafio é entender qual o objetivo em cada região e, a partir daí, desenhar um plano que atenda à isso, sempre entendendo o que cada lugar pode proporcionar culturalmente. Outras regiões já estão nos planos para a segunda metade de 2024.

Em relação ao futuro da empresa, ele comenta: “A RS veio realmente para se tornar uma big four aí nos próximos dois, três anos… para isso, contratou agentes de peso, né?  Hoje você vê o corpo de superintendência da RS, é um corpo de diretivo e superintendência bem maduro, de profissionais de mercado de longa data, para colocar em prática os objetivos que são ter ainda mais abrangência e capilaridade”.




Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


19º Congresso InfraFM

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP