PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Qual o potencial sustentável que a biomassa oferece para empresas?

A substituição de combustíveis fósseis por material orgânico pode fazer com que níveis de emissão de CO2 caiam expressivamente.

Fonte: Canva.com/ rizox

Empresas que dependem de uma grande quantidade de energia térmica devem prestar atenção ao uso ineficiente por uma questão econômica, mas há também o lado de sustentabilidade que, no mercado atual, deve sempre ser levado em consideração para suas práticas de ESG.

Em meio a isso, a biomassa vem se mostrando uma opção viável para empresas que buscam uma abordagem mais sustentável em suas operações. De acordo com dados da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), o setor sucroenergético produziu 18,4 mil GWh para a rede em 2022, equivalente a 4% do consumo de energia geral do ano e a uma redução estimada de 3,8 milhões de toneladas de emissão de CO2.

No setor de energia térmica, também há grande potencial sustentável no uso de biomassas para as empresas. A Viapol, fabricante de produtos químicos para construção civil, implementou programas para reduzir sua pegada de Gases do Efeito Estufa (GEE), incluindo um novo projeto que substitui os combustíveis fósseis pela queima de cavacos de madeira, provenientes do reflorestamento de eucaliptos, fornecendo calor para suas fábricas de asfalto e tanques de estocagem.

Este sistema minimiza riscos de contaminação do solo e da atmosfera, além de reduzir expressivamente os números de emissão de CO2 e outros poluentes atmosféricos da empresa, que se encontram 90% menores que os de 2013.

A iniciativa apresenta mais um passo no alinhamento da Viapol com os valores de ESG, cada vez mais essenciais no mercado de trabalho. A empresa também aposta em práticas de economia circular, como o uso de embalagens feitas com material reutilizável, o que totalizou o consumo de 100 toneladas de polímeros reciclados por mês.

Sobre as ações de sustentabilidade da Viapol, o gerente de engenharia Fernando Nishimura comenta: "A empresa visa expandir suas iniciativas sustentáveis, incluindo a implantação de novos aquecedores de biomassa em outras unidades fabris, impulsionando ainda mais a adoção de fontes renováveis de energia".



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP