Banner Expo 3 razões
 

Por que equipamentos de limpeza são parte essencial da estratégia de sustentabilidade?

As minúcias do setor de higiene profissional.

Por Mateus Murozaki

por que equipamentos de limpeza são parte essencial da estrategia de sustentabilidade?

Foto: Divulgação

Empresas que oferecem soluções de limpeza voltadas para a venda de utensílios acabam caindo em um questionamento importante: o quão resistente deve ser seu material?

A resposta pode parecer óbvia, afinal, quanto mais resistente melhor, correto? Porém, nesse caso deve-se olhar por uma outra ótica. Saindo do âmbito de limpeza, vamos pensar em um caso que ocorreu na metade desse ano: o da Instant Brands Inc., empresa canadense com foco na produção de utensílios de cozinha.

O maior produto da empresa foi, de longe, o Instant Pot, um eletrodoméstico que consegue preparar comidas automaticamente de diversas maneiras e que foi um grande sucesso durante a pandemia. Em junho desse ano, porém, a Instant Brands decretou falência após diversos trimestres com vendas cada vez mais baixas.

Enquanto diversos fatores contribuem para esse declínio, muitos analistas de mercado apontam para uma ironia cruel: o Instant Pot era tão bom que era praticamente uma compra única. Até hoje se vê legiões de fãs do produto compartilhando suas receitas e espalhando amor pelo utensílio e, para essas pessoas, a falência da Instant Brand não representa uma grande perda, visto que seu produto é tão bom que ainda deve durar algum tempo.

Pois essa é a questão: enquanto produtos frágeis prejudicam a imagem da empresa e podem acabar com um negócio devido à má fama, produtos duradouros podem causar prejuízo a longo prazo devido à menores taxas de trocas e falha em converter o consumidor aos outros produtos que a empresa oferece. O caso do Instant Pot é ainda mais agravante pois, de certa forma, o eletrodoméstico ia contra outros produtos da Instant Brands, como sua seleção de cooktops considerada uma falha.

Recentemente, a TTS do Brasil realizou a manutenção de 20 carrinhos de uma empresa não-especificada. Alguns deles foram adquiridos há 13 anos. Essa é uma das soluções que a fabricante de equipamentos de limpeza encontrou para essa situação: oferecer manutenção completa e pronta para seus clientes de todos os seus materiais.

“O grande diferencial da TTS está muito ligado à qualidade dos nossos equipamentos, que são extremamente duráveis, e às possibilidades de fazer manutenção... Nós temos 100% de peças de manutenção! comenta Tatiane Honeize, consultora comercial da TTS.

Essa abordagem vai de encontro ao objetivo da empresa, que é fazer com que seus parceiros compreendam a importância da limpeza sustentável, sem gastar ou trocar equipamentos sem necessidade. Honeize salienta que os utensílios devem ser “economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos”.

De acordo com a profissional, um dos objetivos da empresa é diferenciar o conceito de “higiene” do conceito de “lavagem” para acabar com o consumo desnecessário de água. Honeize aponta que otimizar o uso da água não é apenas uma questão ambiental, mas também afeta a eficiência, visto que, quando se usa água em uma limpeza não necessária, a produtividade da operação de limpeza cai.

“Eu acho que o profissional de limpeza, no Brasil é desvalorizado”, diz a consultora comercial. O trabalho desses profissionais é essencial em todo e qualquer local, porém não é devidamente valorizado e  a TTS tenta driblar isso fazendo capacitação de seus profissionais, assim como apontamentos para os clientes explicando, com dados, o quão benéfico é apostar no bem-estar desses colaboradores.





Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Grade do Congresso

Mais lidas da semana

Operações

Nove ações do Hcor para manter ISO 14001 e reduzir impactos ambientais

Coordenadora de Meio Ambiente do hospital, Andréia Azevedo, fala sobre ações tomadas para manutenção da norma e resultados obtidos na operação.

Workplace

Precisamos rever o conceito de "escritório"?

Mesa Redonda da MIllerKnoll discutiu o impacto do ambiente de trabalho no psicológico dos colaboradores.

Mercado

Auri Faria Lima: desde compra dos terrenos até construção de quase 14 mil m² de área locável

Renato Auriemo compartilha jornada de 10 anos entre planejamento e finalização da obra, assim como a conquista das certificações LEED Gold e HBC do empreendimento inteligente.

Mercado

Novo diretor de operações da Cushman&Wakefield fala sobre atuação generalista

Rodrigo Costev compartilha perspectivas sobre o mercado de FM e lembra início da carreira.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Ajinomoto: inovação e sustentabilidade na gestão de FM

Leonardo Kazuo Sato, da Ajinomoto, revela algumas estratégias e compromissos de sua área que promovem inovação e sustentabilidade.

Revista InfraFM

Perspectivas de mercado para 2024

Resultados de 2023 e síntese das perspectivas do empresariado e economia, com ênfase na conscientização crescente sobre tecnologia e agenda ESG.

Revista InfraFM

Uma noite de celebração e reconhecimento

O impacto transformador do 9º Prêmio Indicados InfraFM 2023, que reconhece, molda os padrões e inspira a excelência em toda a comunidade de FM.

Revista InfraFM

Transformação Sustentável na DuPont

Daniela Galante nos mostra como as certificações LEED Gold e Well Platinum, na nova sede da companhia, refletem os valores da DuPont e impactam positivamente nos negócios.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP