Diretor Executivo aponta fator determinante para o sucesso de gigante do mercado

No setor de serviços, como não apenas se diferenciar, mas também empurrar a área para novos patamares de qualidade?

Por Mateus Murozaki

Diretor Executivo aponta fator determinante para o sucesso de gigante do mercado

Foto: Divulgação

Boas empresas de serviços apresentam consistência e um trabalho de qualidade em média, mas as que realmente se destacam são as que melhor conseguem lidar com as emergências e os imprevistos inevitáveis das operações nas quais estão inseridas. Nesses casos, é de extremo valor estudar o que torna companhias e grupos que são referências no mercado tão únicos. O padrão se eleva quando todos passam a almejar, um dia, ser um pilar de seu setor.

Tendo isso em mente, um case interessante é a Temon Serviços. Braço do Grupo Temon com mais de 20 anos de estrada, a empresa surgiu a partir de um projeto feito para o então Bank Boston (atual Riverview), onde outra empresa do grupo, Temon Técnica, foi responsável pela parte de instalações. O contrato com o prédio dizia que teriam que ficar como mantenedores do prédio por pelo menos dois anos, e é aí que nasce a Serviços.

Hoje, apesar de serem parte de um coletivo, crescem de maneira independente e, mais do que isso, já se estabeleceram como um dos gigantes da área. Ana d'Avila, diretora comercial, explica a trajetória da empresa: “No início, a empresa veio muito na carona das entregas de obras da Técnica, mas, em determinado momento, ela se descola, porque o mercado nos percebe como uma empresa de manutenção, com uma qualidade de entrega superior, e aí a gente começa a engrenar contratos independentes da empresa-mãe, vamos assim dizer".

De acordo com Antonio Cociolito Netto, Diretor Executivo da TS, eles estão presentes em mais de 75% dos edifícios da área bruta alocável da Faria Lima entre A, AA e AAA, além de também terem mais de 50% dos maiores prédios de São Paulo na carteira.

E qual o grande diferencial? De acordo com o profissional, é a tecnologia: “A gente tem associado tecnologia muito fortemente no nosso serviço, somos a única empresa em operações prediais que aplica a realidade aumentada, e essa é uma tecnologia própria da Temon, nós que desenvolvemos para esse tipo de aplicação”.

Uma dessas tecnologias é um software de gestão premiado, o Sistemon que, entre diversas funcionalidades, permite a análise e o monitoramento em tempo real das operações, fornecendo dados, cálculos e relatórios através da realidade aumentada que permite que toda a operação seja observada remotamente. Dentro desse sistema, até mesmo os fornecedores estão conectados.

Netto comenta sobre um case específico em que o software foi implementado em uma unidade de ensino, a Insper, segmento em que a empresa não tinha expertise. De acordo com o diretor, essa foi a “prova de fogo” para avaliar a viabilidade do Sistemon, e os resultados foram altamente satisfatórios.

Ainda sobre este caso, d'Avila comenta um ocorrido que, de acordo com ela, fala por si só: “Um dia, por causa de uma dessas chuvas torrenciais de São Paulo, a água começou a acumular e o teto veio abaixo, os alunos rapidamente começaram a fotografar e aquilo viralizou... no dia seguinte de manhã, quando os alunos chegaram para ter aula, estava absolutamente intacto o local, teto no lugar, tudo pintado, tudo arrumado, tudo limpo e aí voltou a viralizar, o que para a gente foi muito divertido também, que falou, agora eu vi, agora justificou a minha mensalidade". 

Para 2024, a expectativa é que a TS cresça entre 20 e 25%, de acordo com o Diretor Executivo. Esses números seguem não apenas a média de 2022 para 2023, como também se apoiam em contratos que foram fechados ao fim do ano anterior e alguns agora na virada, como o Bank of America e o Birmann 21.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

UrbanFM

"São Paulo é uma máquina de geração de tempo perdido", afirma professora da USP

Entenda quais são os desafios para implementação de novos caminhos na capital paulista.

Mercado

Brasil ultrapassa os 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em casas

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste

Carreira

David Douek fala sobre pioneirismo na construção sustentável brasileira

Empresário percebeu mudança no setor imobiliário ao final dos anos 2000. Confira entrevista exclusiva sobre construção de carreira, especializações em Green Buildings e práticas sustentáveis.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP