Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Por que equipamentos de limpeza são parte essencial da estratégia de sustentabilidade?

As minúcias do setor de higiene profissional.

Por Mateus Murozaki

por que equipamentos de limpeza são parte essencial da estrategia de sustentabilidade?

Foto: Divulgação

Empresas que oferecem soluções de limpeza voltadas para a venda de utensílios acabam caindo em um questionamento importante: o quão resistente deve ser seu material?

A resposta pode parecer óbvia, afinal, quanto mais resistente melhor, correto? Porém, nesse caso deve-se olhar por uma outra ótica. Saindo do âmbito de limpeza, vamos pensar em um caso que ocorreu na metade desse ano: o da Instant Brands Inc., empresa canadense com foco na produção de utensílios de cozinha.

O maior produto da empresa foi, de longe, o Instant Pot, um eletrodoméstico que consegue preparar comidas automaticamente de diversas maneiras e que foi um grande sucesso durante a pandemia. Em junho desse ano, porém, a Instant Brands decretou falência após diversos trimestres com vendas cada vez mais baixas.

Enquanto diversos fatores contribuem para esse declínio, muitos analistas de mercado apontam para uma ironia cruel: o Instant Pot era tão bom que era praticamente uma compra única. Até hoje se vê legiões de fãs do produto compartilhando suas receitas e espalhando amor pelo utensílio e, para essas pessoas, a falência da Instant Brand não representa uma grande perda, visto que seu produto é tão bom que ainda deve durar algum tempo.

Pois essa é a questão: enquanto produtos frágeis prejudicam a imagem da empresa e podem acabar com um negócio devido à má fama, produtos duradouros podem causar prejuízo a longo prazo devido à menores taxas de trocas e falha em converter o consumidor aos outros produtos que a empresa oferece. O caso do Instant Pot é ainda mais agravante pois, de certa forma, o eletrodoméstico ia contra outros produtos da Instant Brands, como sua seleção de cooktops considerada uma falha.

Recentemente, a TTS do Brasil realizou a manutenção de 20 carrinhos de uma empresa não-especificada. Alguns deles foram adquiridos há 13 anos. Essa é uma das soluções que a fabricante de equipamentos de limpeza encontrou para essa situação: oferecer manutenção completa e pronta para seus clientes de todos os seus materiais.

“O grande diferencial da TTS está muito ligado à qualidade dos nossos equipamentos, que são extremamente duráveis, e às possibilidades de fazer manutenção... Nós temos 100% de peças de manutenção! comenta Tatiane Honeize, consultora comercial da TTS.

Essa abordagem vai de encontro ao objetivo da empresa, que é fazer com que seus parceiros compreendam a importância da limpeza sustentável, sem gastar ou trocar equipamentos sem necessidade. Honeize salienta que os utensílios devem ser “economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos”.

De acordo com a profissional, um dos objetivos da empresa é diferenciar o conceito de “higiene” do conceito de “lavagem” para acabar com o consumo desnecessário de água. Honeize aponta que otimizar o uso da água não é apenas uma questão ambiental, mas também afeta a eficiência, visto que, quando se usa água em uma limpeza não necessária, a produtividade da operação de limpeza cai.

“Eu acho que o profissional de limpeza, no Brasil é desvalorizado”, diz a consultora comercial. O trabalho desses profissionais é essencial em todo e qualquer local, porém não é devidamente valorizado e  a TTS tenta driblar isso fazendo capacitação de seus profissionais, assim como apontamentos para os clientes explicando, com dados, o quão benéfico é apostar no bem-estar desses colaboradores.





Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking