Sorteios 11ª Expo
 

Liberdade a favor do trabalho colaborativo

Nova sede do C6 Bank tem projeto inspirado nos coworkings para estimular a criatividade e a interação

Notícia publicada em 24 de setembro de 2019


Liberdade a favor do trabalho colaborativo é o conceito da sede do C6 Bank, assinada pela Perkins and Will e implantada pela Athié Wohnrath. Foi idealizado um escritório moderno, flexível e fun em um edifício de oito andares e 8.000m² na Av. 9 de Julho, em São Paulo.  Desenvolvido simultaneamente ao próprio C6 Bank, o projeto incorpora os valores de inovação, bom humor, liberdade e ética da empresa.

"O processo de criação foi interessante e desafiador, realizado a quatro mãos com o cliente", conta o arquiteto Fernando Vidal, Managing Director do estúdio São Paulo da Perkins and Will.  A ocupação total do edifício foi fundamental para disseminar a cultura empresarial no projeto arquitetônico. "A interação com o banco começa já no térreo, onde há uma grande recepção e uma arena externa para eventos. No subsolo, os colaboradores contam com um bicicletário e vestiário", explica a arquiteta Danielle Superti, Project Manager da Perkins and Will.

"Participar da efetivação de um sonho. Foi com este objetivo que a A|W assumiu a obra da nova casa do C6 Bank. Com uma proposta inspiradora, de usar o carbono (C6) como base do escritório, a obra preza pelos mesmos preceitos do banco: integração, flexibilidade e ética. O carbono pode se apresentar na transparência de um diamante ou na opacidade do grafite. Essa versatilidade está no DNA do novo banco que nasce para dar vida a uma nova forma de usar o seu banco", destaca Sérgio Athié, Arquiteto e Sócio-diretor da Athié Wohnrath.

Conhecendo os espaços

Destinado a um hub de startups, o 1º andar tem conceito de coworking, proporcionando liberdade de escolha do local de trabalho com mobiliários modulares e áreas para reuniões informais. O pavimento tem acesso independente por meio de uma escada na parte externa.  

A atmosfera colaborativa permeia o restante do prédio. Do 2º ao 6º andar, grandes mesas e estações de trabalho não endereçadas acomodam os colaboradores. Nas varandas, bancos e nichos oferecem locais para reuniões informais ou atividades que exijam mais concentração, fora da movimentação do escritório. O 7º andar abriga recepção e salas de reunião para clientes. "Neste pavimento, divisórias de vidro polarizado dão a opção de fechá-las para reuniões mais reservadas", explica Vidal.  

Finalmente, o 8º pavimento tem um auditório em formato de arena, com arquibancadas e mobiliário flexível para se adaptar a diversos usos. Um amplo e bem iluminado rooftop, com churrasqueira e choppeira, recebe eventos da empresa e confraternizações, e disponibiliza bancos e balcões para trabalhar ao ar livre. Uma área de descompressão disponibiliza mesas de jogos, televisão e uma grande cafeteria. "A ideia é oferecer serviços que proporcionem bem-estar e qualidade de vida aos colaboradores, estimulando a criatividade e, consequentemente, a produtividade", conta Vidal.  

Premissa fundamental do banco, a integração entre pessoas é estimulada em diversos detalhes do projeto. "Posicionamos pequenas cafeterias em pavimentos intercalados para estimular a circulação e, consequentemente, incentivar a interação entre colaboradores alocados em andares diferentes", explica Vidal.  Vidal conta que a referência à inovação e criatividade também está nos materiais utilizados no projeto. "Aplicamos revestimentos que aludem à fibra do carbono, elemento escolhido para representar o C6 Bank por sua modernidade e flexibilidade. Assim, criamos uma atmosfera mais contemporânea e tecnológica", conta. Formas e linhas orgânicas contribuem com o conceito.  O resultado final é um escritório acolhedor e flexível, que estimula as relações humanas e criação em conjunto por meio da liberdade de uso dos espaços.

ASSISTA AO VÍDEO PARA CONHECER MAIS DO PROJETO.

Fotos: Divulgação Perkins and Will

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP