Palestra 99
 

Qual é a influência do mobiliário para o senso de bem-estar no local de trabalho?

O desconforto físico leva à desconexão dos colaboradores. Saiba como os elementos dos escritórios impactam a nível físico, psicológico e social.

Por Natalia Gonçalves

Qual é a influência do mobiliário para o senso de bem-estar no local de trabalho?

Foto: Canva.com/ 89Stocker


Quantas vezes você pensa nos posicionamentos diários que adota durante as atividades laborais? Esta é uma das perguntas presentes no Manual de Orientações Ergonômicas, que engloba o trabalho presencial e home office, desenvolvido pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Segundo os autores do material, a postura adequada e a consciência corporal estão interligadas, o que envolve o posicionamento no trabalho, mas também em casa e nos deslocamentos. Em artigo publicado no portal FacilitiesNet, Brett Polich, Managing Principal na EWP Architects, afirma que o desconforto físico leva à desconexão e à angústia mental dos funcionários

Ao criar ambientes de trabalho que promovem o conforto físico dos funcionários, conforme Ryan Anderson, vice-presidente de insights globais e pesquisa na MillerKnoll, as organizações podem comunicar aos seus colaboradores que a experiência deles é importante, que são valorizados e que pertencem ao grupo.

Com o objetivo de prevenir os adoecimentos físicos relacionados ao trabalho, um dos cuidados pode ser a realização de alongamentos e pausas ao longo do expediente. Contudo, a adequação de postura, uso de mobiliário ergonômico, alimentação saudável, tempo para lazer e atividades físicas no dia a dia também são essenciais.

Para a Herman Miller, empresa integrante do coletivo MillerKnoll, quando se pensa como os espaços físicos podem apoiar o bem-estar dos funcionários, são considerados três níveis de experiência: físico, psicológico e social. "O mobiliário desempenha um papel em todos os três, desde os ajustes intuitivos que permitem às pessoas ajustarem o encaixe de uma cadeira de escritório, até os sinais sensoriais que nossas escolhas de acabamento e cores estão enviando, até a disponibilidade de espaços sociais equipados com móveis projetados intencionalmente para facilitar a conexão e a colaboração", afirma a multinacional.

Além disso, eles compreendem que a escolha das cores e dos materiais do mobiliário proporcionam uma conexão emocional entre as pessoas e o ambiente: "selecionamos cuidadosamente nossos materiais para oferecer opções que podem ser combinadas de maneiras que não apenas estabelecem um contexto emocional apropriado para uma ampla gama de atividades de trabalho, mas também proporcionam espaço para refletir a cultura única e a marca de qualquer organização".

O lançamento da Coleção OE1 Workspace, da Herman Miller, é exemplo dessa preocupação. Projetada e fabricada com a sustentabilidade em mente, o design adaptável da coleção foi pensado para atender às necessidades em constante mudança das organizações, aumentando a longevidade dos produtos e dos espaços de escritório, feita por meio de princípios de design inclusivos que levam em consideração o conforto, saúde e segurança de todos.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SMACNA

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP