3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Testes hidrostáticos em tubulações de planta de celulose

[Vitrine Facilities] Fornecimento envolveu a locação de motobombas ITU-63C17 da Itubombas

Identificar vazamentos e avaliar a resistência de tubulações e/ou equipamentos, sujeitos a trabalhos sob pressão de fluidos, é fundamental para garantir o pleno funcionamento e segurança das operações. Chamado de teste hidrostático, o procedimento realizado com essa finalidade demanda a utilização de motobombas, que ficam responsáveis por preencher todo o sistema com líquido pressurizado.

Por se tratar de uma aplicação temporária, a locação dos equipamentos necessários para a realização dos testes se destaca como uma das opções mais vantajosas. Em abril, essa alternativa foi escolhida por uma empresa brasileira da área de construção, contratada para prestar serviços em tubulações em uma fábrica de celulose, localizada em Minas Gerais.

Ao todo, a companhia locou quatro motobombas ITU-63C17, da Itubombas, que foram instaladas na bacia de alimentação de água da planta. Os equipamentos tiveram como missão realizar o enchimento de uma tubulação de aproximadamente 20 km, a fim de realizar o teste hidrostático da rede.

"Para que isso fosse possível, o trabalho foi dividido em duas partes: uma das bombas operou na estação de bombeamento 1, com pressão de 15 bar e vazão de 170 m3/h. Esse equipamento ficou responsável por fazer a retirada de água da bacia de alimentação e bombeá-lo para a estação de bombeamento superior - trajeto que demandou uma altura manométrica total (AMT) de 150 mca", explicou Emerson Brini, Engenheiro de Vendas da Itubombas.

Na estação de bombeamento 2, por sua vez, foram utilizadas três motobombas em série, cada uma operando, em média, com 9 bar de pressão, a fim de atingir 170 m3/h e 300 mca.

Ao optar pela locação das motobombas junto a um parceiro confiável, a construtora conseguiu realizar os testes hidrostáticos com sucesso, atendendo aos prazos acordados com o cliente final, sem precisar se preocupar em manter uma frota própria de equipamentos. Além de fornecer as bombas, a Itubombas também ofereceu todo o suporte técnico para dimensionamento hidráulico da aplicação e operação, bem como os acessórios necessários para que o sistema funcionasse adequadamente.  

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP