Palestra Arquitetura
 

Certificação inédita: Hospice Erasto Gaertner é Platinum

Primeira unidade de cuidados paliativos do sul do país recebe selo nunca antes concedido no Brasil.

Por Mateus Murozaki

Certificação inédita em unidade de cuidados palitativos do Sul

Foto: Divulgação

O Hospice Erasto Gaertner, primeira unidade de cuidados paliativos do sul do país, localizada em Curitiba, do Grupo Erasto Gartner com atendimento pelo SUS, acaba de se tornar o primeiro do Brasil a receber a certificação de sustentabilidade WELL Building Standard nível Platinum, o mais alto possível. O selo foi conquistado com a consultoria da Petinelli Inc., empresa de engenharia com foco em desempenho e bem-estar de certificações.

O CEO Guido Petinelli comenta: “Depois de conquistar uma certificação inédita para o hospital oncopediátrico Erastinho, com o selo WELL em nível Gold, a instituição repete mais um feito inédito com o hospice e prova que é possível oferecer o melhor padrão de atendimento no melhor padrão de infraestrutura, através do SUS”.

De acordo com a especialista certificada pelo International WELL Building Institute e diretora técnica da Petinelli, Aline Schroth Beuther, o propósito do hospice é “promover a qualidade de vida dos pacientes e familiares que enfrentam problemas associados a doenças severas ou avançadas, incuráveis ou progressivas”.

Nesse sentido, a certificação é importante, pois são espaços cuja qualidade de bem-estar, que necessita ser alta, foi comprovada. São 10 critérios exigidos para que o selo seja entregue: ar, água, nutrição, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais, mente e comunidade.

Primeira unidade de cuidados paliativos do sul recbee certificação inédita

Foto: Divulgação

“Um centro de cuidados paliativos naturalmente preza pelo conforto, bem-estar e tratamento humanizado dos pacientes. Mas esses temas são muito subjetivos. Escolher um hospice com esse selo é a comprovação de que cada tema foi levado a sério, pois são feitos testes e pesquisas de satisfação periodicamente e o empreendimento precisa atingir níveis de exigência internacional”, explica Beuther.

Para garantir que os critérios fossem atendidos, foram realizados testes de desempenho e experiência do usuário, que avaliaram categorias como qualidade do ar e água, além de conforto lumínico, térmico e acústico.

A profissional também destaca que todos os cômodos do hospice foram dimensionados para aproveitar o máximo da iluminação e ventilação natural, reduzindo a dependência do ar-condicionado. A edificação também conta com um sistema mecânico para renovação de ar.

Em relação à saúde mental, são promovidas atividades como aulas de pilates e rodas de conversa para socialização, além de aulas de meditação, treinamentos e campanhas de conscientização.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cidade Center Norte

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP