11ª Expo InfraFM
 

Qual é a influência do mobiliário para o senso de bem-estar no local de trabalho?

O desconforto físico leva à desconexão dos colaboradores. Saiba como os elementos dos escritórios impactam a nível físico, psicológico e social.

Por Natalia Gonçalves

Qual é a influência do mobiliário para o senso de bem-estar no local de trabalho?

Foto: Canva.com/ 89Stocker


Quantas vezes você pensa nos posicionamentos diários que adota durante as atividades laborais? Esta é uma das perguntas presentes no Manual de Orientações Ergonômicas, que engloba o trabalho presencial e home office, desenvolvido pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Segundo os autores do material, a postura adequada e a consciência corporal estão interligadas, o que envolve o posicionamento no trabalho, mas também em casa e nos deslocamentos. Em artigo publicado no portal FacilitiesNet, Brett Polich, Managing Principal na EWP Architects, afirma que o desconforto físico leva à desconexão e à angústia mental dos funcionários

Ao criar ambientes de trabalho que promovem o conforto físico dos funcionários, conforme Ryan Anderson, vice-presidente de insights globais e pesquisa na MillerKnoll, as organizações podem comunicar aos seus colaboradores que a experiência deles é importante, que são valorizados e que pertencem ao grupo.

Com o objetivo de prevenir os adoecimentos físicos relacionados ao trabalho, um dos cuidados pode ser a realização de alongamentos e pausas ao longo do expediente. Contudo, a adequação de postura, uso de mobiliário ergonômico, alimentação saudável, tempo para lazer e atividades físicas no dia a dia também são essenciais.

Para a Herman Miller, empresa integrante do coletivo MillerKnoll, quando se pensa como os espaços físicos podem apoiar o bem-estar dos funcionários, são considerados três níveis de experiência: físico, psicológico e social. "O mobiliário desempenha um papel em todos os três, desde os ajustes intuitivos que permitem às pessoas ajustarem o encaixe de uma cadeira de escritório, até os sinais sensoriais que nossas escolhas de acabamento e cores estão enviando, até a disponibilidade de espaços sociais equipados com móveis projetados intencionalmente para facilitar a conexão e a colaboração", afirma a multinacional.

Além disso, eles compreendem que a escolha das cores e dos materiais do mobiliário proporcionam uma conexão emocional entre as pessoas e o ambiente: "selecionamos cuidadosamente nossos materiais para oferecer opções que podem ser combinadas de maneiras que não apenas estabelecem um contexto emocional apropriado para uma ampla gama de atividades de trabalho, mas também proporcionam espaço para refletir a cultura única e a marca de qualquer organização".

O lançamento da Coleção OE1 Workspace, da Herman Miller, é exemplo dessa preocupação. Projetada e fabricada com a sustentabilidade em mente, o design adaptável da coleção foi pensado para atender às necessidades em constante mudança das organizações, aumentando a longevidade dos produtos e dos espaços de escritório, feita por meio de princípios de design inclusivos que levam em consideração o conforto, saúde e segurança de todos.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


19º Congresso InfraFM

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP