Banner Expo 3 razões
 

Certificação inédita: Hospice Erasto Gaertner é Platinum

Primeira unidade de cuidados paliativos do sul do país recebe selo nunca antes concedido no Brasil.

Por Mateus Murozaki

Certificação inédita em unidade de cuidados palitativos do Sul

Foto: Divulgação

O Hospice Erasto Gaertner, primeira unidade de cuidados paliativos do sul do país, localizada em Curitiba, do Grupo Erasto Gartner com atendimento pelo SUS, acaba de se tornar o primeiro do Brasil a receber a certificação de sustentabilidade WELL Building Standard nível Platinum, o mais alto possível. O selo foi conquistado com a consultoria da Petinelli Inc., empresa de engenharia com foco em desempenho e bem-estar de certificações.

O CEO Guido Petinelli comenta: “Depois de conquistar uma certificação inédita para o hospital oncopediátrico Erastinho, com o selo WELL em nível Gold, a instituição repete mais um feito inédito com o hospice e prova que é possível oferecer o melhor padrão de atendimento no melhor padrão de infraestrutura, através do SUS”.

De acordo com a especialista certificada pelo International WELL Building Institute e diretora técnica da Petinelli, Aline Schroth Beuther, o propósito do hospice é “promover a qualidade de vida dos pacientes e familiares que enfrentam problemas associados a doenças severas ou avançadas, incuráveis ou progressivas”.

Nesse sentido, a certificação é importante, pois são espaços cuja qualidade de bem-estar, que necessita ser alta, foi comprovada. São 10 critérios exigidos para que o selo seja entregue: ar, água, nutrição, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais, mente e comunidade.

Primeira unidade de cuidados paliativos do sul recbee certificação inédita

Foto: Divulgação

“Um centro de cuidados paliativos naturalmente preza pelo conforto, bem-estar e tratamento humanizado dos pacientes. Mas esses temas são muito subjetivos. Escolher um hospice com esse selo é a comprovação de que cada tema foi levado a sério, pois são feitos testes e pesquisas de satisfação periodicamente e o empreendimento precisa atingir níveis de exigência internacional”, explica Beuther.

Para garantir que os critérios fossem atendidos, foram realizados testes de desempenho e experiência do usuário, que avaliaram categorias como qualidade do ar e água, além de conforto lumínico, térmico e acústico.

A profissional também destaca que todos os cômodos do hospice foram dimensionados para aproveitar o máximo da iluminação e ventilação natural, reduzindo a dependência do ar-condicionado. A edificação também conta com um sistema mecânico para renovação de ar.

Em relação à saúde mental, são promovidas atividades como aulas de pilates e rodas de conversa para socialização, além de aulas de meditação, treinamentos e campanhas de conscientização.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Grade do Congresso

Mais lidas da semana

Operações

Nove ações do Hcor para manter ISO 14001 e reduzir impactos ambientais

Coordenadora de Meio Ambiente do hospital, Andréia Azevedo, fala sobre ações tomadas para manutenção da norma e resultados obtidos na operação.

Workplace

Precisamos rever o conceito de "escritório"?

Mesa Redonda da MIllerKnoll discutiu o impacto do ambiente de trabalho no psicológico dos colaboradores.

Mercado

Auri Faria Lima: desde compra dos terrenos até construção de quase 14 mil m² de área locável

Renato Auriemo compartilha jornada de 10 anos entre planejamento e finalização da obra, assim como a conquista das certificações LEED Gold e HBC do empreendimento inteligente.

Mercado

Novo diretor de operações da Cushman&Wakefield fala sobre atuação generalista

Rodrigo Costev compartilha perspectivas sobre o mercado de FM e lembra início da carreira.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Ajinomoto: inovação e sustentabilidade na gestão de FM

Leonardo Kazuo Sato, da Ajinomoto, revela algumas estratégias e compromissos de sua área que promovem inovação e sustentabilidade.

Revista InfraFM

Perspectivas de mercado para 2024

Resultados de 2023 e síntese das perspectivas do empresariado e economia, com ênfase na conscientização crescente sobre tecnologia e agenda ESG.

Revista InfraFM

Uma noite de celebração e reconhecimento

O impacto transformador do 9º Prêmio Indicados InfraFM 2023, que reconhece, molda os padrões e inspira a excelência em toda a comunidade de FM.

Revista InfraFM

Transformação Sustentável na DuPont

Daniela Galante nos mostra como as certificações LEED Gold e Well Platinum, na nova sede da companhia, refletem os valores da DuPont e impactam positivamente nos negócios.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP