TELELOK
 

Durante a mudança, o que é feito com o mobiliário? Confira soluções de economia circular

Especialistas apontam benefícios e desafios da implementação do modelo circular nas empresas.

Por Natalia Gonçalves

Durante a mudança de escritório, o que é feito com o mobiliário? Confira soluções de economia circular

Foto: Canva.com/Navamin studio


Diante dos novos modelos de trabalho e o aumento da relevância de diretrizes de ESG, o mobiliário é uma peça fundamental dentro das corporações. Esta afirmação é da Fernanda Mourão, especialista em modelos e espaços de trabalho sustentáveis e fundadora do Futuro Labs. “É preciso primeiro considerar a gestão de mobiliário na estratégia, o que ainda se vê pouco”, afirma Fernanda.

Para a especialista, no contexto de escritórios com fluxos dinâmicos, assim como, do uso e contratação de espaços de trabalho sendo ressignificados, é fundamental conscientizar a alta gestão das empresas do impacto financeiro que a gestão de mobiliário pode trazer. Desta forma, ela ressalta a importância da economia circular na estratégia de sustentabilidade e otimização de recursos. Isso significa, na gestão de mobiliário, planejar o ciclo de vida dos móveis, desde a aquisição até o repasse, considerando opções de reutilização, reciclagem e recondicionamento.

Apesar de pouco mencionado, conforme Marcos Albuquerque, co-fundador da Katalisar, o descarte de móveis usados possui grande impacto nas cidades. “Eles são difíceis de serem coletados e descartados devido ao seu volume, peso e estrutura. Por outro lado, existem várias pessoas de baixa renda, ou até mesmo ONGs, que precisam de móveis no seu dia a dia, mas não tem condições financeiras de comprar um móvel novo. Ambos os problemas podem ser solucionados juntos”, aponta Albuquerque.

Neste sentido, Fernanda observa a doação do mobiliário das empresas para instituições de caridade como uma prática louvável. “A demanda dos móveis no universo corporativo é bem diferente do residencial e utilitário, então mesmo que um produto pareça não servir mais aos escritórios, pode ter sua vida útil estendida ainda em casas, comércio e instituições de caridade, que por sua vez também devem ser incluídos nos programa de descarte consciente, pois há peças nos móveis que ainda podem ter uma ‘terceira, quarta vida’”, explica.
 
Além disso, em relação ao descarte dos móveis, a especialista comenta sobre a alta durabilidade dos produtos - uma vez que fabricantes do mercado oferecem garantias de sete, 10, e até 12 anos. Assim, as soluções dentro do conceito de economia circular podem incluir:

- Reutilização de móveis através de programas de transferência entre empresas;
- Repaginação de tecidos e peças de móveis antigos para que possam ser utilizados novamente para a mesmo ou outra finalidade; 
- Criação de mercados de segunda mão para móveis de escritório, promovendo a venda e até troca desses itens ao invés de descartá-los.
 
“Existem algumas empresas que vendem móveis para colaboradores e até mesmo outras empresas, justamente para que esse mobiliário tenha novas chances de uso antes do descarte total, pois podem ser produtos que duram mais de 20 anos. O fato é que ainda estamos engatinhando nessa conscientização e ecossistema de fornecedores desse serviço com foco em empresas, que precisam de qualidade para alto fluxo e uso, com características diferentes do residencial”, acrescenta Fernanda.

De acordo com estudo realizado pela Ellen MacArthur Foundation, a economia circular pode gerar US$ 4,5 trilhões em novos negócios até 2030. Segundo Mourão, contudo, um dos maiores problemas no Brasil está relacionado a falta de conscientização sobre os benefícios econômicos a longo prazo e a necessidade de investimentos iniciais: “já que ainda não temos uma cadeia de revitalização bem estruturada, o que podem ser obstáculos significativos”.

Deste modo, o maior desafio para a adoção da economia circular nas empresas está desde a mudança de mentalidade, à transformação dos modelos de trabalho e dos negócios tradicionais. “Muitas empresas ainda estão presas a uma mentalidade linear, onde extraem recursos, produzem, usam e descartam, sem considerar possibilidades além desse fluxo, o que torna difícil a transição para um modelo circular que valoriza a reutilização, reciclagem e a minimização de resíduos”, conclui Fernanda.

Gostou do conteúdo? A InfraFM entende que integrar a economia circular nos prédios corporativos é um assunto urgente para os profissionais de Facility Management, por isso, caso tenha interesse em garantir mais insights sobre assunto, participe do 19º Congresso InfraFM. O maior evento do setor na América Latina acontece entre os dias 3, 4 e 5 de junho. Aliás, clique aqui e confira a programação do evento


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP