Como garantir um processo seletivo rápido e eficiente?

Tecnologia garante linearidade e precisão na hora da contratação.

Por Mateus Murozaki

Como garantir um processo seletivo rápido e eficiente?

Foto: Canva.com/sturti

Processos seletivos representam uma dificuldade específica que toda empresa, independentemente de tamanho ou segmento, terá que enfrentar. Os gastos são diversos: desde o tempo despendido na filtragem dos candidatos ideais até as entrevistas individuais, passando pela papelada necessária para a contratação. O pior é que tudo isso é feito na esperança de que a contratação seja bem-sucedida e não apenas aumente a taxa de turnover.

Um profissional no papel pode parecer se encaixar muito mais no perfil da sua empresa do que realmente se encaixa, enquanto candidatos cujo "match" é mais forte podem se perder no meio dos demais devido a um currículo pouco atrativo.

Claro que isso pode partir da parte contratada também, mas existem ações a serem tomadas para evitar esse tipo de situação. Parte da rotatividade de colaboradores ocorre como consequência de problemas percebidos durante o período de integração. Esses problemas podem surgir de diversas fontes, desde questões organizacionais relacionadas a documentos até confusões quanto ao controle de horas ou benefícios.

O RH tem grande poder para reter talentos com uma simples questão de agilidade e organização. Um colaborador que não tem preocupações além de seu trabalho tem mais tempo e foco para dedicar às suas tarefas, o que aumenta sua produtividade.

SOLUÇÕES PARA RECRUTAMENTO

Recentemente, a Nexti adquiriu a Talentbrand, uma ferramenta de seleção que utiliza inteligência de dados para recrutamento e processos seletivos em geral. A solução agora é chamada de Nexti Talent e complementa o portfólio da empresa, oferecendo ferramentas que abrangem desde a contratação até a gestão da equipe.

Segundo Gabriel Faccioli, Diretor de novos negócios da Nexti Talent, o serviço utiliza o Applicant Tracking System (ATS), uma solução que rastreia candidatos de ponta a ponta, desde a aquisição até a admissão digital. O serviço integra-se aos principais portais de recrutamento do mercado e os direciona para o mesmo processo, padronizando e permitindo uma customização avançada em cada uma das etapas.

Com isso, as empresas conseguem não apenas realizar uma apuração mais precisa e eficiente dos candidatos, buscando informações específicas dentro da plataforma, mas também filtrar currículos por localidade, faixa etária, entre outros critérios que a empresa contratante possa desejar.

EXPANSÃO DA NEXTI

A empresa estima encerrar o ano com um aumento de 25% em relação aos números de 2023 devido à aquisição. O investimento na expansão dos serviços não serve apenas para incorporar os clientes das empresas anteriores, mas também para oferecer os novos serviços aos que já utilizam soluções prévias.

Caso você tenha interesse nas soluções da empresa, envie um e-mail para [email protected].


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

UrbanFM

"São Paulo é uma máquina de geração de tempo perdido", afirma professora da USP

Entenda quais são os desafios para implementação de novos caminhos na capital paulista.

Mercado

Brasil ultrapassa os 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em casas

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste

Carreira

David Douek fala sobre pioneirismo na construção sustentável brasileira

Empresário percebeu mudança no setor imobiliário ao final dos anos 2000. Confira entrevista exclusiva sobre construção de carreira, especializações em Green Buildings e práticas sustentáveis.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP