Palestra Arquitetura
 

Por que equipamentos de limpeza são parte essencial da estratégia de sustentabilidade?

As minúcias do setor de higiene profissional.

Por Mateus Murozaki

por que equipamentos de limpeza são parte essencial da estrategia de sustentabilidade?

Foto: Divulgação

Empresas que oferecem soluções de limpeza voltadas para a venda de utensílios acabam caindo em um questionamento importante: o quão resistente deve ser seu material?

A resposta pode parecer óbvia, afinal, quanto mais resistente melhor, correto? Porém, nesse caso deve-se olhar por uma outra ótica. Saindo do âmbito de limpeza, vamos pensar em um caso que ocorreu na metade desse ano: o da Instant Brands Inc., empresa canadense com foco na produção de utensílios de cozinha.

O maior produto da empresa foi, de longe, o Instant Pot, um eletrodoméstico que consegue preparar comidas automaticamente de diversas maneiras e que foi um grande sucesso durante a pandemia. Em junho desse ano, porém, a Instant Brands decretou falência após diversos trimestres com vendas cada vez mais baixas.

Enquanto diversos fatores contribuem para esse declínio, muitos analistas de mercado apontam para uma ironia cruel: o Instant Pot era tão bom que era praticamente uma compra única. Até hoje se vê legiões de fãs do produto compartilhando suas receitas e espalhando amor pelo utensílio e, para essas pessoas, a falência da Instant Brand não representa uma grande perda, visto que seu produto é tão bom que ainda deve durar algum tempo.

Pois essa é a questão: enquanto produtos frágeis prejudicam a imagem da empresa e podem acabar com um negócio devido à má fama, produtos duradouros podem causar prejuízo a longo prazo devido à menores taxas de trocas e falha em converter o consumidor aos outros produtos que a empresa oferece. O caso do Instant Pot é ainda mais agravante pois, de certa forma, o eletrodoméstico ia contra outros produtos da Instant Brands, como sua seleção de cooktops considerada uma falha.

Recentemente, a TTS do Brasil realizou a manutenção de 20 carrinhos de uma empresa não-especificada. Alguns deles foram adquiridos há 13 anos. Essa é uma das soluções que a fabricante de equipamentos de limpeza encontrou para essa situação: oferecer manutenção completa e pronta para seus clientes de todos os seus materiais.

“O grande diferencial da TTS está muito ligado à qualidade dos nossos equipamentos, que são extremamente duráveis, e às possibilidades de fazer manutenção... Nós temos 100% de peças de manutenção! comenta Tatiane Honeize, consultora comercial da TTS.

Essa abordagem vai de encontro ao objetivo da empresa, que é fazer com que seus parceiros compreendam a importância da limpeza sustentável, sem gastar ou trocar equipamentos sem necessidade. Honeize salienta que os utensílios devem ser “economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos”.

De acordo com a profissional, um dos objetivos da empresa é diferenciar o conceito de “higiene” do conceito de “lavagem” para acabar com o consumo desnecessário de água. Honeize aponta que otimizar o uso da água não é apenas uma questão ambiental, mas também afeta a eficiência, visto que, quando se usa água em uma limpeza não necessária, a produtividade da operação de limpeza cai.

“Eu acho que o profissional de limpeza, no Brasil é desvalorizado”, diz a consultora comercial. O trabalho desses profissionais é essencial em todo e qualquer local, porém não é devidamente valorizado e  a TTS tenta driblar isso fazendo capacitação de seus profissionais, assim como apontamentos para os clientes explicando, com dados, o quão benéfico é apostar no bem-estar desses colaboradores.





Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cidade Center Norte

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP