Sorteios 11ª Expo
 

Uma visão auspiciosa com o CEO da ISSA PULIRE Network

Entrevista exclusiva com Toni D'andrea traz a experiência vivida no isolamento e a importância da limpeza profissional

Por Léa Lobo


Direto de Milão, na Itália, o CEO da ISSA PULIRE Network, Toni D'andrea, conversou a INFRA FM durante sua quarentena de Covid-19 sobre a experiência vivida no isolamento, sobre home office, além da importância da limpeza profissional e as perspectivas positivas para FM. Acompanhe:

Qual sua visão de mundo pós Covid-19?

Por muitos anos pratiquei, por paixão e por interesses pessoais, o tema da utopia, ajudado e inspirado por um dos meus queridos professores, Tomás Maldonado. De Tommaso Moro a Jonathan Swift, de Tommaso Campanella a Daniel Defoe a Adriano Olivetti, aprendi a conhecer muitas maneiras de imaginar o futuro e tomei exemplos preciosos.

Minha visão do mundo, mesmo nos dias da imensa tragédia que atravessou meu país, Itália e minha cidade Milão, com uma lista infinita de mortes que não tiveram precedentes em circunstâncias de paz, é absolutamente positiva. É em muitos aspectos.

Às vezes, a consciência dos equilíbrios mais elevados da natureza nos alcança em conjunto com eventos apocalípticos, a exemplo da Covid-19. Vivemos isolados por semanas. Somos bombardeados obsessivamente pelas notícias, jornais, rádio, redes sociais, centenas de horas de palestras. Todos transmitem uma única mensagem aprovada e peremptória, aquela que requer distanciamento social, que sugere a proibição de compartilhar qualquer espaço, o que exige uma necessidade absoluta de auto-isolamento.

A necessidade de limpeza em todos os lugares se tornou uma prioridade. Praticamos para imaginar como será o novo normal. O tema do saneamento, que hoje parece estar entre as prioridades absolutas nessa emergência, sempre desempenhou um papel importante no sistema de atividades diárias. A importância é determinada pelo fato de que o processo de modernização de uma cultura e a preservação do padrão alcançado exigem entre suas prerrogativas a condição de limpeza como condição necessária.

Na prática, isso não acontece há anos. Dentro de especificações bastante detalhadas, são encontradas brechas que visam reduzir o custo e reduzir significativamente a eficácia e a qualidade do resultado: produtos ineficazes e de baixa qualidade, muitas vezes funcionários inadequados (às vezes não profissionais) sem contrato de trabalho, tempos de intervenção menores. Algumas subestimam essa necessidade deram origem a "revisões de gastos" em público, legitimaram essa "ignorância" ao fazer cortes horizontais, de alguns pontos percentuais, no valor dos custos de limpeza.

Minha visão, então, é que o desejo de voltar a viver próximo gerou um novo sentimento que contém alegria, solidariedade, hospitalidade e compreensão, que a limpeza e o cuidado dos espaços em que vivemos estimularão uma nova atenção, finalmente acredito que o sofrimento sempre melhora o ser humano. Acredito que essa experiência repleta de privações e privações de luto nos fará entender ainda mais o valor do respeito e, portanto, da liberdade.

O tema da limpeza profissional ganhará outro status pós Covid-19?

Durante anos, apoiamos a ideia de que a limpeza é um valor absoluto. A limpeza representa uma atenção de interesse fundamental no sistema individual e social de necessidades, consciente ou inconscientemente, porque determina nosso gosto, ou seja, lembra uma sensação de segurança e bem-estar diante das situações com as quais entramos em contato.

Portanto, a limpeza torna-se, hoje, mais do que nunca, um convite, um chamado, uma exortação desesperada a um exercício de inteligência coletiva. Um comando ao qual somos chamados com o objetivo de reconstruir o tecido social dilacerado e afirmar as condições para um bem-estar estável. A reconstrução de nossas certezas terá que começar desde a palavra limpeza. Sua centralidade acompanhará todos os nossos gestos e pensamentos que olham para o futuro.

Como você tem "vivido" o home office?

O trabalho doméstico é certamente a solução que manteremos nas futuras formas de trabalhar. É uma conquista irreversível para a qual não é possível voltar atrás. Muitos sociólogos já estavam conversando sobre isso em tempos inesperados, falando sobre uma melhor qualidade de vida, maior produtividade, uma oportunidade de combinar trabalho x família x privado, de uma maneira mais satisfatória. Acredito que o trabalho doméstico mudará profundamente o cenário nos próximos anos.

Por que investir em milhões de metros quadrados de escritórios para abrigar tantos milhões de trabalhadores que poderiam realizar seu trabalho em casa, sem usar o transporte público todos os dias?Dedicamos meses da sua vida a subir e descer de trens, ônibus, aviões ou pior, sentar em um carro em uma fila para ir para o outro lado da cidade e encontrar outro espaço fechado onde fazemos as mesmas coisas que faríamos em casa: acho que a maioria das empresas enfrentará uma queda significativa nas transferências.

Já existem cirurgias realizadas remotamente, um paciente deitado em uma cama em uma sala de cirurgia em um cidade de Paris e o cirurgião sentado em Houston ou Tal Aviv em frente a uma tela de alta definição... ou melhor: com uma máscara de realidade aumentada e um joystick pronto para operar o paciente, por robô. Entendemos, em poucas semanas, o quanto esse mundo já está aqui e o quão bem todos trabalhamos nele. Então, o trabalho em casa foi uma grande conquista.

Como vê o movimento das empresas que organizam feiras e eventos?

Mesmo feiras e eventos terão passado por uma profunda metamorfose. Por muitos meses, em um futuro próximo, feiras e todos os locais de reunião, como conferências, congressos, reuniões institucionais serão proibidos ou certamente assistidos com medo e distância. Enquanto a vacina não garantir a todos nós uma certa imunidade contra a doença, nossa disposição para mergulhar em um local muito popular será muito limitada.

Nesse período, no entanto, a vida continua e o trabalho alimenta a necessidade de novos treinamentos, trocas de experiências, iniciativas promocionais para apoiar novos produtos, comunicações. Estes são os conteúdos que alimentam feiras e eventos. Na minha área específica - a Feira PULIRE e o FORUM PULIRE - há muito tempo consideramos soluções que acreditamos serem complementares para feiras e eventos.

O mercado global, ao qual todos nos referimos, na verdade requer soluções viáveis ​​e compatíveis com uma visão mais ampla da pessoa de contato. Ou seja, superar a barreira da língua, possível com o uso de inteligência artificial que nos permite adquirir em tempo real a tradução de qualquer intervenção falada em nossa língua materna e com o zeramento de latitudes e longitudes por plataformas digitais, nossos a ilusão de onipotência referida à faculdade de atingir qualquer pessoa que seja alcançada com alegria.

Talvez o valor emocional do evento esteja faltando, infelizmente, e talvez por muito tempo, um aspecto ligado a variáveis ​​complexas de nossa mente: sensorialidade, empatia, curiosidade. Por exemplo, as feiras serão avaliadas de outra maneira. Talvez a eficácia e a qualidade do contato prevaleçam sobre o número de visitantes, melhor 5 visitantes interessados ​​do que 500 que ocupam os corredores. Ou talvez, como dissemos há anos, é a experiência que valoriza mais do que os números elaborados algebricamente. Em suma, também sobre o tema de feiras e eventos, muitas coisas certamente mudarão e todas em direção à melhoria.

Qual sua mensagem para os profissionais que atuam em Facilities Management?

Facility Management é um conceito moderno de serviços integrados que considera a propriedade em sua complexidade. A propriedade é uma máquina que se move simultaneamente em várias direções e requer habilidades diferenciadas e qualificadas que devem competir juntas. Portanto, o Facilities Management é uma atividade multidisciplinar que governa o gerenciamento de locais construídos, escritórios, hotéis, imóveis residenciais, indústrias, espaços comerciais, sob competência pública e privada, e determina seu valor final.

O edifício representa uma herança que deve gerar valor. O Facility Management é a ferramenta de gerenciamento e controle de todos os recursos disponíveis que se combinam para fornecer e manter níveis de serviço capazes de satisfazer solicitações expressas e mensuráveis. Para eles também, a contingência da Covid-19 será uma oportunidade de profunda renovação. Uma reorganização radical das prioridades estará intimamente relacionada ao resultado de uma análise de risco aprofundada. Também nesta questão, tenho uma leitura positiva de eventos futuros. O mundo certamente será melhor, também graças a eles.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP