Sorteio Nespresso
 

Empreendedorismo e crescimento sustentável na TM2PP

O líder e jovem arquiteto, Thiago Machado, nos conta sua trajetória resiliente.

Por Léa Lobo

Empreendedorismo e crescimento sustentável na TM2PP

​No dia 18 de janeiro, tivemos uma conversa com Thiago Machado, arquiteto e sócio-proprietário da TM2 Planejamento e Projeto (TM2PP), especializada em projetos de condomínios industriais, consultoria, suporte técnico, estudos e acompanhamentos técnicos.

A trajetória profissional no setor logístico começou há alguns anos, quando o arquiteto mantinha uma parceria com empresas do ramo imobiliário. Machado realizava serviços para eles em troca do uso de suas instalações e estrutura. Há quatro anos, decidiu encerrar essa parceria e seguir com a TM2PP, fundada há 15 anos. Para ele, essa mudança foi um ponto de virada, resultando em um crescimento significativo, pois saíram de 6 para 10 colaboradores em três meses e, desde então, continuam a alcançar conquistas notáveis.

“Enfrentamos desafios como a crise americana de 2008-2009, a crise de 2015 e a pandemia, mas cada experiência fortaleceu nosso negócio. A estratégia de fixar a marca em 3 a 4 anos, estabelecida ao encerrar nossa antiga parceria, provou ser eficaz. Atualmente, atendemos grandes clientes, como Prologis, Cy. Capital e Panorama. Participamos do projeto Prologis, colaborando com a Green Studio para a implantação do Mercado Livre na área de fit-out. Além disso, expandimos nossos serviços para incluir layouts de escritório e interiores, residenciais, contando com a expertise da Adriana Vilariño Lui, sócia responsável por essa área”, pontua.

“Nosso compromisso com a excelência nos levou a ingressar no Green Building, buscando certificações LEED para todos os projetos logísticos. Além disso, na TM2PP obtivemos o selo Great Place to Work, refletindo nossa dedicação ao bem-estar e engajamento da equipe”, explica orgulhoso.

Empreendedorismo e crescimento sustentável na TM2PP

Foto: Divulgação


Para Machado, a gestão estratégica é fundamental para o sucesso a longo prazo. Investiram em tecnologia, inteligência artificial e análise constante de KPIs para melhorar a eficiência e superar desafios. Mantêm uma cultura de crescimento, com foco na satisfação do cliente, o que é evidenciado na pesquisa anual de satisfação respondida por seus clientes.

Com 95% da equipe composta por mulheres, reconhece o valor da diversidade e promove um ambiente de trabalho inclusivo. Para Machado, a gestão de pessoas é uma prioridade, e a confiança mútua é essencial para o seu baixo índice de turnover. “Apesar de enfrentarmos obstáculos, como a gestão do escritório, a necessidade de inovação e o desafio de escalar, estamos comprometidos com o crescimento sustentável”, defende o arquiteto.

A paternidade recente de Machado trouxe uma nova perspectiva, levando a uma abordagem mais estratégica e equilibrada na tomada de decisões. Orgulhoso, destaca a importância da companheira, também empreendedora, que o ajudou a ter uma visão mais sistêmica do negócio, contando também como o apoio da terapia.

No cenário logístico, Machado observa oportunidades de crescimento, especialmente no setor de "last mile" em que a empresa já desenvolve vários projetos. A logística dessa fase crucial, que envolve entregas diretas aos consumidores, é complexa, mas estão atentos às tendências e investindo em soluções inovadoras para otimizar o processo. “A região da Mooca, onde está localizado nosso escritório, é um exemplo de projetos em andamento, incluindo retrofits, refletindo a dinâmica e o potencial de crescimento do setor”, finaliza Machado.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP