Sorteios 11ª Expo
 

Instalações em altura de equipamentos de climatização exigem proteção

Norma Regulamentadora 35 estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura

O cenário de distanciamento social faz com que muitas pessoas busquem um conforto um pouco maior em suas residências e a procura por equipamentos de climatização nestas edificações, segue com grande procura. O alerta da ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação é para que sempre sejam cumpridas com rigor as medidas de segurança nos casos de apartamentos que são em andares superiores.

A Norma Regulamentadora 35 garante a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com trabalhos em altura. Como saber se o trabalho é considerado em altura ou não? A NR 35 responde: toda atividade executada acima de 2 m do nível inferior, onde existe o risco de queda, é considerada trabalho em altura.

Segundo o engenheiro mecânico e conselheiro da ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, Ricardo Vaz de Souza qualquer trabalho neste enquadramento exige uma série de cuidados para evitar as quedas.

"Não deve-se jamais admitir que o instalador atue pendurado pelo lado de fora da janela ou segurando-se no próprio equipamento que está sendo instalado. Isso é absolutamente irregular e traz riscos. A maioria das pessoas desconhece que ao contratar esse instalador ou empresa passa a ser também responsável por tudo que acontecer. Por isso é importante ficar atento e não ter receio de solicitar que as medidas de segurança sejam de fato adotadas", explica.

Para edificações que estão sendo construídas uma alternativa importante é a chamada "linha de vida", que pode ser um pino fixado ou chumbado na parede. Estes elementos permitem que o profissional possa se fixar à estrutura por um cinto de segurança.

"O cliente deve exigir do instalador ou da empresa que ele apresente um atestado de treinamento para trabalho em altura e que apresente o material de segurança próprio para o trabalho que inclui cinto de segurança e luva. Há também de comprovar que as ferramentas possuem uma trava de segurança, que geralmente é semelhante a uma corda que impede que elas caiam durante o manuseio podendo ferir alguém", completa.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP