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Engie vence PPP de Iluminação Pública de Petrolina

Companhia vai operar as 37.000 luminárias da cidade durante os 20 anos de contrato

A ENGIE, maior empresa privada de energia do Brasil, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas, foi vencedora de leilão de PPP de Iluminação Pública do município de Petrolina (PE).

A ENGIE apresentou proposta com uma tarifa mensal no valor de R$ 409.200,00, com um deságio de 67,6% frente ao limite máximo definido em edital de licitação. O contrato tem prazo de 20 anos e prevê a modernização, expansão e manutenção da infraestrutura de iluminação da cidade, beneficiando cerca de 350 mil pessoas. A previsão é de um investimento significativo para modernizar todas as luminárias existentes em LED e implantar um centro de controle operacional e sistemas de gestão para economizar pelo menos 50% da energia consumida pela iluminação pública do município.

O projeto de PPP de Iluminação Pública de Petrolina (PE) foi estruturado com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).

A ENGIE irá, além de desenvolver a infraestrutura, implantar sistemas inteligentes de operação e monitoramento remoto para iluminação das vias públicas mais importantes da cidade. Outro destaque do projeto é a iluminação de monumentos e pontos turísticos de Petrolina, cidade que fica às margens do rio São Francisco.

"O projeto vai trazer diversos benefícios para a cidade e seus moradores, como a promoção do turismo e da atividade econômica local, mais segurança e uma melhor qualidade de vida, ressaltou Leonardo Serpa, Diretor-presidente da ENGIE Soluções. desde mais segurança, como uma maior segurança.

Um ponto essencial para a ENGIE é o fato de a tecnologia LED proporcionar o aumento de eficiência energética. "O propósito da ENGIE é agir para acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e de soluções mais sustentáveis, conciliando performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta'', ressaltou Serpa.

Atualmente, a ENGIE opera cerca de 350 mil pontos de luz no Brasil, com destaque para a PPP de Uberlândia que já está em fase de implantação. No mundo, o total é de 1,5 milhão.

Prêmio Empresa Cidadã 2020

A companhia foi contemplada em duas categorias: Participação Comunitária, com o case "Ações de apoio às comunidades no enfrentamento à pandemia", e Desenvolvimento Cultural, com o case "Centros de Cultura e Sustentabilidade".

A ENGIE Brasil Energia é uma das vencedoras do 22° Prêmio Empresa Cidadã 2020, uma iniciativa da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC). A Companhia foi contemplada em duas categorias: Participação Comunitária, com o case "Ações de apoio às comunidades no enfrentamento à pandemia", e Desenvolvimento Cultural, com o case "Centros de Cultura e Sustentabilidade".

Considerada a principal premiação na área da cidadania empresarial de Santa Catarina, o Empresa Cidadã ADVB/SC visa homenagear e premiar as empresas catarinenses que fazem da responsabilidade social o seu melhor exemplo, produto e resultado. Os prêmios foram recebidos pela diretora administrativa da ENGIE Brasil Energia, Luciana Nabarrete, em cerimônia realizada em Florianópolis (SC).

"A responsabilidade social é um dos principais impulsionadores da estratégia corporativa da ENGIE Brasil Energia. Essa conquista demonstra o compromisso da empresa em ajudar as comunidades que vivem no entorno de suas usinas, promovendo a melhoria da qualidade de vida e a transformação social", destaca Luciana.  

Apoio às comunidades no combate à Covid-19

Os esforços da ENGIE Brasil Energia no combate aos efeitos da Covid-19 na sociedade totalizaram, desde o início da pandemia, R$ 7,2 milhões. As principais iniciativas foram no apoio ao Programa "Estímulo 2020", movimento que oferece capacitação e apoio financeiro para pequenos empreendedores manterem suas atividades durante a pandemia, e para a Campanha "Salvando Vidas" do BNDES, no auxílio à aquisição de materiais, insumos e equipamentos de proteção para os médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que estão nos hospitais. A ENGIE também realizou doações para asilos e hospitais, além da aquisição de testes e cestas básicas nas comunidades do entorno de seus ativos operacionais.

Em Santa Catarina, a empresa apoiou o Hospital de Caridade de Florianópolis, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, e o Programa Novos Caminhos, que acolhe jovens e adolescentes, entre outras instituições. E para dar suporte às mulheres e promover a igualdade em tempos de pandemia, a ENGIE Brasil Energia lançou o projeto Mulheres do Nosso Bairro, que consiste em uma rede de iniciativas para impulsionar ações de geração de renda nos municípios de atuação direta da Companhia. Lançado em mais de 100 municípios, incluindo Florianópolis (sede da empresa) e região metropolitana, o projeto prevê impactar 20 mil mulheres de forma direta e 60 mil pessoas indiretamente.

Desenvolvimento cultural

Os seis Centros de Cultura da ENGIE espalhados pelo Brasil, criados para oferecer às comunidades atividades culturais, recreativas e educativas, já receberam mais de 2 milhões de visitantes e investimento que ultrapassa a marca dos R$ 20 milhões. Os espaços dispõem de anfiteatro, museu, biblioteca, salas para oficinas de capacitação profissional, inclusão digital e espaços para exposições.

Foto: Bruno Kenedy


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