Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Por Mateus Murozaki

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos.

Foto: Divulgação

A inteligência artificial está se mostrando cada vez mais uma força aliada dentro do mercado de Facility, Property e Workplace Management, com diversas soluções voltadas para tornar operações mais efetivas e potentes. Tais tecnologias, como todas as grandes invenções, vêm através da simples pergunta: “O que o mercado precisa neste momento?”.

Quais são as dores dos FMs que podem ser facilmente resolvidas com a ajuda de IA? Um caso interessante que exemplifica isso é o da Axia, produto desenvolvido pela empresa de tecnologia Ativvus em 2022. Inicialmente criada a pedido de um cliente no segmento alimentício, a solução foi então retirada do mercado para que os desenvolvedores pudessem trabalhar em uma nova versão mais completa e focada nas dores percebidas no mercado de Facilities.

De acordo com Adriano Balista, Head de Inovação da empresa, a maior dificuldade que eles observaram foi a de ter uma visão instantânea da operação sem precisar mandar uma equipe técnica ou um técnico para observar o problema. É importante apontar o tamanho desse cliente: trata-se de uma multinacional com 50 mil colaboradores no Brasil.

O produto foi inicialmente desenvolvido, mas não havia um sistema para integrar a solução. Por conta disso, foi necessário desenvolvê-la do zero, o que foi feito ao longo de um ano e meio em que a ferramenta ficou fora do mercado.

O profissional afirma que a plataforma foi criada com base nas normas de GNR que são utilizadas como base para a elaboração dos processos. A tecnologia desenvolvida para serviços de limpeza é dividida em três dispositivos que capturam métricas como fluxo de pessoas e índices de satisfação, que são transformadas em dados e relatórios enviados para uma plataforma online.

Esses hardwares também são essenciais para eliminar uma lacuna que, como descrita por Balista, era inaceitável: a estrutura de checklist. Com os dispositivos localizados nos ambientes e nos colaboradores, eles não precisam mais registrar presença e tarefas manualmente, o que potencializa a eficiência da operação.

As particularidades do mercado de Facilities

Para desenvolver a tecnologia Axia, a empresa fez um mergulho em cada um dos grupos organizacionais da área de Facilities (hospitais, indústrias, shoppings, aeroportos e escolas) para compreender as dificuldades particulares de cada um. A necessidade disso, de acordo com o Head de Inovação, é porque o mercado de FM é extremamente ramificado.

Ele menciona uma pesquisa feita pela GPS apontando que as maiores empresas da área retêm apenas 5%. Por conta disso e da grande variedade de tamanhos das empresas, é difícil apontar problemas generalizados. Um desses problemas que já está sendo tratado por eles é o do alto índice de turnover.

O próximo passo da empresa é o de usar a tecnologia para obter dados dos colaboradores, cruzá-los com a literatura de saúde ocupacional e então prever o afastamento de um colaborador antes que aconteça. “Pegue hoje um colaborador que passa a maior parte do tempo movimentando-se, mexendo-se, levantando, abaixando, esfregando vasos, passando por temperaturas e níveis de ruídos estressantes.

Isso a gente consegue colocar dentro da base literária que é aberta ao público, mas dá para a gente cruzar esses dados, sendo eles capturados e prever esse afastamento. É nisso que a gente vem trabalhando agora, capturar todas essas informações de campo, jogar dentro de uma estrutura de treinamento e ela começar a informar isso para a gente e a gente começar a trabalhar isso junto com a RH também das companhias”, aponta Balista.

O caso aponta como os próximos passos para a evolução do mercado de FM estão ancorados na tecnologia e, portanto, não há nada mais essencial hoje do que estar atualizado. Se você quiser estar à frente da média do mercado e se atualizar com práticas de vanguarda, não deixe de participar do 19º Congresso InfraFM América Latina, o maior encontro de profissionais de Facility, Property e Workplace Management do continente.

Clique aqui e saiba mais.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

UrbanFM

"São Paulo é uma máquina de geração de tempo perdido", afirma professora da USP

Entenda quais são os desafios para implementação de novos caminhos na capital paulista.

Mercado

Brasil ultrapassa os 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em casas

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste

Carreira

David Douek fala sobre pioneirismo na construção sustentável brasileira

Empresário percebeu mudança no setor imobiliário ao final dos anos 2000. Confira entrevista exclusiva sobre construção de carreira, especializações em Green Buildings e práticas sustentáveis.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP