Sorteios 11ª Expo
 

O uso dos carpetes como isolantes acústicos

Barulhos como aquele toc-toc do sapato ou de quedas de objetos, móveis sendo arrastados, por exemplo, podem ser evitados. Saiba como

Que o carpete é uma ótima opção para revestir pisos todos já sabem. Além da facilidade na limpeza, eles proporcionam conforto e sofisticação aos ambientes. Outra vantagem a considerar é o isolamento acústico.

O que é isolamento acústico?

É a capacidade do material em absorver som. Para isolar barulho de trânsito, vozes, músicas, entre outros, é comum utilizarem estruturas como paredes e divisórias.

Já quando se trata dos ruídos de impacto, a aplicação de carpete é muito recomendada. Barulhos como aquele toc-toc do sapato ou de quedas de objetos, móveis sendo arrastado, por exemplo, podem ser evitados.

Por que usar produtos para absorver ruídos?

Embora seja um fenômeno que não vemos, o ruído é prejudicial à saúde. Ele pode causar estresse, irritabilidade e fadiga. É importante prezar por ambientes mais saudáveis, sendo ao relaxar em casa e/ ou na qualidade do local de trabalho. Além de deixar o espaço mais sofisticado, o carpete absorve ruídos de impacto e ajuda na qualidade do sono

Onde são usados?

Com a vasta opção em cores, texturas, tamanhos, a instalação de carpetes Belgotex pode ser feita em diversos espaços, desde em casa até em ambientes corporativos e teatros.

Em casa, o carpete pode ser aplicado nos quartos (para uma noite de sono mais tranquila, ajudando a abafar o barulho externo) e nas salas, principalmente em home theaters.

O Extra Touch Collection - Degas, por exemplo, é perfeito para salas de som e home theaters devido ao ótimo isolamento acústico.

Também é muito usado em ambientes corporativos, pois há muitas pessoas circulando, ruídos do telefone e impressoras. Aqui, entra até outra vantagem do uso de carpete nesses locais: deixa a superfície segura e não-escorregadia.

Já o modelo Westminster possui excelentes propriedades acústicas de absorção sonora tanto em ambientes comerciais tanto residenciais, segundo a fabricante.

Nos teatros e auditórios são escolhidos porque o som acaba sendo equilibrado e harmonizado, sendo assim, mais agradável aos ouvidos em shows e espetáculos.

O carpete modular Interlude, por sua vez, além de ajudar no isolamento acústico, promete ser altamente resistente e durável.

Reforço

Outro material que pode ser utilizado para garantir maior isolamento acústico do ambiente é a manta sob o revestimento acarpetado. Além de absorver mais ruídos, também irá proteger e prolongar a vida útil do produto, explica a Belgotex.

Norma NBR 15.575

Você sabia que desde 2013 existe a norma NBR 15.575 (ABNT) para garantir as condições mínimas de habitualidade? Ela protege os usuários de problemas acústicos decorrentes de projetos arquitetônicos e materiais inadequados.

Embora ela exista, algumas edificações ainda são sensíveis aos ruídos. Por isso, vale a pena deixar seu ambiente confortável e esteticamente agradável com nossos produtos.

Vale mencionar ainda que os carpetes de Nylon da Belgotex têm a certificação QUALIDADE AMBIENTAL da ABNT.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP