Banner Expo 3 razões
 

Maior shopping de Londrina reduz emissão de carbono em mais de 200 toneladas, saiba como

Projeto também trouxe economia de mais de R$1 milhão para administradora.

Por Mateus Murozaki

Otimização no uso de energia em shopping centers

Foto: Divulgação

O Catuaí Shopping Londrina é o maior shopping center do município paranaense, com 57.350 m² de área bruta locável. É administrado pela Allos, administradora brasileira de shopping centers que conta com 62 empreendimentos nas 5 regiões do Brasil.

Parte essencial de sua estratégia é o compromisso com a sustentabilidade, com ações que contam com a contratação de energia limpa em 83% de seus edifícios, a recuperação de 27.663 toneladas de resíduos por meio de processos como reciclagem e compostagem e a utilização de mais de um sistema de captação de água em 77% dos shoppings.

Em 2020, com a pandemia e o menor fluxo de pessoas, a administração do Catuaí buscou maneiras de reduzir os custos operacionais, o que levou a um investimento em um projeto de redução de energia elétrica. O apoio veio por parte da Johnson Controls, que realizou um estudo de eficiência energética utilizando do sistema de climatização e dados históricos.

“As análises, fundamentadas no uso dos dados existentes, com nosso algoritmo de controle e otimização do sequenciamento de equipamentos na CAG, indicaram a possibilidade de redução do consumo, a princípio, em até 12%”, comenta Fernando Gonçalves, gerente de soluções digitais da Johnson Controls.

Otimização de energia elétrica em shopping centers 2

Foto: Divulgação

O projeto foi implementado em três fases. Inicialmente, foi feita a automação da central de água gelada. Em seguida, automação dos fancoils de áreas comuns do shopping, com instalação de controladores inteligentes e sensores de temperatura e CO2. Por fim, a implantação de Central de Operações Remota, responsável por mediações de performance e monitoramento remoto das principais variáveis. Em dois anos, redução no consumo de kWh atingiu uma média de 30%, o que se converteu em uma economia financeira de mais de R$1 milhão.

Em média, o novo projeto também representa uma redução de 106 toneladas de carbono por ano, assim como uma melhoria térmica para lojistas, público visitante e prestadores de serviço. Willian Freneda, gerente de operação da Allos, afirma que a Johnson Controls se mostrou uma das melhores parceiras e que sua tecnologia abarcada para automação foi um grande diferencial nos resultados.





Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Grade do Congresso

Mais lidas da semana

Operações

Nove ações do Hcor para manter ISO 14001 e reduzir impactos ambientais

Coordenadora de Meio Ambiente do hospital, Andréia Azevedo, fala sobre ações tomadas para manutenção da norma e resultados obtidos na operação.

Workplace

Precisamos rever o conceito de "escritório"?

Mesa Redonda da MIllerKnoll discutiu o impacto do ambiente de trabalho no psicológico dos colaboradores.

Mercado

Auri Faria Lima: desde compra dos terrenos até construção de quase 14 mil m² de área locável

Renato Auriemo compartilha jornada de 10 anos entre planejamento e finalização da obra, assim como a conquista das certificações LEED Gold e HBC do empreendimento inteligente.

Mercado

Novo diretor de operações da Cushman&Wakefield fala sobre atuação generalista

Rodrigo Costev compartilha perspectivas sobre o mercado de FM e lembra início da carreira.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Ajinomoto: inovação e sustentabilidade na gestão de FM

Leonardo Kazuo Sato, da Ajinomoto, revela algumas estratégias e compromissos de sua área que promovem inovação e sustentabilidade.

Revista InfraFM

Perspectivas de mercado para 2024

Resultados de 2023 e síntese das perspectivas do empresariado e economia, com ênfase na conscientização crescente sobre tecnologia e agenda ESG.

Revista InfraFM

Uma noite de celebração e reconhecimento

O impacto transformador do 9º Prêmio Indicados InfraFM 2023, que reconhece, molda os padrões e inspira a excelência em toda a comunidade de FM.

Revista InfraFM

Transformação Sustentável na DuPont

Daniela Galante nos mostra como as certificações LEED Gold e Well Platinum, na nova sede da companhia, refletem os valores da DuPont e impactam positivamente nos negócios.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP