Sorteios 11ª Expo
 

A questão do consumo precisa ser revista

Após recorde histórico indicar maior consumo de energia desde 2004 e o constante problema de escassez de água, implementar soluções de economia volta a ser prioridade na gestão dos empreendimentos

A sustentabilidade é um tema que sempre está em alta na rotina de Facility Management, pois além de assegurar a preservação do meio ambiente, contribui para a redução de gastos e do consumo na administração predial. Dentre as diversas medidas que podem ser tomadas para uma gestão sustentável, duas que continuamente precisam ser revistas é a economia de água e energia.

 A água, como se sabe, é um bem essencial para a vida humana, utilizada por todos para consumo próprio, para a manutenção áreas comuns, jardinagem, higiene e limpeza dos espaços, entre outros. Em virtude disso, a água hoje é considerada um commodity, e o risco de escassez deve ser de toda forma evitado.

Uma medida eficaz de economia, capaz de reduzir gastos que antes eram inevitáveis, é através da coleta da água de reuso. Nesse processo, a água passa por um sistema de captação de água das chuvas, de mangueiras de ar condicionado, ou até mesmo das torres de resfriamento para ar condicionado, e é armazenada em cisternas próprias, onde recebe tratamento e uma coloração especial para identificar que se trata de água de reuso, até o momento que ela possa ser utilizada na jardinagem e nas descargas dos banheiros, por exemplo.

Embora seja um recurso pouco explorado em nosso país, o tratamento de efluentes para reuso, pode economizar até 40% de água, além de aumentar a segurança hídrica de empresas e indústrias.

Recorde histórico de consumo de energia

Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), em março deste ano, o consumo de energia bateu recorde histórico de 44.101 GWh, o maior valor de toda a série histórica, desde 2004. Na comparação interanual, o consumo nacional avançou 1,6% no mês, sendo que no acumulado de 12 meses, o consumo nacional de energia elétrica foi de 501.267 GWh, com crescimento de 4,5% comparado com o período anterior.

Devido à atual situação de consumo excessivo de energia, é responsabilidade do Facility Manager estar sempre atento aos números de consumo e criar soluções para o uso sustentável. As soluções podem ser simples, como trocar lâmpadas por modelos mais econômicos, criar ambientes que possam utilizar ao máximo a luz natural do dia, pintar tetos e paredes com cores claras de modo que possa ampliar a iluminação nos ambientes, etc. Mas também existem as soluções estruturais, como a instalação de painéis solares, com capacidade de reduzir em até 98% a conta de energia, investir em aparelhos que produzem energia própria, como elevadores, refrigeradores, aparelhos de ar-condicionado, entre outros, e utilizar sensores de presença e calor, que economizam até 50% do consumo de energia.

A melhor forma de garantir a implementação de um sistema eficaz na gestão dos recursos, é estar atento às novas tecnologias e buscar qual a melhor solução para cada realidade. Oferecendo o que há de mais novo em conteúdo, soluções e serviços, a Infra FM preparou para 2022, eventos com o tema Building The Future. Clique aqui, confira os próximos eventos, e faça parte do maior hub de conhecimento e relacionamento em Facility, Property & Workplace Management da América Latina.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP