Sorteios 11ª Expo
 

Plataforma inteligente para gestão e redução de até 25% dos custos de energia

[Vitrine Facilities] Solução do Grupo Luminae promete facilidades como gestão remota 24x7 e tomada rápida de decisões

O Grupo Luminae Energia, um dos líderes brasileiros em gestão energética, apresenta Neuron, uma plataforma que promete ajudar empresas, de todos os segmentos, a otimizarem o consumo de energia elétrica, água e gás e a se tornarem mais sustentáveis. Desenvolvida com as mais recentes tecnologias de bancos de dados, Internet das Coisas e inteligência artificial, a solução provê a automação das redes elétricas e entrega relatórios, gráficos e alarmes em tempo real, acessíveis remotamente por meio de dispositivos conectados à internet, de computadores à smartfones. Controle eficiente e acurado dos gastos, para gestores, na palma da mão, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.

Neuron funciona por meio de sensores, instalados em ambientes e equipamentos. Eles colhem, em tempo real, diferentes tipos de dados, desde a presença de pessoas em determinado local, ao aquecimento anormal de um aparelho eletrônico, e transmitem as informações imediatamente para a plataforma dotada de recursos analíticos, capaz de tomar decisões preliminares, como alterar automaticamente a temperatura do ar condicionado, ou desligar as luzes em um ambiente vazio.

O sistema ainda avalia se é necessário acionar alarmes ao reconhecer o mau funcionamento de alguma instalação, permitindo medidas imediatas, como, por exemplo, um reparo de urgência. Desta forma, é possível não só avaliar desperdícios, como preveni-los, com otimização e ajustes em equipamentos com potencial de fuga de energia.

Com interface simples e intuitiva, criada pela equipe de designers do Grupo Luminae, Neuron oferece um painel de controle personalizável, com visualização clara e objetiva. O usuário ainda conta com a ajuda do Dr. Neuron, um chatbot preparado para esclarecer dúvidas na interpretação dos dados. Todas as informações ficam armazenadas em nuvem, podendo ser acessadas remotamente a qualquer tempo com privacidade e segurança.

"Os dados são criptografados de ponta a ponta e utilizamos outros protocolos de segurança para garantir a transmissão e envio desses dados sem interferências e com confiabilidade", explica o diretor de gestão e Inteligência do Grupo Luminae Energia, Diego Cavalcante.

Economia de custos - Segundo Cavalcante, a solução já foi testada em alguns clientes do Grupo Luminae, comprovando economia de até 25% nos custos de energia. Ele relata que, com Neuron, gestores ganham um aliado na tomada de decisões, com o apoio de indicadores de performance, relatórios de consumo e desempenho diários, semanais, mensais e anuais, além de comparativos entre unidades de negócios, sem a necessidade de terem formação nas áreas de tecnologia ou energia.

Essas informações também têm suporte no módulo financeiro, considerando as particularidades de cada contrato de energia. Assim é possível prever e gerenciar o consumo antes do fechamento das faturas de energia, facilitando até mesmo a revisão de contratos com as concessionárias.

Entusiasmado com o 5G, o diretor aponta para uma democratização da eficiência energética de forma sustentável, com soluções mais escaláveis, baseadas em conexões ultrarrápidas e bancos de dados mais robustos. "Será uma mudança de cultura, de patamar, como aconteceu com o smartphone. O Neuron vem para mudar de vez a forma como a energia é gerida seja no varejo, logística, indústria ou facilities", afirma Cavalcante.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP