Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Para nova FM do Albert Einstein, alta performance é resultado de gestão humanizada

Coordenadora de Facilities fala sobre trajetória profissional, desenvolvimento de programa operacional escalável e gestão de pessoas.

Por Natalia Gonçalves

Para nova FM do Albert Einstein, alta performance é resultado de gestão humanizada


​Para Camilla Silva Martins, trabalhar no Hospital Israelita Albert Einstein é uma realização profissional. Mesmo após a aprovação no processo seletivo, ela só conseguiu acreditar que era a nova coordenadora de Facilities do hospital no primeiro dia de trabalho. “A ficha só caiu, quando cheguei aqui”, brinca.

Formada em gestão de recursos humanos (RH), ela entrou na área de Facility Management por um convite. Na empresa em que trabalhava como analista de RH, houve a construção de uma nova área e a gestora identificou em Camilla o perfil para essa nova função, onde atuaria, pela primeira vez, no estratégico e no operacional ao mesmo tempo. “Foi um match perfeito: me apaixonei e segui em frente construindo esse caminho”, lembra. Martins atua como FM há 10 anos.

“Meu foco é desenvolver a minha equipe e alcançar resultados de alta performance. Tenho uma gestora que certamente me guiará neste processo e reconheço que meu time tem devida capacidade e comprometimento para alcançarmos as metas. Entrar com um bom time já formado está me trazendo vantagem nesse início. Vamos chegar lá juntos!”, compartilha Camilla.


Um olhar voltado para a gestão de pessoas

A formação em RH, segundo Martins, contribui totalmente para a atuação como FM. A área de Facility Management, como ela destaca, necessita de um olhar crítico, de comunicação e da resolução de problemas o tempo todo, por ser muito dinâmica. Desta forma, a gestão de pessoas entra em primeiro lugar para promover sinergia e engajamento entre os times e na consistência das entregas.

Em Workplace e Customer Experience, por exemplo, o olhar para as pessoas contribui para a identificação dos diferentes perfis no mesmo escritório. “As pessoas possuem necessidades diferentes de acordo com suas raízes e histórias”, comenta Martins. “Quando fazemos gestão de pessoas de maneira eficiente, conseguimos identificar os diferentes perfis e alocá-los onde gera mais engajamento na atuação e, consequentemente, melhores resultados”, afirma.

Para a profissional, perfis diferentes, no lugar correto, se complementam. “A gestão de pessoas humanizada e estratégica é uma das chaves mais importante para equipes de alta performance!”, enfatiza.


Programa operacional escalável na WeWork

Com o objetivo de manter a autonomia de quem estivesse gerenciando as demandas na ponta, Martins participou do desenvolvimento do programa operacional escalável na última experiência, na WeWork. A principal preocupação era manter o acompanhamento dos processos, para desenvolver melhores fluxos e procedimentos e antecipar os problemas.

"Esse processo gerou excelentes resultados de atuação. Foi também uma transformação de cultura dos times operacionais. Uma construção que não foi implementada só por mim, mas junto com os demais integrantes do time de operações”, diz Camilla.

Na WeWork, ela trabalhou por mais de quatro anos, onde começou como analista de Facilities Sênior, sendo promovida a Facilities Lead e, depois, a gestora de contrato dos serviços. Neste período, ela atuou como responsável pela infraestrutura predial das filiais: Faria Lima, Atílio Inocenti, Pereira Barreto e Centro Empresarial Nações Unidas; assim como, atuou no estabelecimento de playbooks, SLA, KPIs e manuais para monitoramento da gestão diária de prestadores de serviço.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking