Sorteios 11ª Expo
 

Renovando para um mundo em mudança

Elegante, moderna, tecnológica e sustentável, nova sede do BNP Paribas Brasil em São Paulo traduz a solidez e a transparência da marca

Por Érica Marcondes

Conteúdo publicado em 4 de dezembro de 2018

Criar um espaço de trabalho integrado, dinâmico e produtivo, capaz de transmitir a transparência, modernidade e solidez próprias do BNP Paribas Brasil, foi o ponto de partida deste projeto que ganha as próximas páginas da INFRA.

O escritório do banco europeu está instalado em 7.500 metros quadrados dispostos em três andares da Torre Sul do São Paulo Corporate Towers, localizado no Itaim Bibi e considerado um dos mais sofisticados e sustentáveis produtos imobiliários comerciais do Brasil.

A implantação desse projeto desafiador ficou sob o comando de Ricardo Teixeira, Chief Procurement Officer (CPO) e Head de Supplier Risk e Facilities Management. No Grupo desde 2006, o executivo é responsável pela sede administrativa da instituição, na capital paulista, além de três filiais localizadas no Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.

“A renovação do espaço físico é um importante símbolo do profundo processo de transformação que estamos vivenciando no banco há três anos, visando manter nossa missão e nossos valores em consonância com a dinâmica constante do mercado e da indústria financeira. Buscamos, com isso, nos conservar como parceiro relevante para todos os nossos públicos – colaboradores, clientes e acionistas”, conta Ricardo.

Segundo ele, a transformação interna buscou trazer para a essência do banco a inovação, o uso da tecnologia e a sustentabilidade, de forma alinhada aos pilares estratégicos de desenvolvimento de negócios, eficiência operacional e engajamento. Por isso, o projeto de smart location foi pensado para proporcionar aos colaboradores um ambiente igualitário e colaborativo, capaz de inspirar, gerar maior interação entre as equipes e permitir que se construa de forma ágil melhores soluções para os clientes.

“Em 2015 analisamos o mercado imobiliário e surgiu a oportunidade de uma mudança de endereço. O crescimento do BNP Paribas só fomentou essa necessidade de mudar para um ambiente maior e mais moderno, além de um empreendimento referência na América Latina, escolhido após mais de 10 visitas a imóveis em São Paulo”, explica.

O desafio seguinte foi a escolha do escritório de arquitetura. Quatro empresas foram convidadas para a concorrência e, apesar de um briefing técnico muito bem elaborado, explica o gestor, as empresas ficaram livres para criar. “Queríamos algo inovador, com foco no cliente e também nos funcionários. Dois projetos foram selecionados como finalistas e a vencedora foi a Athié Wohnrath, que projetou e executou a obra”.

Um dos pontos altos do novo espaço é o andar dedicado às salas de negócios e do board, que também exerce a função de galeria de arte em consonância com o perfil dos clientes e acionistas. Porém, outros aspectos chamam a atenção no escritório, como o ambiente open space com espaços colaborativos (são 700 estações de trabalho) e os charmosos phone booths voltados às ligações telefônicas e trabalhos que exigem privacidade.

Mas se pudéssemos eleger três elementos que roubam a cena, seriam esses: o uso do vidro confere total transparência e visão das mesas de operações; há também a integração dos andares por meio de uma escada majestosa em madeira; e a recepção, com pé-direito duplo, imenso painel vertical verde e elementos decorativos que parecem suspensos no ar e que remetem ao logotipo do BNP Paribas.

Já quando falamos das particularidades do negócio, um dos grandes desafios da mudança tem relação com o fato de o BNP Paribas possuir um robusto sistema de contingência elétrica e de ar condicionado. Dessa forma, além dos andares, houve intervenções no subsolo onde foi instalado um gerador dedicado ao banco, enquanto na cobertura do edifício estão os equipamentos de climatização.

Vale mencionar ainda que foi fundamental para o sucesso de todo o processo de implantação a importante atuação da executiva de PMO – Project Management Office – Edna Freitas. “Um banco de investimento não pode parar. Existem departamentos complexos, com infraestruturas parrudas, por exemplo a ‘Mesa de Operações’, em que cada estação possui oito monitores e seis pontos de dados. Mesmo assim, não houve pausa para a mudança. Tivemos um planejamento fora do comum para mover aproximadamente 1.000 pessoas em três ondas, aos finais de semana. E tudo foi perfeito. Na sexta-feira de 10 de agosto o último grupo de colaboradores deixou o prédio antigo para na segunda usufruir de um ambiente totalmente novo”, ressalta Edna.

Com essa visão integrada do plano estratégico em toda a cadeia de valor da organização com o objetivo de garantir a implementação dentro do prazo e custo definidos, a área de facilities management pôde atuar de maneira planejada, fazendo jus ao momento de protagonismo e reforçando a sua importância para que o core business tenha êxito, assim como a área de TI, a Comunicação e o RH. O reconhecimento veio em um grande evento de inauguração com a participação da alta direção global.

Fazendo alusão ao seu slogan, temos a certeza de que o BNP Paribas segue renovado para um mundo em mudança!

Clique aqui e confira esse conteúdo na versão digital da Revista INFRA.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP