Sorteios 11ª Expo
 

Hospitais miram em tecnologias com foco na segurança da informação

Setor passou a investir 4% a mais, segundo pesquisa que também apontou melhorias na produtividade e redução de custos

Fichas, internações, exames e informações sigilosas de pacientes e instituições da saúde são dados importantes e delicados que vêm ganhando atenção por parte das administrações hospitalares em todo o País. O setor passou a investir 4% a mais em tecnologia de segurança da informação, conforme aponta a pesquisa Dell Global Technology Adoption Index (GTAI).

Os dados do levantamento demonstram que os principais pontos levados em consideração pelos hospitais ao realizar investimentos na área tecnológica são a segurança da informação (53%), redução de custos (44%), melhoria na produtividade dos colaboradores (50%) e satisfação do usuário (57%). Esse crescimento pelo interesse na infraestrutura tecnológica tem refletido também na realidade da Tecnocomp, uma das principais empresas de Gestão de Serviços de TI do País, com soluções desenvolvidas para o crescimento do setor hospitalar.

A empresa que hoje atende o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Samaritano, Hospital Moriah,  Rede D´Or São Luiz, Laboratório Sabin, entre outros, entrega à área da saúde tecnologia e integração de fluxo de dados com total segurança. "Investir em tecnologia atendeu tanto nossas expectativas financeiras quanto as expectativas da melhoria de atendimento aos nossos usuários, sendo mais efetivos e com SLA reduzido. Além disso, agora podemos utilizar as melhores práticas na descrição dos chamados, além de pensar em melhorias contínuas através do suporte que temos com a Tecnocomp", destacou Bruno Freitas, do Departamento de TI do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Entre as soluções disponíveis, é possível citar ter, 24 horas por dia, uma equipe especializada focada em acompanhar todo o sistema a fim de prevenir falhas e atender em tempo ágil solicitações técnicas para cada uma das áreas do hospital, garante a prestadora.

Além disso, vale lembrar que uma falha tecnológica pode custar vidas e até mesmo impactar em mais dias de internação, onerando ao caixa da instituição. O monitoramento automatizado, com equipes de assistência ao paciente, permite maior rapidez e eficácia, auxiliando até mesmo no controle de infecções, e entregando uma fácil visualização de todos os pontos do hospital que precisam de atenção.

Para o Gerente Operacional da Tecnocomp, Lucas Martins da Silva, responsável pela implantação de projetos na área da saúde, investir na tecnologia de infraestrutura e data center entrega aos hospitais mais qualidade não apenas aos serviços, mas também à vida dos pacientes, afinal, tudo está interligado por sistemas, e para que funcionem corretamente, é preciso uma via de informações unificada. "Uma falha dentro dos caminhos de informação do hospital pode impactar em várias situações, desde a emissão de uma receita de medicamento, à liberação de alta ou entrada em centro cirúrgico. Não são apenas cabos e estruturas, são vias de informação para o atendimento à saúde. O nosso papel é evitar qualquer tipo de interferência e permitir o perfeito funcionamento da instituição", explica Lucas.

No portfólio de serviços customizados da Tecnocomp para Saúde, destacam-se as soluções para redes de dados, voz e imagem; segurança e recuperação de dados; atendimento 7x24 para sistemas e usuários; vigilância de pessoas e objetos; identificação e rastreamento de ativos (RFID). A promessa é entregar soluções com foco na maior satisfação não só dos hospitais, como dito por Bruno Freitas, mas também dos pacientes, ao ter atendimentos mais rápidos e mais eficientes em um momento tão delicado.

Fotos: Pixabay

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP