Black Friday - Congresso 2025
 

FM em Data Centers: da primeira filial até as 34 novas operações da Ascenty

Gerente administrativo de Data Centers, Silvia Godoy compartilha trajetória que iniciou na cozinha de um restaurante.

Por Natalia Gonçalves

FM em Data Centers: da primeira filial até as 34 novas operações da Ascenty

Foto: Canva.com/ baranozdemir


Silvia Godoy, gerente administrativo de Data Centers na Ascenty, sempre se identificou com atividades mais generalistas. Para a profissional, a possibilidade de saber sobre vários assuntos e atividades, e como esses podem ser importantes e interligados, é um ponto fundamental em Facility Management. “A adaptabilidade me trouxe vantagens competitivas, ser uma pessoa não engenheira entre tantos engenheiros me permite ter uma visão diferenciada e questionadora, complementando a equipe”, diz Godoy.

Na última década, a profissional acompanhou a implementação de 34 novas operações da Ascenty, desde a primeira filial da empresa. “Poder acompanhar uma construção da etapa de terraplanagem até a entrega da operação é fascinante. Grandes obras, com densidades energéticas exponenciais, em um período de entrega tão arrojado, fazem comprovar como a gestão de projetos é muito importante”, ressalta.

Para Silvia, acompanhar as obras é um prazer. Apesar de acompanhar algumas mais de perto do que outras, ela destaca a organização das obras fora do Brasil, como o processo de expandir a operação da Ascenty na pandemia de Covid-19. Os Data Centers foram considerados, como pontua Godoy, operações de missão crítica durante esse período, visto que toda a sociedade passou a demandar mais e mais de conexões e serviços online.

FM em Data Centers: da primeira filial até as 34 novas operações da Ascenty

Desde o técnico em design de interiores até a pós-graduação em gestão de projetos, toda a trajetória acadêmica de Silvia a auxilia na gestão de Facilities. A primeira experiência de trabalho de Godoy foi em um restaurante a quilo na Vila Madalena, onde lavava a louça. Depois, conseguiu a oportunidade em hotelaria, onde passou pelos setores de eventos, recepção e auditoria noturna.

Contudo, a primeira experiência em Facilities ocorreu quando participou da implantação de uma grande rede de shoppings centers em Jundiaí, onde atuou no atendimento e na qualidade. Nos últimos anos, passou por experiências que confirmaram algo aprendido ainda em hotelaria: “quando as pessoas entendem os motivos, as razões pelas quais elas fazem as suas atividades, mais aptas estarão para trazer soluções padrões ou criativas para todas as situações”.

“Quando trabalhava em hotelaria, trabalhei um período na madrugada, onde ficávamos sozinhos, sem gestão, sem manutenção, apenas recepcionistas no hotel e meu líder na época me perguntou: ‘se começar um vazamento de água em um dos apartamentos, o que você faz?’. Prontamente respondi que precisava fechar o registro para parar o vazamento e posteriormente buscar limpeza e organização do local”, lembra Silvia.

Conforme a profissional, a reação do gestor foi de surpresa, pois o restante da equipe havia pensado em soluções para resolver os “sintomas” do vazamento. O feedback daquele dia repercute por toda a carreira de Godoy, pois o conhecimento do próprio propósito a permitiu tomar melhores decisões.  


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP